Edimburgo, Meu Amor!
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13/12/2018

Edimburgo, Meu Amor!

13/12/2018 + 1 Comentários
CONVIDADO PELO "ESTATÍSTICO" ESCOCÊS QUE TAMBÉM É ADEPTO DO HEART OF MIDLOTHIAN.



O emblema escocês de Edimburgo (segunda maior cidade escocesa e capital da Escócia) foi o primeiro a defrontar o "Glorioso" Na caminhada para a conquista da Primeira, em 31 de Maio de 1960. Em 1959/60 foi a última vez que o clube dos Protestantes de Edimburgo conquistaram o título escocês.


Finalmente... apesar de nos anos 80
Ter passado 26 dias a correr todo o Mundo Britânico desde o Sul da Ilha da Grã-Bretanha a Inverness/Dunnet (Norte da Ilha) e ainda a da Irlanda de Dublin a Belfast/Derry não foi possível visitar o estádio onde o "Glorioso" conseguiu a primeira vitória (ao terceiro jogo, primeiro em 1960/61) na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Desta vez é certo que é possível sendo convidado.


Um clube muito especial
Será uma honra visitar o estádio de Tynecastle e falar desse memorável "Hearts" frente ao Benfica em Edimburgo e na «Saudosa Catedral».


Garrancho: Muito mais do que se disse (Parte I)
Vou aproveitar estes quatro dias escoceses para pôr em dia duas promessas. Uma foi depois do falecimento do Glorioso Garrancho. Uma jóia formada pelo treinador Torcato Ferreira no rinque da Sede na avenida Gomes Pereira. Que ainda existe pois a antiga Sede do Benfica é a Sede da Junta de Freguesia de Benfica.



Garrancho: Muito mais do que se disse (Parte II)
Quando morre qualquer pessoa é sempre uma tragédia. E os que da morte se libertaram, por exemplo, os desportistas campeões da Europa e do Mundo ou com dezenas de títulos internos merecem destaque. Mas nem todos os desportistas tiveram o mesmo valor ao conseguirem ter desempenhos com sucessos diferenciados. Escrever que Garrancho fez parte de grandes equipas do Sporting CP é simplesmente patético. Jogou uma temporada (1979/80) classificando-se sempre em segundo (Campeonato Nacional e finalista na Taça de Portugal) como se pode ver nos registos sportinguistas (clicar).


1963 - SL BENFICA (juniores) 
1964 - SL BENFICA (juniores) 
1965 - SL BENFICA
1966 - SL BENFICA
1967 - SL BENFICA
1968 - SL BENFICA
1969 - SL BENFICA
1970 - SL BENFICA
1971 - SL BENFICA
1972 - SL BENFICA
1973 - SL BENFICA
1974 - SL BENFICA
1974/75 - Associação Académica da Amadora
1975/76 - Associação Académica da Amadora
1976/77 - SL BENFICA
1977/78 - SL BENFICA
1978/79 - Sport Benfica e Alenquer
1979/80 - Sporting CP
1980/81 - GD Sesimbra

TRICAMPEÕES NACIONAIS EM 1968. Em cima. Da esquerda para a direita: Carlos Alberto, Vítor Sousa, Jorge Vicente, Casimiro, Livramento (capitão), Nogueira, Garrancho e Mário Santos. Em baixo, ao centro: Torcato Ferreira (treinador)

Garrancho: Cifras notáveis
Foram 637 jogos, com 545 golos (apesar de jogar atrás - médio - tinha remate forte) capitaneando o "Glorioso" em 76 jogos, com destaque para a temporada de 1977/78 em que sucedeu a Casimiro.

Maiores assistências na "Catedral"
Houve um leitor que aquando do assinalar dos 15 anos da "Catedral" afirmou que faltou fazer a listagem das maiores assistências. Mas não foi esquecimento. Foi intencional.


Há um desfasamento entre cifras
Que não permitem saber correctamente quais os valores correctos e isso impede fazer destaques neste blogue enquanto isso não ficar esclarecido. Mas isso está programado para a passagem de quinta-feira para sexta-feira. 

É sempre um orgulho Ser Benfiquista

Alberto Miguéns

1 comentários blogger
comentários facebook
  1. Correcção: Heart of Midlothian e não Hearts of Midlothian. Efectivamente, 'Hearts' é o diminutivo, algo carinhoso, pelo qual é conhecido o clubes, mas só ´Hearts' nada mais. Se quiser o nome completo, p.f. tire-lhe o 's'. Obrigado.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue