Como o blogue não foi ao arquivo veio o arquivo ao blogue. O «enviado especial» do EDdB aos arquivos, o Benfiquista Mário Pais acabou de enviar a página, a cores, com a sondagem. Ei-la. Sem grandes comentários a não ser agradecer ao inexcedível Mário Pais. Os comentários foram feitos ontem (clicar).
Maior clube do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste
Apenas menor que o FC Porto no "Grande Porto" (67/14) e "Litoral Norte" (32/22). Esmagador na "Grande Lisboa" com quase três milhões de habitantes no censo de 1991.
Maior clube para os Pobres, Remediados, Semi-ricos e Ricos
Transversal a todas as classes sociais, ideologias, etnias, género, LGBT's e o que mais quiserem inventar. Tem de tudo. Desde os menos dotados (em tudo) aos mais dotados (em tudo).
Deixemos os especialistas explicar...
Interessante era aproveitar o próximo Censo (2021)
Para saber de quem gostam os portugueses e onde. Mas nenhum clube - SLB, FCP e SCP - parecem interessados em saber quantos são, onde vivem e como sobrevivem. O Benfica vai dizendo que são seis milhões (treta), o SCP três e meio (treta.3) e o FCP quatro e meio (treta.2). Há 14 milhões de adeptos destes três clubes mais uns dois milhões sem clube ou outros clubes, além dos bébés e dos que já não sabem que estão, sequer, vivos. Portugal deve ter uns 18 milhões de habitantes. Noves-fora-nada.
Alberto Miguéns
Alberto Miguéns
Tenho ideia de que esta sondagem ia mesmo mais longe (mas, confesso, não tenho a certeza de ser exactamente esta) estabelecendo um segundo quadro da avaliação, onde se incluíam as opções por um dos três grandes, por parte das pessoas com uma outra primeira opção, e cujo resultado final, acumulado às primeiras opções pelos três grandes, favoreciam o Sport Lisboa e Benfica com um número de adeptos representando mais de METADE da população portuguesa!
ResponderEliminarCaro Dr. Alberto,
ResponderEliminarNão questiono qualquer uma das sondagens, só sublinho que ambas tem quase 30 anos, e pergunto, qual a dimensão Internacional conquistada pelo FC Porto nos últimos 30 e tal anos? Foram 4 Taças Europeias, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais, e duas dezenas de Campeonatos Nacionais.
Já li aqui um post no seu blog, em que tenta identificar as razões que leva as crianças a tomar opções clubisticas: Razões familiares, proximidade, e sobretudo, as desportivas, ou como abordou e bem nesse post: "Síndrome de 2ª feira na escola", e nesse contexto, deixo uma pequena nota, não sei como é possivel o Sporting ter hoje tantos jovens adeptos com 18/20 anos...
Portanto, essas sondagens foram feitas no início da década de 90, as crianças então não foram naturalmente inquiridas, essas crianças de então, hoje terão 40, ou 30 e tal anos, e quem dominou cá dentro, mas sobretudo lá fora nas últimas três décadas e meia? Volto ao "síndrome da 2ª feira"...
Onde pretendo chegar, essas sondagens estão já desfasadas, porque naquela amostra, surgem inquiridos nascidos nas décadas de 30/40/50/60/70 (muitos já falecidos), e os nascidos nas décadas posteriores que eram então crianças? Um exemplo, um jovem nascido em 1990, ora em Freixo de Espada à Cinta ou em Aljustrel, ignoraram as conquistas Internacionais do FC Porto? Esse lastro ganhador, não influenciou as suas/deles preferencias clubisticas? Muito provavelmente... (volto ao tal "síndrome da 2ª feira").
Sem surpresas, o Benfica é o Clube com a maior massa social em Portugal, disso, não tenho dúvidas algumas, todavia, questiono hoje os resultados daquelas sondagens, e expliquei as razões, foram feitas há quase 30 anos. E pergunto (também respondo), porque é que o Benfica tem hoje a maior massa social em Portugal? Locomotiva Benfica Europeu da década de 60, sustentado/suportado no ícone Eusébio, e respectivo lastro ganhador que conquistou sobretudo na Europa, e naturalmente também cá dentro, com aquela sequencia de quatro Tri campeonatos.
E a propósito de Eusébio, chegou a Lisboa em dezembro de 1960, até então, tinham sido disputados 26 Campeonatos Nacionais, Benfica e Sporting ambos tinham conquistado 10 campeonatos, FC Porto apenas 5, e o Belém um. Se em 1960, fosse feita uma sondagem em Portugal sobre as preferencias das cores dos Portugueses, atrevo-me quase a afirmar que Benfica e Sporting se igualariam em termos de massa social, e talvez com uma tendencia mais para o Sporting, porque havia ainda muitos resquicios em Portugal dos "5 violinos".
Saudações des_Portistas
Muito interessante este post!
ResponderEliminarPena não ser possível copiar a imagem principal...
ResponderEliminareditei uma imagem, podes partilhar AQUI
EliminarO leitor Paulo Oliveira não deixa de ter alguma razão.
ResponderEliminarEm 30 anos muita coisa muda, e o FCP teve a sua grande expansão precisamente nestas últimas três décadas. Não faço juízos de valor sobre essas conquistas, apenas contabiliza-las.
Mesmo assim acredito que o Benfica ainda lidera com boa margem as simpatias da maioria da população em Portugal.
Seria interessante aproveitar os próximos censos para colocar essa questão, mas infelizmente não acredito que o INE o faça...