SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 setembro 2018

Confirmações, Indecisões e Irritações

16 setembro 2018 2 Comentários
O BENFICA ESTÁ EM CONDIÇÕES DE DERROTAR O PODEROSO CLUBE DA BAVIERA.


Joga na "Catedral", o FC Bayern teve jogo no campeonato nacional depois de ter o plantel a fazer os dois jogos nas respectivas selecções nacionais enquanto o Benfica pode gerir o seu plantel que menos categorizado esteve mais protegido. É possível derrotar, pela primeira vez em Lisboa, um dos candidatos a conquistar a Liga dos Campeões. O "onze inicial" e os suplentes a utilizar devem estar escolhidos, ainda que até quarta-feira algo possa ocorrer. Até a escassos segundos de um jogo começar, quanto mais meia-semana!

Um grande Clássico Europeu
O clube mais popular de Portugal frente ao clube mais popular da Alemanha. Como é evidente a estatística é favorável ao clube da Baviera (Bayern) a região mais rica da União Europeia, ou como eles gostam de se afirmar perante tudo e todos, a Alemanha da Alemanha! Menos quatro vitórias e menos 12 golos. Os onze golos foram marcados por nove Gloriosos Futebolistas com Néné a fazer três deles. O eterno 7. O maior palmarés da Alemanha é o principal candidato a vencer o grupo E mas será o desenvolvimento do calendário de jogos a indicar as probabilidades. Fazer três pontos na primeira jornada é evitar...«correr atrás dos pontos». Num «campeonato curto (seis jogos) é de grande importância. E se começar com uma vitória "fora" é "ouro". Não se pode permitir isso ao adversário mais conceituado. 

JOGOS DO BENFICA COM O FC BAYERN MUNIQUE 
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Res
Marcadores (Min)
71/72
Par
Colombes *
Paris
N
V 2-1
(02) Néné
(12) Victor Batista
75/76
TCE
1/4
Luz
Lisboa
C
E 0-0
-----------------------
Olímpico
Munique
F
D 1-5
(70) Néné
81/82
TCE
1/8
Luz
Lisboa
C
E 0-0
-----------------------
Olímpico
Munique
F
D 1-4
(62) Néné
90/91
TTH
1/2
Riazor
Corunha
N
V 2-1
(10) Schwarz
(81) Rui Águas
95/96
TUE
1/8
Olímpico
Munique
F
D 1-4
(31) Dimas
Luz
Lisboa
C
D 1-3
(14) Valdo
99/00
Par
Luz **
Lisboa
C
D 1-2
(74) Chano
06/07
TQD
1/2
Al-Rashid
Dubai
N
E 0-0
Vgp4-3
-----------------------
15/16
LCE
1/4
Allianz
Munique
F
D 0-1
-----------------------
SLB
Lisboa
C
E 2-2
(26) Raúl
(76) Talisca
18/19
LCE
FG
SLB
Lisboa
C
?
Allianz
Munique
F
?
         TOTAIS ………
12 J - 2 V - 4 E - 6 D   (11/23)
NOTA: * O jogo em homenagem à diáspora portuguesa; TCE/LCE - Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões; TTH - Torneio "Tereza Herrera"; TUE - Taça UEFA/Liga Europa; TQD - Torneio Quadrangular do Dubai; ** Jogo de apresentação aos adeptos/Despedida do guarda-redes Preud'Homme

Confirmações
Pelo jogo de ontem do campeão da Alemanha frente ao Bayer 04 Leverkusen e pelo jogos que o Benfica realizou em Agosto vai estar em cena no habitual "Teatro da Superação", na Luz, um jogo entre Dois Clubes Míticos do Futebol Mundial.


       ASSIM VAI O PLANTEL DE 30 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado; Suplente utilizado substituído;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; F* - Regresso de férias; F - Férias; S - Suspenso (expulsão no México, pelo anterior clube);  A – Assistências para goloG – Golos; NI – Não inscrito na Liga dos Campeões

Indecisões (visão de um treinador do Sofá/Bancada)
Alfa Semedo parece ter dificuldade em ser um "seis à Rui Vitória" como Ferreyra mostrou ter dificuldade em entender o que quer Rui Vitória de um "nove". É que nem todos são Fejsa e muito menos Jonas. A jogar com cinco médios - dois alas e três centrais, deste o mais recuado (em futebolês...seis) tem de ler muito bem o jogo pois tem de ser meio-defesa-central-meio-centrocampista. Tem de adivinhar os lances num espaço gigantesco - entre os defesa-centrais e os outros dois-médios-centro - ou corre o risco de chegar "fora-de-tempo" e fazer muitas faltas, algumas para admoestação. Samaris "desenrasca" pois tem milhares de horas de treino/jogos/visualizações/estudo das posições. Alfa Semedo é benjamim. Precisa de mais tempo para ter rotinas. Com o "nove" é o mesmo. Tem muito espaço entre os dois médio-centro mais avançados e a linha de fora-de-jogo definida pelos defesas-centrias adversários. Necessita de perceber quando deve recuar para tabelar ou adiantar-se para desmarcar-se. Só com muitas horas. Ferreyra é um novato a treinar com Rui Vitória. Seferovic apesar de mais limitado já percebe as rotinas. O "problema" é que se Seferovic pode desenrascar, Samaris não...pois não está inscrito na Liga dos Campeões. Vai ser Fejsa e mais dez. Ou Fejsa, André Almeida e mais nove. 


Irritações
1. Se Odysseas Vlachodimos já disse que quer ser conhecido por Odysseas porque é que teimam em desautorizá-lo?! É para o "chatear" (ou seja intencional) ou por parvoíce (ignorância)? Já fizeram o mesmo com Tahar chamando-lhe El Khalej! «Eu chamo-me Maria Sonasol mas queria ser tratada por Maria!» «Está bem, ó Sonasol»! Mas conseguir que os "especialistas" - apresentadeiros, relatadeiros, comentadeiros e paineleiros - em falar DO futebol percebam isto?

2. Os teimosos do costume passam a vida (anos) por "esta altura" (vai repetir-se em Outubro) a dizer que o campeonato nacional está parado três semanas! Falácia! É verdade mas os Seres Humanos não medem assim o tempo. Está parado duas semanas ou dois fins-de-semana. É como dizer que o campeonato nacional entre dois fins-de-semana consecutivos está parado uma semana! É verdade mas não interessa pois é mesmo assim. Mas conseguir que os "especialistas" - apresentadeiros, relatadeiros, comentadeiros e paineleiros - em falar DO futebol percebam isto?


CALENDÁRIO DE JOGOS (SETEMBRO.OUTUBRO/2018)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
S
E
T
E
M
B
R
O
2
DOM
V 4-0
85.ª Primeira Liga.04
Choupana/Fora
5
QUA
Jogos das selecções nacionais
9
DOM
12
QUA
15
SÁB
V 2-1
12.ª Taça da Liga.1
SLB/Casa
19
QUA
FC Bayern Munique
64.ª Liga Campeões.1
SLB/Casa
23
DOM
CD Aves
85.ª Primeira Liga.05
SLB/Casa
26
QUA
27
QUI
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.06
Chaves/Fora
O
U
T
U
B
R
O
2
TER
A.E.K. FC
64.ª Liga Campeões.2
Atenas/Fora
7
DOM
FC Porto
85.ª Primeira Liga.07
SLB/Casa
10
QUA
Jogos das selecções nacionais
14
DOM
17
QUA
19
SEX
96.ª Taça Portugal.1/32
23
TER
AFC Ajax
64.ª Liga Campeões.3
Amesterdão/Fora
27
SÁB
Belenenses SAD
85.ª Primeira Liga.08
Jamor/Fora
31
QUA
FC Paços Ferreira
12.ª Taça da Liga.02
SLB/Casa


3. Há a mesma mania quando se quantificam os anos em que se está sem conquistar o título. Entre 1993/94 e 2004/05 o Benfica esteve onze anos sem ser campeão mas em 2004/05 FOI CAMPEÃO! Por isso só esteve dez épocas consecutivas sem conquistar o título. É como dizer quando chegar a Maio de 2019 que o Benfica há dois anos que não é campeão, ou seja, desde Maio de 2017. Também se pode dizer, em Maio de 2019, que o FC Porto está há um ano, desde Maio de 2018, sem ser campeão! Sendo o Benfica campeão em 2018/19 estará há dois anos sem ser campeão mas isso é uma falácia. Porque se for campeão em 2018/19, só esteve uma época - 2017/18 - sem o ser. Mas conseguir que os "especialistas" - apresentadeiros, relatadeiros, comentadeiros e paineleiros - em falar DO futebol percebam isto?

Nem com um desenho...


Alberto Miguéns


2 comentários
  1. O jogo com o Ajax em 23 de Outubro não é na Holanda?
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Cardoso

      É. Foi uma cópia e transcrição mal feita. O sorteio/calendário foi logo comentsdo aqui:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2018/08/grupo-razoavel-com-calendario-aceitavel.html

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: