SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 setembro 2018

Benfiquistas de Sempre

07 setembro 2018 1 Comentários
UM DOS MAIORES PRAZERES EM IR FAZENDO ESTE BLOGUE É A DESCOBERTA.


Sem ele o meu «Mundo Benfiquista» seria muito mais limitado.


A visualização e interacção com quem o lê
Permitiu conhecer grandes figuras da sociedade portuguesa, uma espécie de portugueses de excelência na actividade profissional que se confundiu com a sua vida. É o caso deste notável fotógrafo - que sempre considerei desde 1974 a par da Alfredo Cunha - um dos mais notáveis de sempre, sucedendo ao pioneiro Joshua Benoliel. Pois foi através deste blogue que soube que Eduardo Gageiro é Benfiquista. Tornou-se um prazer duplo. O melhor fotógrafo português também é do "Glorioso". Juntou-se o agradável (fotografias) ao afecto (ser Benfiquista). Tanto que tinha os livros dele "mais ou menos arquivados" e regressaram ao convívio diário.

A fotografia de Eusébio
Retirada do livro «Revelações» publicado em 1995 simplesmente conhecida por EUSÉBIO Lisboa 22-06-1995 20:30. Mas podia ser Eusébio o Mundo é Teu


Joshua Benoliel
Nascido em Lisboa (13 de Janeiro de 1873) faleceu aos 59 anos, em 3 de Fevereiro de 1932. Três anos depois, nascia em Sacavém (arredores de lisboa), em 16 de Fevereiro de 1935 o Benfiquista Eduardo Gageiro. Como grande referência da sociedade portuguesa o Benfica foi fotografado por centenas, talvez milhares de fotógrafos profissionais em todo o Mundo. Também por Joshua Benoliel como esta obtida em 13 de Março de 1910, no campo da Feiteira, perante uma assistência calculada em 5 mil pessoas numa derrota por 1-3 com o Golo-rioso de Luís Vieira. A compleição física dos ingleses (a jogar de azul escuro) do Carcavellos Club é bem visível. 


Este blogue está a tentar fazer um inventário de fotografias inéditas (e fabulosas) relacionadas com o Benfica
Da autoria de Eduardo Gageiro para fazer-lhe uma justa homenagem no dia em que completará 84 anos, em 16 de Fevereiro de 2019.   

Entretanto dez das mais belas fotografias obtidas pelo fotógrafo Benfiquista
A que livremente me vou entreter em apelidar embora elas falem por si mesmas.

A Mais Bela Voz da Liberdade


Para Aquele Lado e Lado Algum


Miguel Torga e as Suas Peúgas


A Fé Não Escolhe o Descalço ou Calçado


Um Anjinho entre Anjos
(fotografia proibida após as «Cheias de 1967»)


A Boneca Sem Amor


Alentejo Fechado


Não se Bate Num Homem Caído


Os Deuses Revoltam-se


A Tristeza: Meu Amor Pobreza


Obrigado, Eduardo Gageiro

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Eduardo Gageiro é um fotografo de excepção. Sem ele este País não teria uma consciência tão precisa, tão sentida e punitiva como tem. Precisa e sentida porque as fotografias são Arte que revela e fascina. Punitiva porque elas estão ali, para sempre, captando o momento fugaz mas dolorosamente real. Punitiva porque nos incomoda e não deixa esquecer quanta dor e miséria alguns dos filhos deste País deram a muitos outros filhos deste País. E no entanto a Beleza do preto e Branco, a nobreza dos rosto dos mais fracos, dos mais oprimidos dá também esperança.

    Eduardo Gageiro "tinha" de Ser Benfiquista. Também descobri isso há algum tempo embora já suspeitasse. E o Alberto terá com certeza material dele tirado em eventos do Glorioso que nos deleitarão. De Amesterdão à Luz, passando por outros lugares. Vamos esperar por essas maravilhas de Preto e Branco que saberão com certeza dar-nos a emoção e a Glória que só o Glorioso nos pode dar.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: