SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 janeiro 2019

Equilibrar o Plantel

07 janeiro 2019 0 Comentários
O BENFICA TEM DOS MELHORES PROFISSIONAIS, EM VÁRIOS DEPARTAMENTOS, QUE EXISTEM EM PORTUGAL.


Mas faz sempre confusão aos adeptos ou a alguns adeptos para plantéis com 28 futebolistas (25 de campo) haver alguns futebolistas que quase não são utilizados em temporadas com seis dezenas de jogos e em muitas semanas com dois jogos a cada três dias. 

O sector defensivo do Benfica
É o mais sobrecarregado em minutos. E aproximam-se as tais semanas com dois jogos. Pode ser apenas impressão minha mas vejo André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo e Fejsa com falta de rapidez que depois dá origem a falta de coordenação num sector onde ela é fundamental permitindo aos adversários criar perigo junto da baliza do «Glorioso». E depois surgem cartões amarelos por "entradas tardias" ou "falta de pernas" para anular contra-ataques!   


 CALENDÁRIO DE JOGOS (JANEIRO/FEVEREIRO.2019)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
2
QUA
D 0-2
85.ª Primeira Liga.15
Portimão/Fora
6
DOM
V 4-2
85.ª Primeira Liga.16
SLB/Casa
9
QUA
11
SEX
CD Santa Clara
85.ª Primeira Liga.17
S.Miguel/Fora
15
TER
Vitória SC (Guim.)
96.ª Taça Portugal.1/4
Guimarães/Fora
18
SEX
Vitória SC (Guim.)
85.ª Primeira Liga.18
Guimarães/Fora
22
TER
FC Porto
12.ª Taça da Liga/ Meia-final
Braga/N
26
SÁB
?
12.ª Taça da Liga.FINAL
Braga/?
30
QUA
Boavista FC
85.ª Primeira Liga.19
SLB/Casa
F
E
V
E
R
E
I
R
O
3
DOM
Sporting CP
85.ª Primeira Liga.20
Alvalade/Fora
6
QUA
?
96.ª Taça Portugal.1/2 (1.ªm)
?
12
DOM
CD Nacional
85.ª Primeira Liga.21
SLB/Casa
14
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (1.ªm)
Istambul/Fora
18
SEG
CD Aves
85.ª Primeira Liga.22
V.Aves/Fora
21
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (2.ªm)
SLB/Casa
25
SEG
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.23
SLB/Casa
27
QUA
  
A rotação (pelo menos pelo que tenho visto no Benfica desde 1979)
Em períodos com muitos jogos concentrados - seis ou sete num mês - não é só colocar os menos utilizados em fases precoces de competições como a Taça de Portugal e a Taça da Liga. É também fazer alterações pontuais quando se joga num ambiente favorável, na «Catedral», frente aos clubes piores classificados na tabela do primeiro escalão.

Se um futebolista está no Glorioso Plantel
Tem que ter qualidade para isso. Se tem há que jogar. Há sempre futebolistas em melhores condições por isso percebe-se que joguem mais uns que outros. É assim em todos os plantéis dos maiores clubes do Mundo. Mas os que têm ou mostram menos aptidão têm a suficiente para jogar mais. E fazer descansar outros. Se há quem não tenha qualidade, seja porque motivo for, então é substituir por outros. Até porque o Benfica tem uma Equipa B com qualidade. Faz confusão tão pouca utilização de Corchia, Conti, Lema, Yuri Ribeiro, Samaris e Alfa Semedo. Apostas pontuais num ou dois futebolistas de campo (em dez) não pode debilitar o Benfica de modo a colocar em causa a vitória frente a plantéis mais limitados. Onde qualquer futebolista dos «28 mais do Glorioso» teriam lugar. 

     ASSIM VAI O PLANTEL DE 28 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado; Suplente utilizado substituído;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; S - Suspenso;  A – Assistências para goloG – Golos; NI - Não inscrito na Liga dos Campeões

O Benfica joga para vencer sempre e conquistar tudo
Mesmo que se saiba que isso nunca irá acontecer. Mas um Benfiquista acredita que vai vencer e conquistar tudo no Futuro. Não há Benfiquista que pense que vai perder um jogo. Nunca! São todos para vencer. No Benfica um empate ou derrota será sempre um insucesso imprevisto. Eu não vislumbro, olhando para o calendário dos jogos até final da temporada (na Liga Europa só está definido o adversário nos 16-avos-de-final) em qual jogo o Benfica não é favorito. O plantel com 28 futebolistas não é inferior a qualquer outro que exista em Portugal. Só permite pensar em vencer. Queremos isso. Sabemos que isso não será sempre possível. Mas que os insucessos venham ou sejam tropeções o mais longínquo que for possível e quando chegarem que sejam pontuais. 

Acredita, Benfica!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: