SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 janeiro 2019

Viva 2019! Venha a Reconquista!

01 janeiro 2019 5 Comentários
QUE SERÁ BEM-VINDA!



Um Bom e Próspero Ano Novo a todos os Benfiquistas e não benfiquistas, mas principalmente ao Benfica.



Há cem anos, em 1919, há muitas Gloriosas Datas. Há notícias (e podem ser mais) de 128 ocorrências em 57 dias para onze meses. Apenas Agosto não regista actividade. São 128 ocorrências em seis modalidades (apenas a Ginástica era recreativa praticada no ginásio da Sede). Há actividade desportiva e social. Só a política estava, já, interdita. Ao ler os três jornais desportivos, as duas revistas e os principais jornais diários de Lisboa e do Porto, pelo menos às segundas-feiras, o Benfica era o clube mais referenciado em Portugal. Não por simpatia mas por ser um clube ecléctico, que participava frequentemente em competições e organizava inúmeros eventos. A Imprensa era obrigada a escrever acerca do Clube. Só ignorando e escondendo a realidade não teria chegado até ao século XXI essa actividade centenária. Sem dúvida que o Ano de 1919 é o mais estimulante para quem, na actualidade, lê o Benfica nas suas primeiras décadas. Em 1919 cumpria-se, em plenitude, o que Cosme Damião anunciara nessa notável entrevista, em 28 de Outubro de 1911, divulgada neste blogue em 28 de Outubro de 2018 (clicar). 


Em 1919, o "Glorioso" completou 15 anos. Com década e meia era já uma referência na Imprensa desses tempos, mesmo na generalista, não só na desportiva. Em Portugal e no Mundo, como em Espanha (clicar) no jornal «ABC». E na Gloriosa Vitória sobre o Real Madrid CF (clicar para página 13 ou 11 da publicação «Madrid-Sport»). Em Vigo clicar para página 10/11 ou 8/9 da publicação «Madrid-Sport» pois o «Faro de Vigo» e o «La Concordia» não estão disponíveis na internet. Em Pontevedra (clicar para jornal «El Diario de Pontevedra» em 17 de Outubro; página 2).

Com eleições anuais a dirigentes dedicados e dispostos a servir o Clube sucediam-se outros de igual estirpe a cada acto eleitoral. O Benfica vivia tempos de crescimento sustentado e que contagiava os atletas para conseguirem resultados para lá da excelência parecendo conseguir o intangível.




O Benfica praticava Futebol (ininterruptamente desde 1 de Janeiro de 1905), Atletismo (ininterruptamente desde 2 de Dezembro de 1906), Ginástica (ininterruptamente desde 6 de Janeiro de 1913), Ténis (de Campo) (ininterruptamente desde 29 de Maio de 1915), Patinagem (ininterruptamente desde 1 de Dezembro de 1916) e Hóquei em Patins (ininterruptamente como Secção desde 1916 e estreia em competição desde 19 de Agosto de 1917) juntando-lhe mais uma modalidade, em 24 de Julho de 1919, a Luta Greco-romana. O eclectismo do clube progredia se bem que não existam - eu pelo menos não conheço - notícias do Ciclismo, Natação, Pólo Aquático e Tiro com Armas. O clube com 15 anos de existência mantinha seis modalidades sem interrupções (actualmente quatro ainda se mantêm assim - excluindo das seis o Ténis e a Patinagem), juntou-lhe uma sétima (Luta) e tinha mais quatro com prática histórica. Ou seja, onze modalidades! Um clube ecléctico para lá da potência futebolística em Portugal (campeão regional em 1917/18 e 1919/20, nesta época pela 8.ª vez em onze temporadas) e na Ibéria: em 7 de Outubro de 1919 derrotou o (Real) Madrid CF, em Madrid, por... 5-1! Além disso inovava. Em 10 e 20 de Setembro de 1919 realizou, estreando em Portugal, os jogos nocturnos. Ainda que uma iniciativa episódica (sem continuidade) não deixa de ser uma importante referência histórica. Um orgulho o Benfica, Ser Glorioso. Em 2019 ou há 100 anos, em 1919.  

O Glorioso Futebol era "intratável". 



A 1.ª categoria perdeu o título, para o Sporting CP, mas só depois de jogar uma finalíssima de desempate (1.º e 2.º lugar) a duas mãos.



A 2.ª categoria conquistou o título regional com 18 pontos, mais um que o Sporting CP.



A 3.ª categoria conquistou o título regional com 29 pontos, mais quatro que o GS Cruz Quebrada.

À PROCURA DE UMA FOTOGRAFIA. UM DIA SERÁ ENCONTRADA/DESCOBERTA OU NÃO FOSSE UMA IMAGEM DO BENFICA!

A 4.ª categoria conquistou o título regional com 27 pontos, mais dois que o Chelas FC.

À PROCURA DE UMA FOTOGRAFIA. UM DIA SERÁ ENCONTRADA/DESCOBERTA OU NÃO FOSSE UMA IMAGEM DO BENFICA!

O Grupo infantil classificou-se em 2.º lugar (12 pontos) a um do vencedor da Taça «Álvaro Gaspar», o Casa Pia AC.

Só em Futebol o Clube conseguia ter cinco plantéis a jogar em simultâneo. São 71 jogos: 1.ª categoria (16 jogos, com dez no campeonato regional), 2.ª categoria (13 jogos, com dez no campeonato regional), 3.ª categoria (17 jogos, com 16 no campeonato regional), 4.ª categoria (16 jogos no campeonato regional), equipa de miúdos com idade inferior a 15 anos a disputar a Taça «Álvaro Gaspar» (9 jogos - um anulado e mandado repetir - na competição organizada pelo GS Cruz Quebrada). 



Em 1919, o Benfica era já um clube popular em Lisboa e conhecido em Portugal e Espanha. Em Lisboa crescera muito com a criação e desenvolvimento do conjunto Sede/Campo entre a avenida Gomes Pereira (entrada para a Sede/Rinque/Campos de Ténis e bancada do campo de Futebol), a Quinta de Marrocos (onde estava implantado o campo de jogos) e a estrada de Benfica (entrada para o peão (não sócios) do campo). O campo e o rinque permitiam actividades, desportivas e culturais.



JANEIRO
EM 19 O BENFICA PERDEU, 0-1, COM O VITÓRIA FC SETÚBAL NUM JOGO INGLÓRIO QUE, MATEMATICAMENTE, CUSTOU O TÍTULO E FAZER O PLENO NAS QUATRO CATEGORIAS.  



A menos de 20 minutos do final do encontro o árbitro assinala grande penalidade contra o Vitória FC - que apesar de ser de Setúbal jogava em Lisboa, desta vez no campo das Laranjeiras (em frente ao actual Jardim Zoológico). Artur Augusto marca com a bola a embater no guarda-redes (Ernesto Viegas) ressaltando para Artur Augusto que faz o empate. Para espanto de todos o árbitro anula o golo. Burburinho e acabou-se com o jogo. O Benfica protesta. Depois soube-se o motivo. O sr. Raul de Barros escreveu que Artur Augusto ajeitara a bola com a mão depois do ressalto. Algo que ninguém viu. Mas se o árbitro escreveu é porque aconteceu. Este ponto seria suficiente para conquistar o título. Assim foi-se... Consta que dia 19 deste mês, cem anos depois, o "Glorioso" jogará em Guimarães para o campeonato nacional. «Quem vai para o mar avia-se em terra!»

FEVEREIRO
EM 16 A PRIMEIRA CATEGORIA MANTINHA-SE NA LIDERANÇA DO REGIONAL EX-AEQUO COM O SPORTING CP.



O grande rival do início da segunda década do século XX estava cada vez mais enfraquecido depois da saída da família Pinto Basto que passaram para adeptos do Sporting CP. No CIF/Internacional o defesa à esquerda, Luís Gato, era o associado n.º 1 do Benfica aquando dos 75 anos do Clube, assinalados em 28 de Fevereiro de 1979. O guarda-redes Carlos Guimarães também jogou no "Glorioso"

MARÇO
EM 29 MAIS UMA GLORIOSA FESTA APROVEITANDO AS MAGNÍFICAS CONDIÇÕES DA SEDE. 



Um salão onde se realizavam as assembleias gerais e onde, muito anos depois, havia sessões de cinema funcionando como cinema de bairro, antes da abertura de um cinema em Benfica com um nome (Turim) em homenagem a um acontecimento trágico: a Tragédia de Superga.

ABRIL
EM 6 UMA EXIBIÇÃO DESASTRADA, NO CAMPO DE BENFICA, COLOCOU NOVAMENTE O "GLORIOSO" NA LIDERANÇA COM O SPORTING CP.




MAIO
EM 18 ANTEVIA-SE QUE O TÍTULO DE CAMPEÃO REGIONAL SERIA DECIDIDO NUMA FINALÍSSIMA COM O SPORTING CP. ESTE PODERIA SAGRAR-SE PELA SEGUNDA VEZ CAMPEÃO DE LISBOA. PARA O BENFICA SERIA O QUARTO CONSECUTIVO E OITAVO EM DEZ TEMPORADAS. NÃO FOI.



Um Glorioso Dia. Mais um. Pelo meio-dia a 4.ª categoria venceu, por 6-2, o Sporting CP no seu campo e a 3.ª categoria, em Benfica, derrotou por 1-0 o GS Cruz Quebrada. Campeonatos conquistados, que só faltas de comparência, poderiam retirar, tal como na 2.ª categoria. Terminou o jogo da 3.ª categoria, em Benfica, e iniciou-se, pelas duas da tarde, o da 2.ª com uma goleada, por 8-1, ao Sporting CP. Para os Benfiquistas que tinham assistido, desde o meio-dia, a dois encontros e duas vitórias restava aplaudir a 1.ª categoria, com início pelas quatro da tarde - na realidade com dez minutos de atraso (para alisar o terreno esburacado pelos jogos anteriores que a 1.º categoria era a "mais desejada" - com uma vitória, por 3-0, frente ao Império LC. Neste jogou um futebolista que depois vestiu o "Manto Sagrado": Joaquim Belford. Um dia que merece ser assinalado neste blogue, em 18 de Maio de 2019, esperamos que à beira da «Reconquista». É o fim-de-semana da última jornada, com a recepção à Gloriosa Delegação de Ponta Delgada, o CD Santa Clara.




JUNHO
EM 26, 28 E 29 O BENFICA ORGANIZA O III CAMPEONATO DE PATINAGEM E HÓQUEI EM PATINS.
Não havendo entidades a organizar competições o Benfica não se acomodava e utilizava o seu rinque para demonstrar a qualidade dos seus patinadores quer em provas com patins, quer em hóquei em patins. 



Em 29 de Junho, os jogos de Ténis prosseguiam. Uma modalidade que continuava a ser praticada.


JULHO
EM 24 E 27 O BENFICA ESTREIA-SE A VENCER NO CAMPEONATO NACIONAL DE LUTA GRECO-ROMANA COM CÂNDIDO DE OLIVEIRA (MÉDIOS-A; 71 KG) E AGOSTINHO DOS SANTOS (LEVES; 61 KG).


O Benfica continuava a perfilhar a ideia de Cosme Damião. Não se podia ser do Benfica nuns desportos e adversário noutros ou, mesmo, representar outros clubes. Quem queria praticar determinada modalidade reunia condições para organizar uma Secção dentro do SLB.

AGOSTO
Ainda sem conhecer qualquer efeméride para este mês lendo a Imprensa apercebemo-nos que entre a ideia e a execução de colocar 18 reflectores de mil velas à volta do rectângulo para permitir dos jogos à noite houve muitas tarefas a realizar e canseiras para que nada falhasse. À Benfica. Até engalanar a tribuna (bancada contígua à Sede) com lâmpadas vermelhas e brancas alternadas.  Benfica.



SETEMBRO
EM 10 E 20 SÃO REALIZADOS OS PRIMEIROS JOGOS NOCTURNOS NO CAMPO E BENFICA. NO DIA 10 FRENTE A UMA EQUIPA MISTA DE CLUBES DE LISBOA. NO DIA 20 COM O VITÓRIA FC SETÚBAL.




Não teve continuidade mas é uma efeméride do "Glorioso" e do Futebol português. O Vitória FC era de Setúbal, mas até 22 de Dezembro de 1926, os concelhos entre a margem esquerda do rio Tejo e a margem direita do rio Sado faziam parte do Distrito de Lisboa.

OUTUBRO
EM 7 O FUTEBOL, VENCE POR 5-1, O REAL MADRID CF (ENTÃO MADRID FC) NUM JOGO NO CAMPO DOS MADRIDISTAS, NO PARQUE O'DONNELL.


Os 12 futebolistas com Cosme Damião (capitão-geral/treinador) e o dedicado Benfiquista e dirigente Francisco Calejo (único não ligado directamente ao Futebol) fotografados em Espanha. Cosme Damião e Francisco Calejo viajaram por conta própria. No final da digressão o Benfica chegou à Sede com um lucro de 200$00 (permitia comprar 00 números do jornal que noticiou o valor apurado no Deve/Haver) de uma digressão de comboio com 18 dias.

Uma digressão com início na estação ferroviária do Rossio (Lisboa) em 1 com viagem para Madrid e regresso ao mesmo local a 18 de Outubro, pela Galiza/Porto. Uma digressão coroada de êxito: 7 J - 4 V - 3 D e 21/14 em golos. Primeiro jogo em 3 (Madrid) e último, a 16 (em Pontevedra). As exibições esplendorosas e noticiadas em Espanha nos jornais de Madrid obrigaram a aceitar pedidos para jogar em Vigo e estas levaram o Clube a Pontevedra. Foi um Outubro majestoso com o Benfica a deixar, para sempre, o seu nome reconhecido em Espanha. E não era fácil como agora, também, não é! Uma efeméride que será devidamente assinalada neste blogue em 7 de Outubro de 2019. Em O'Donnell (onde estavam os campos de jogos dos clubes de Madrid), junto do Jardim "Retiro" bem próximo do Centro de Madrid.



NOVEMBRO
EM 9 E 16 O CLUBE ORGANIZA NO SEU CAMPO DE BENFICA (QUINTA DE MARROCOS) O II CONCURSO DE DESPORTOS ATLÉTICOS



Quando as entidades oficiais não faziam disputar competições era mesmo o Benfica que se dispunha a organizá-las. O Clube a cumprir a sua vocação. Não estar por estar. Fazer por estar.

DEZEMBRO
EM 1 REALIZOU-SE NA CIDADE DO PORTO O PRIMEIRO «DÉRBI DE LISBOA» LONGE DE... LISBOA. O SPORTING CP VENCEU POR 4-1.

«Jornal de Notícias»; 2 de Dezembro de 1919; Primeira página

O «Dérbi de Lisboa» já tinha sido disputado fora de Lisboa, mas nos arredores. Aliás o primeiro até foi em Carcavelos (1 de Dezembro de 1907) e um foi jogado na Amadora (14 de Maio de 1916). O primeiro para lá dos arrabaldes da cidade foi logo na Capital do Norte. Onde o Benfica tinha indefectíveis depois da estreia, com vitória por 8-2, frente ao FC Porto, em 28 de Abril de 1912. Consta da história do SC Salgueiros que os miúdos que jogavam de branco na segunda-feira ou pouco depois foram a uma tinturaria e tingiram o imaculado branco por vermelho vencedor.

Muito grande era o Benfica há 100 anos!

Alberto Miguéns

NOTA1: O critério foi o de escolher uma efeméride por mês, que ilustre a grandeza precoce do Clube, tentando descrever uma que tenha suporte na Imprensa de 1919.

NOTA2: O Futebol do SLB era impressionante. O Clube estava de tal modo organizado por Cosme Damião que conseguia ter em competição cinco equipas a jogar no mesmo dia não averbando faltas de comparência por não reunir o número mínimo de futebolistas ou não querer ser goleado por faltarem dois ou três futebolistas importantes. Veja-se a actividade, por exemplo, em 20 de Abril de 1919 com jogos nas quatro categorias para o campeonato regional de Lisboa e já a preparar um plantel para disputar em Junho e Julho a Taça «Álvaro Gaspar».


  
NOTA3: Em decisão tribunal, o Benfica ganhou uma "competição" que não foi mais fácil nem teve menos significado que as que permitiram títulos pois esta permitiu manter os troféus e até mais que isso, ao não ser despejado da Sede e Campo, não extinguir o Clube ou debilitá-lo face aos outros emblemas mais poderosos do País. Como a decisão definitiva do Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa foi em 2 de Julho de 1919, este blogue reserva para esse dia deste ano de 2019 o assinalar dessa vitória. Uma das maiores da Gloriosa História ainda que obtida nas instalações de um tribunal. Quando se tem razão...


Jornal «O Sport de Lisboa» n.º 286; 22 de Fevereiro de 1919; página 2


5 comentários
  1. Bom dia, um Feliz Ano e um muito obrigada pela valiosa informação que partilha com os seus leitores.Poderei ter lido mal mas pareceu-me ter referido que o Clube já não tem patinagem.A secção mantém-se e entra em competições. Um abraço, Paula Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Agradeço a informação.

      Era mais no sentido de indicar que ao contrário do Futebol, Atletismo, Ginástica e Hóquei em Patins que até 1919 não tinham sofrido interrupções e cem anos depois continuam assim. Mas o nodo como está redigido não é na verdade esclarecedor. Com esta nota fica mais explícito.

      Bom Ano

      Obrigado

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. É muita história.

    Exige-se em LIVRO !!!

    Há lá em cima uma palavra muito repetida que é; ININTERRUPTAMENTE.
    ...onde é que eu já li isto???

    ResponderEliminar
  3. Sr.Alberto,o BENFICA tem algum jogo da equipa de honra para a Taça Álvaro Gaspar com vitória por 4-0?Se sim,quando?
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!
    VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Não tenho conhecimento. Os juniores (então Grupo Infantil) têm. Nos dois jogos cuja receita reverteu para Álvaro Gaspar o Benfica perdeu o primeiro e empatou no segundo.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: