SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 dezembro 2019

A Lata do Salvador

28 dezembro 2019 17 Comentários
O PRESIDENTE DO SC BRAGA CONTINUA TODOS OS FINAIS DE ANO COM A MESMA LENGALENGA.


Para encobrir a vergonha que se passou no chamado "Mercado de Inverno". A ladainha é esta (clicar para o portal de A Bola). O presidente do SC Braga devia era explicar o motivo pelo qual o FC Porto (quatro pontos atrás do SC Braga) foi reforçar um competidor directo "dando-lhe" um avançado (Rentería) para realizar uma segunda volta melhor que a primeira. Só que o Benfica foi demolidor.

O que se passou foi único na História do futebol mundial (pelo menos conhecida tendo em conta a lógica)
No final da primeira volta o Benfica e o SC Braga lideravam o campeonato nacional ex-aequo com 36 pontos. O FC Porto estava em terceiro lugar com 32 pontos, ou seja, a quatro da liderança. O FC Porto podia conquistar o quinto título consecutivo. O Benfica tinha perdido quatro campeonatos consecutivos, com três terceiros lugares e um quatro lugar (atrás do 3.º classificado, Vitória SC Guimarães, em 2007/08). Foram quatro edições do campeonato nacional em que o Benfica ficou quatro temporadas consecutivas atrás do Sporting CP. Em 2009/10 disputou-se a 76.ª edição da competição. Foi a segunda (e última vez) que tal ocorreu. O Benfica nunca tinha ficado quatro edições consecutivas atrás do Sporting CP a não ser entre 1950/51 e 1953/54 quando o SCP conquistou os seus quatro títulos consecutivos. O que se passou, entre 2005/06 e 2008/09, é algo que um dia devia ser explicado pois não teve nexo a não ser que o senhor Pedro Proença saiba algo que nós, os comuns mortais, não sabemos. Na segunda volta, da edição de 2009/10, estavam 45 pontos em disputa. Na primeira volta registaram-se entre os três primeiros classificados os seguintes resultados:
Jornada  5: V 1-0; SC Braga - FC Porto
Jornada  9: V 2-0; SC Braga - SL BENFICA
Jornada 14: V 1-0; SL BENFICA - FC Porto
Tendo em conta estes resultados e os jogos na segunda volta o FC Porto tinha o "melhor calendário" pois recebia os dois primeiros classificados. Eis a anormalidade anunciada em meados de Janeiro de 2010...


Apesar do calendário ser favorável ao FC Porto
O clube que podia conquistar o quinto título consecutivo decide reforçar o SC Braga, enviando para o clube que estava à sua frente um avançado (clicar para notícia do jornal "Público") que tinha quatro pontos de vantagem. Os adeptos perceberam a patranha. O objectivo era o FC Porto conquistar o título, o SC Braga ficar em segundo e afastar o Benfica da Liga dos Campeões.



O FC Porto jogava em dois tabuleiros (como tanto gosta)
Apostava em conseguir recuperar pontos na segunda volta (não contava era que os seus futebolistas fossem penalizados depois de terem mau perder e agredirem os seguranças junto aos balneários da "Catedral") após a derrota na 14.ª jornada. E depois tentou tudo para colocar o SC Braga a correr junto do Benfica para impedir o «Glorioso» de recuperar o título de campeão nacional depois de 2004/05. Resultados entre os três primeiros na segunda volta:
Jornada  20: V 5-1; FC Porto - SC Braga
Jornada  24: V 1-0; SL BENFICA - SC Braga
Jornada 29: V 3-1; FC Porto - SL BENFICA


Há dez anos Pinto da Costa tinha 72 anos
E ainda liderava com esquemas o futebol português. Os futebolistas do FC Porto saíram do balneário para intimidar e foram apanhados. Pois o tempo dos túneis sem imagens - que devem ter dado cinco ou seis títulos ao FC Porto e feito do FC Porto um clube poderoso (por enfraquecimento do Benfica incapaz de responder com veemência a estes truques) - acabara. Nunca mais o Futebol em Portugal será o mesmo. O FC Porto velho acabou em 2009/10. Está de regresso (se o Benfica for inteligente) ao que era antes de 1977/78! A grandeza histórica do «Glorioso» condena o Clube a vencer sempre muito mais que os outros todos juntos. 


Nas 15 jornadas da segunda volta
O Benfica fez mais cinco pontos que o SC Braga (três foram no jogo da 24.ª jornada, pois se o SC Braga tem vencido na «Catedral» teria passado a liderar a classificação ex-aequo com 58 pontos mas com vantagem no confronto directo faltando seis jogos para terminar o campeonato) e mais quatro que o FC Porto. António Salvador nem com o FC Porto a reforçá-lo com Rentería conseguiu impedir o Benfica de se apurar para a Liga dos Campeões, nem aproveitar a péssima segunda volta do FC Porto para ser campeão. Isso é que o atormenta. E atormentará para sempre. Desta vez, em 2009/10, a esperteza saloia não resultou! Custa muito, não é!




Na última jornada
O SC Braga ainda podia ser campeão. Se vencessem, na Choupana, o CD Nacional (empataram) e o Benfica perdesse, na «Catedral» com o Rio Ave FC ambos terminariam o campeonato nacional com 73 pontos, mas o «Glorioso» tinha desvantagem no confronto directo, pois tinha perdido em Braga (por dois golos) e vencido (na «catedral») por um golo! Salvador a ser Salvador!


António Salvador pode contar esta aldrabice as vezes que quiser. Só vai na cantiga dele quem quer. Ou quem estiver predisposto a isso!

Alberto Miguéns

17 comentários
  1. Caro Dr. Alberto,


    Para que conste, esse Benfica Campeão na temporada 2009/10, jogava bem, e jogava muito, essencial nesse Benfica o papel do Ramirez a equilibrar, uma equipa que era desequilibrada. Também para que conste, não gosto de "patos bravos", seja o Salvador, ou o "homem da inteira confiança do senhor Pinto da Costa".

    Agora, porque não tenho capacidade sintética, vou elencar meia dúzia de pontos ao seu post, em duas partes distintas.

    1 Renteria já tinha estado em Braga na temporada anterior emprestado (2008/09), provavelmente o FC Porto emprestou-o para que o Braga superasse o 4º classificado Nacional na classificação, será isso? O Renteria teve uma passagem muito modesta no FC Porto, chegou na temporada 2006/07, jogou cerca de 100 minutos na Liga, e não fez golos. Posteriormente, o Renteria esteve emprestado ao Estrasburgo, A. Mineiro e Braga (em Braga ano e meio), porém, na tal temporada, estava já em final de contrato, ou poderia assinar por qq outro Clube em janeiro de 2010, Renteria que regressa a Braga justamente em janeiro de 2010, mas já livre, depois de meio ano de passagem pelo A. Mineiro.

    2 No dia 20 de dezembro de 2009, antes desse Benfica FC Porto, à entrada dessa jornada 14, o Benfica e Braga somavam 30 pontos, e o FC Porto 29 pontos. Pós jogo, ou pós Tunel, o Hulk foi suspenso 4 meses pelo Ricardo Costa, o excelso presidente da Comissão de Disciplina da Liga de Clubes (esta personagem também assume protagonismo nos emails). Posteriormente a essa decisão do CD, o Conselho de Justiça deliberou 4 jogos de castigo para Hulk anulando a anterior decisão do "justiceiro de Canelas", só que, o brasileiro já tinha cumprido 17 jogos de castigo, entre eles 9 jogos na Liga, 9 jornadas em que o FC Porto perdeu 9 pontos. Pós jogo do Túnel, o FC Porto ficou a 4 pontos do Benfica, isto em dezembro/09, o Hulk quando regressa na jornada 24 no Restelo final de março de 2010 (três meses depois), o FC Porto já dista 11 pontos do Benfica. Quando o Hulk regressa na jornada 24, o brasileiro joga as 7 partidas finais do campeonato, e o FC Porto vence esses 7 jogos, entre eles, um FC Porto 3 Benfica 1 no Dragão, tendo o FCP jogado praticamente toda a 2ª parte, a partir do minuto 52 com 10, por expulsão do Fucile. Estes registos factuais, comprovam a influência de Hulk naquela equipa do FC Porto. Também acrescentaria que Hulk falhou uma Final da Taça da Liga disputada nessa temporada com o Benfica (Final perdida), porque ainda estava castigado.

    3 Se nessa temporada tivemos o Tunel da Luz, todavia, também tivemos o Túnel do Axa (num Braga 2 Benfica 0, estariam os jogadores do Braga nervosos com essa vitória?), o capitão Vandinho, um nuclear do Sp Braga, foi suspenso durante três meses, e praticamente não jogou toda a 2ª volta desse campeonato, isto é, nesse campeonato, a justiça foi implacável com os adversários directos do Benfica, mas em contraste, não houve suspensões curtas ou prolongadas para Atletas do Benfica, meras coincidências que só o Dr Ricardo Costa explicará!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso que em 14 jogos com Hulk o Porto tem 2 empates e 3 derrotas. Sem Hulk teve 3 empates e UMA derrota apenas.

      Agora, a culpa é do Ricardo Costa que o Hulk, Sapunaru, Helton tivessem andado ao murro aos stewards?!? Fui eu que lhes deu os murros o foi o Hulk?? Noutro país provavelmente n jogavam mais essa época (Cantona).

      Muita sorte teve o Porto em só ter sido Hulk o afastado, porque houve mais jogadores a agredirem e que deveriam ter estado afastados. Mas o Porto habituou-se a agredir tudo e todos nos túneis do futebol português, jogadores, repórteres, árbitros, ia tudo a eito. E sem qualquer punição! Foram décadas disto.

      E o Ricardo Costa até merecia um espaço R lá no museu, graças a ele não desceram de divisão no apito dourado.

      Vir um portista para aqui fazer queixinhas é, isso sim, surreal. O clube assumidamente corrupto é que fazia das arcas frigoríficas, da fruta e café com leite, da dona Manuela do 14° andar prática corrente.

      E o Mourinho sabe bem disso, sabe que não ganhou sozinho. Ou não tivesse trazido guarda costas no regresso ao Porto, que ele então apelidou de Palermo.

      Eliminar
  2. 1 "O velho FC Porto terminou em 2009/10"?! Bom, na temporada seguinte, 2010/11, o FC Porto "apagou a Luz, e ficaram as trevas", foi Campeão em pleno Estádio da Luz, em 5 confrontos directos, venceu 4, e apenas perdeu uma partida. Nessa mesma temporada, o FC Porto para além do Campeonato ganho com 21 pontos de vantagem, venceu a Liga Europa, e juntou a Taça de Portugal. O FC Porto nesta década 10, foi Tri Campeão, e somou apenas uma derrota nesse tricampeonato, foi a derrota em Barcelos, e com_Paixão...

    2 Este FC Porto que supostamente terminou em 2010, não é? Já ganhou uma Taça Europeia nesta década 10, mas nunca venceu uma Taça da Liga. Este "frágil e novo FC Porto", nas suas 5 últimas participações na Champions (balizadas entre as temporadas 2014/15 e 2018/19), atingiu 2 X os Quartos Final da Champions, 2 X os oitavos da Champions, e foi apenas eliminado em 2015/16 na fase de grupos, mesmo tendo somado 10 pontos nessa edição, 10 pontos que habitualmente carimba a passagem aos oitavos. Este Porto pós 2010, foi neste presente ano 2019 Campeão Europeu Sub 19, os Dragõezinhos ao baterem o Chelsea (3-1) na final da Youth League, tornaram-se na primeira e única Equipa Portuguesa a conquistar esse título Europeu!

    3 Deixo um interessante exercício. O Benfica foi a equipa que mais pontos conquistou na Liga desde 2010 (nesta década 10), o Benfica somou 788 pontos, e o FC Porto 776 pontos. E qual o acumulado pontual na Champions na fase de grupos, ora do Benfica e do FC Porto, nesta década 10? O Benfica, em 10 participações consecutivas nesta década 10, na fase de grupos da Champions, somou em 60 jornadas, 73 pontos (média de 1,21 ponto/jornada). Já o FC Porto soma 8 presenças nesta década, na fase de grupos Champions (falhou 10/11 quando venceu a L Europa sem ter sido repescado da Champions, mas também esta edição 19/20), FC Porto que em 48 jornadas da fase de grupos Champions nesta década (em 8 presenças), somou 87 pontos (média de 1,82 ponto/jornada). Esta discrepância competitiva interna/externa, é que me causa uma enorme estranheza, porque racionalmente não é fácil de explicar...

    4 O FC Porto nesta mesma década 10, já disputou 10 clássicos na Luz para o campeonato com o Benfica, com o seguinte balanço, o FC Porto venceu 5, empatou três, e o Benfica apenas venceu duas partidas na Luz ao FCP para o campeonato, isto nesta década 10, e pós 2010. E volto a perguntar, o FC Porto terminou mesmo em 2010? Mas na Luz joga com o factor casa, porquê?

    5 Em Portugal, há um Clube que já venceu a Taça dos Campeões Europeus, uma Champions (já neste século e neste formato), uma Taça UEFA, uma Liga Europa, foi duas vezes Campeão Mundial de Clubes, juntou uma Supertaça Europeia, e os Dragõezinhos venceram este ano a Youth League, naturalmente esse Clube é o FC Porto, pergunto, qual a competição Internacional que o FC Porto ainda não venceu? Apenas a extinta Taça das Taças (se esteve numa Final e foi a primeira, mas não a ganhou, e nunca se registam finais europeias perdidas). "A grandeza histórica do FC Porto Internacionalmente (não pré-histórica), condena-o a vencer sempre muito mais na Europa que todos os seus adversários juntos..."

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Portista

      1. Nada justifica que um clube empreste um futebolista - seja quem for - a outro que está à sua frente a meio da temporada. A menos que se combine o resultado final dessa competição;

      2. O Benfica perdeu campeonatos a seguir, incluindo o de 2017/18 por incompetência. O FC Porto não tem capacidade para competir com o Benfica como se vai provar em 2019/20 e temporadas seguintes. Já em 2008/09 só com Pedro Proença foi possível tirar o título ao Benfica com aquela decisão absurda de oferecer uma grande penalidade penalizando Yebda. O jogo e a vitória estavam controlados.

      3. O que se passou nos túneis em Braga e na «Catedral» é a prova que afinal o Benfica não estava "controlado" como pensavam. Em Braga foi um roubo monumental para o Benfica perder 0-2.

      4. Todos esses resultados são os resquícios de décadas de vigarice. Vão acabar. O FC Porto vai voltar à sua dimensão demográfica real. Pouco mais que a que tinha antes de 1982. Pode ter tirado alguma popularidade ao Sporting CP mas continua muito longe do Benfica e assim ficará para a história.

      5. O tempo vai ser o melhor juiz. Oxalá estejamos cá para ver.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Ficou assanhadinho. Quando eles vem com a Taça Toyota é de rir.

      Nunca mais apresenta a estatística inconveniente a comparar os adversários das ligas top5 na Champions.

      Eliminar
  3. "Já em 2008/09 só com Pedro Proença foi possível tirar o título ao Benfica com aquela decisão absurda de oferecer uma grande penalidade penalizando Yebda. O jogo e a vitória estavam controlados."

    Caro Dr. Alberto, começo por aqui, "o jogo e a vitória estavam controlados", o resultado final foi um empate a um golo, com um penalty mentiroso, não uso lentes coloridas, mas com VAR nunca seria penalty, mas se fosse o VAR do Rio Ave Benfica da última temporada, talvez não houvesse intervenção, e nesse jogo em V Conde, ao minuto 45, tivemos duplo erro grosseiro (o duplo erro mais grosseiro e mais grave em 3 anos de VAR em Portugal), penalty cometido sobre Gabrielzinho, convertido, seria o 1-1, na sequencia da jogada o Félix faz o 2-0, num fora de jogo "milimétrico", tudo em cima em cima do intervalo, jornada perto do fecho do campeonato passado, só acrescentaria, surreal!

    Volto à temporada 2008/09, a tal do penalty mentiroso do Yebda, e, faço o transfer para a Europa, em 2008/09, o FC Porto nos Quartos da Champions, empata a dois em Old Trafford, e na 2ª mão no Dragão, um pontapé do outro Mundo do CR afasta o FC Porto da Meia Final da Champions. E o que fez o Benfica do Quique Flores na L Europa em 2008/09? Ouviu Zorba no Piréu, e o Benfica empatou 1-5 ...

    "Todos esses resultados são os resquícios de décadas de vigarice" ...
    Dr. Alberto, mas só pergunto, como é que as vigarices também prevalecem na Europa? Os Dragõezinhos foram Campeões Europeus sub 19 com vigarice? Já algum jornalista perguntou ao Mourinho se ganhou cá dentro, e lá fora no FC Porto com "batota"? Pertinente pergunta que ninguém lhe ousou fazer. E sabe que mais? O Benfica na década de 60 ganhou cá dentro, e lá fora, porque era melhor, ponto.

    "5. O tempo vai ser o melhor juiz. Oxalá estejamos cá para ver."

    Como eu o entendo, a justiça infelizmente nunca é celere em Portugal, e como dizia o outro, o juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis, porque afinal, o convidado é o melhor juiz de uma refeição de que o próprio cozinheiro ...

    Ah... ainda faltam 20 jornadas para terminar este campeonato, e sabe que mais? "Enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar, enquanto houver ventos e mar a gente não vai parar..." O FC Porto "intervencionado" vai fazer tudo para ganhar este Campeonato, mas não vai hipotecar a L Europa, para conquistar o Campeonato, isto é, não irá olhar só para a "quintinha" do Vimieiro. Onde é que eu quero chegar? O Benfica na temporada passada, poderia ter chegado á Meia Final ou Final da L Europa, mas na ressaca Frankfurt, a prioridade era o Marírimo do Petit que até tinha suspenso dois titulares com 5º amarelo propositado na jornada anterior...

    E sabe que mais? Isto por vezes mais parece um simulacro de uma competição séria ...

    Saudações des_Portistas

    P.S. O Renteria já estava em final de contrato, no regresso a Braga em janeiro de 2010, isto é, já era um jogador livre. Um dia, caso queira, também lhe explico a tese do Manuel Vicente "compadre do Pedroto", a máquina de propaganda do Hugo Gil já tem muitos anos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No reino do dragão:
      Depois de anos e anos a jogar em várias frentes contra adversários controlados pelo sistema gabo a crença ao caro Alberto..
      Recordo que não foi à muito tempo que:
      Se invadiu um relvado no jogo mais comprido da história e no intervalo se deram ao luxo de comprar descaradamente a vitória.
      O Veríssimo e o xistra tiveram o desplante de ganhar pelo porto o jogo ao Benfica na taça da liga...
      Querem a todo o custo os jogos na SportTV porque querem os resumos mascarados, porque moldam as opiniões, controlam os realizadores e imagens...
      Põe lá os isentos Freitas lobos e outros serventes pseudo isentos a debitar doutrina para nos mostrar como o Benfica caminha de vitória em vitória até á derrota por eles desejada...
      Caro Alberto: o sistema e a roubalheira ainda estão bem vivos.
      A mim não me enganam.

      Eliminar
    2. A tese começa logo mal quando só nas cabecinhas de quem viu muitos penalties de fiteiros Decos, Domingos, Lisandros e até Futres, só cabecinhas dessas poderiam achar penalty no lance que fala em Vila do Conde. Mais penalty foi o lance sobre Zivkovic no clássico que decidiu o título vergonhoso de 2017/2018. Alguém sabe onde pára o caso da invasão de campo do Estoril ao intervalo? E dos pagamentos pelo meio? Tudo legal claro.
      Sim são batoteiros e criminosos.

      Eliminar
  4. Caro Alberto,

    Antes de tudo, continue na luta. Eles são cada vez mais e com truques cada vez mais rebuscados. São como um vírus.

    Que dizer deste golo http://videos.sapo.pt/2PJgPLynHgqQzqzncvh4

    foi algo que ficou para sempre na minha memória! Não foi somente este. Lembro-me de existirem vários casos como o jogo com o Guimarães 3 penaltis, um deles o jogador do Braga está afastado do jogador do Guimarães.

    O Braga desse ano tem mérito, tem. Mas foi muito ajudado para acompanhar o Benfica até final para fazer pressão e com os corruptos sempre à espreita na esperança de atirar o Benfica para 3º.

    Este golo foi para mim uma das imagens do campeonato de uma disputa irreal pelo título. O Benfica pelo que jogava merecia estar a celebrar o título umas 4 jornadas antes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sr.Alberto podia indicar-me o número de golos de Isaías pelo BENFICA??
    É que no outro dia,num podcast indicaram que ele marcou 122,e eu acho esse número exagerado para cinco épocas.
    Muito obrigado!!
    Que tenha um GLORIOSO ano 2020!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Total de golos: 83

      53 Campeonato Nacional
      06 Taça dos Clubes Campeões Europeus
      05 Taça UEFA
      02 Taça dos Clubes Vencedores das Taças
      04 Taça de Portugal
      01 Supertaça "Cândido de Oliveira"
      01 Troféus internacionais
      10 Particulares internacionais
      01 Particulares nacionais

      Saudações Gloriosas

      Um excelente Ano de 2020 para si e seus ente queridos

      Um Glorioso ano Novo muito bom

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Se ainda for a tempo:
    1 - Em 09/10: o árbitro do Braga - Benfica? Jorge Sousa. E o árbitro do Braga - Guimarães? Artur Soares Dias. Pois..
    2- Estou de acordo, nunca o Mourinho foi confrontado com (03/04):
    a) se sabia que o seu presidente tinha recebido um árbitro na véspera de um jogo em que era preciso descansar para precaver a Europa;
    b) como foi possível alterar calendário e impedir a seleção de jogadores do seu clube sob o argumento que a carreira na Europa era o alfa e o ómega do país;
    c) porque permitiu o festival de pancadaria na final da Taça de Portugal perdida para o Benfica;
    d) porque razão não invetivou os fiscais de linha nas seguintes situações:
    - golo anulado ao Manchester (era o 2º);
    - golo anulado ao Valeron (Corunha)
    como o fez, por exemplo, com o árbitro sueco que acabou a carreira depois de receber ameaças de morte incentivadas pelas suas declarações.
    Já que falo em fiscais de linha, e noutra época desportiva, nunca lhe foi perguntado como conseguiu a nomeação da dupla Olegário / Bertino para o jogo Inter-Barcelona com o inefável Olegário a perdoar um penalty e o inefável Bertino a validar o 3º golo em offside do Milito.
    Certamente haveria mais perguntas a fazer-lhe, mas estas talvez sejam suficientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dupla.... De ladrões sem vergonha.
      Bertino e Olegário...
      Tantos gatunos Portugal...
      O porto está vivo!
      Bem vivo. Atentem no que vos digo!

      Eliminar
    2. Muito bem dito. Tenho todo o respeito pelo Mourinho, que é da minha terra, mas nunca gostei do estilo e apesar de ser um grande treinador se analisarmos ao pormenor as suas vitórias na Champions, as duas padecem de enorme sorte e ajuda arbitral. E eu fiquei bastante feliz de ter visto o Barcelona ter sido eliminado (fico sempre) mas vendo bem, foi um roubo.

      Eliminar
  7. O Porto está vivo e assim vai continuar mesmo depois de sair o Padrinho. Aquilo é uma escola de crime, quando o Padrinho sair o simio assegura a continuidade da vergonha. Só um Glorioso muito forte pode prosseguir a hegemonia. Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  8. "Ficou assanhadinho. Quando eles vem com a Taça Toyota é de rir."

    SteveTVP, curiosidade académica:

    1 Em 1961, e em 1962 (já passaram quase 60 anos...), quem disputou as "Finais Toyota", ou a Intercontinental com Penarol e Santos? Qual o agregado dessas duas Finais, então a duas mãos, e com o mesmo finalista vencido?

    2 A Taça Toyota (para os despeitados) ou Taça Intercontinental, é oficialmente reconhecida pela FIFA, ou não?

    3 O Mundial de Clubes, sucedeu à Taça Intercontinental, ou não? Quantos Clubes fora do Continente Europeu, ou Sul Americano ganharam o Mundial de Clubes? Finalista apenas o Clube do Caio Lucas, não é verdade?

    Enfim, o tal despeito está assim tão magro e pálido, porque tenta morder, mas não come, e já não come há quase 58 anos, eu que até sou "antigo", então nem morava cá ...

    E termino, imediatamente pós revolução de abril (para quem é desse tempo), havia um slogan que rezava assim : "Toyota, veio para ficar, e ficou mesmo..."

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: