SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 abril 2019

Dito & Feito

10 abril 2019 6 Comentários
O PROMETIDO É DEVIDO E ATÉ FOI CUMPRIDO MAIS RÁPIDO DO QUE PENSADO E SE A PÁGINA DO JORNAL «EXPRESSO» É COMPRIDA!






Como o blogue não foi ao arquivo veio o arquivo ao blogue. O «enviado especial» do EDdB aos arquivos, o Benfiquista Mário Pais acabou de enviar a página, a cores, com a sondagem. Ei-la. Sem grandes comentários a não ser agradecer ao inexcedível Mário Pais. Os comentários foram feitos ontem (clicar).







Maior clube do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste
Apenas menor que o FC Porto no "Grande Porto" (67/14) e "Litoral Norte" (32/22). Esmagador na "Grande Lisboa" com quase três milhões de habitantes no censo de 1991.




Maior clube para os Pobres, Remediados, Semi-ricos e Ricos
Transversal a todas as classes sociais, ideologias, etnias, género, LGBT's e o que mais quiserem inventar. Tem de tudo. Desde os menos dotados (em tudo) aos mais dotados (em tudo).





Deixemos os especialistas explicar...








Interessante era aproveitar o próximo Censo (2021) 
Para saber de quem gostam os portugueses e onde. Mas nenhum clube - SLB, FCP e SCP - parecem interessados em saber quantos são, onde vivem e como sobrevivem. O Benfica vai dizendo que são seis milhões (treta), o SCP três e meio (treta.3) e o FCP quatro e meio (treta.2). Há 14 milhões de adeptos destes três clubes mais uns dois milhões sem clube ou outros clubes, além dos bébés e dos que já não sabem que estão, sequer, vivos. Portugal deve ter uns 18 milhões de habitantes. Noves-fora-nada


Alberto Miguéns
6 comentários
  1. Tenho ideia de que esta sondagem ia mesmo mais longe (mas, confesso, não tenho a certeza de ser exactamente esta) estabelecendo um segundo quadro da avaliação, onde se incluíam as opções por um dos três grandes, por parte das pessoas com uma outra primeira opção, e cujo resultado final, acumulado às primeiras opções pelos três grandes, favoreciam o Sport Lisboa e Benfica com um número de adeptos representando mais de METADE da população portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Alberto,

    Não questiono qualquer uma das sondagens, só sublinho que ambas tem quase 30 anos, e pergunto, qual a dimensão Internacional conquistada pelo FC Porto nos últimos 30 e tal anos? Foram 4 Taças Europeias, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais, e duas dezenas de Campeonatos Nacionais.

    Já li aqui um post no seu blog, em que tenta identificar as razões que leva as crianças a tomar opções clubisticas: Razões familiares, proximidade, e sobretudo, as desportivas, ou como abordou e bem nesse post: "Síndrome de 2ª feira na escola", e nesse contexto, deixo uma pequena nota, não sei como é possivel o Sporting ter hoje tantos jovens adeptos com 18/20 anos...

    Portanto, essas sondagens foram feitas no início da década de 90, as crianças então não foram naturalmente inquiridas, essas crianças de então, hoje terão 40, ou 30 e tal anos, e quem dominou cá dentro, mas sobretudo lá fora nas últimas três décadas e meia? Volto ao "síndrome da 2ª feira"...

    Onde pretendo chegar, essas sondagens estão já desfasadas, porque naquela amostra, surgem inquiridos nascidos nas décadas de 30/40/50/60/70 (muitos já falecidos), e os nascidos nas décadas posteriores que eram então crianças? Um exemplo, um jovem nascido em 1990, ora em Freixo de Espada à Cinta ou em Aljustrel, ignoraram as conquistas Internacionais do FC Porto? Esse lastro ganhador, não influenciou as suas/deles preferencias clubisticas? Muito provavelmente... (volto ao tal "síndrome da 2ª feira").


    Sem surpresas, o Benfica é o Clube com a maior massa social em Portugal, disso, não tenho dúvidas algumas, todavia, questiono hoje os resultados daquelas sondagens, e expliquei as razões, foram feitas há quase 30 anos. E pergunto (também respondo), porque é que o Benfica tem hoje a maior massa social em Portugal? Locomotiva Benfica Europeu da década de 60, sustentado/suportado no ícone Eusébio, e respectivo lastro ganhador que conquistou sobretudo na Europa, e naturalmente também cá dentro, com aquela sequencia de quatro Tri campeonatos.

    E a propósito de Eusébio, chegou a Lisboa em dezembro de 1960, até então, tinham sido disputados 26 Campeonatos Nacionais, Benfica e Sporting ambos tinham conquistado 10 campeonatos, FC Porto apenas 5, e o Belém um. Se em 1960, fosse feita uma sondagem em Portugal sobre as preferencias das cores dos Portugueses, atrevo-me quase a afirmar que Benfica e Sporting se igualariam em termos de massa social, e talvez com uma tendencia mais para o Sporting, porque havia ainda muitos resquicios em Portugal dos "5 violinos".

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante este post!

    ResponderEliminar
  4. Pena não ser possível copiar a imagem principal...

    ResponderEliminar
  5. O leitor Paulo Oliveira não deixa de ter alguma razão.
    Em 30 anos muita coisa muda, e o FCP teve a sua grande expansão precisamente nestas últimas três décadas. Não faço juízos de valor sobre essas conquistas, apenas contabiliza-las.
    Mesmo assim acredito que o Benfica ainda lidera com boa margem as simpatias da maioria da população em Portugal.
    Seria interessante aproveitar os próximos censos para colocar essa questão, mas infelizmente não acredito que o INE o faça...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: