SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 setembro 2018

Sporting CP em Busca do Tempo Inexistente

08 setembro 2018 1 Comentários
HÁ MUITOS MITOS QUE PASSARAM A LENDAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO SPORTING CP.
E da rivalidade com o Benfica. O Sporting CP só pontualmente se superiorizou ao Benfica no Futebol (incluindo Formação) e apenas rivalizou no eclectismo com o Benfica depois de 1974/75, ou seja, após o "Glorioso" prescindir de hipotecar a grandeza internacional na Taça dos Clubes Campeões Europeus devido à manutenção de custos elevados nas modalidades. 

A ideia é ir fazendo durante este fim-de-semana
Uns textos aqui no blogue há medida que houver tempo e disponibilidade, para pesquisar na papelada arquivada e dar exemplos, além de fazer e publicar postagens minimamente aceitáveis, por isso impossível de calendarizar horários neste sábado e domingo entediantes por não jogar o Glorioso Futebol.

O plano é simples. Gostaria de fazer dez textos
Desde o Rei Futebol, ao Ciclismo (que popularizou um SCP até aí elitista), mais o eclectismo, o associativismo e mais o que, entretanto, surgir.

1. FUTEBOL 1 (competições a pontuar: 1906/07 a 2017/18);
2. CICLISMO (vitórias individuais nas 80 Voltas a Portugal);
3. FUTEBOL 2 (formação de futebolistas);
4. ECLECTISMO 1 (Andebol (onze e sete), Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol);
5. FUTEBOL 3 (competições internacionais);
6. ECLECTISMO 2 (Atletismo, Ginástica e Natação);
7. FUTEBOL 4 (competições a eliminar: 1914/15 a 2017/18);
8. ECLECTISMO 3 (Bilhar, Hóquei em Campo, Râguebi, Ténis e Ténis de Mesa);
9. INFRAESTRUTURAS (1904 - 1906 a 2017/18);
10. ASSOCIATIVISMO E POPULARIDADE.

O Sporting CP é um grande clube português
E dos poucos emblemas europeus que conquistou uma competição organizada pela UEFA. Que ninguém tenha dúvidas acerca da grandeza desportiva, associativa, demográfica e social do SCP. Mas esteve sempre muito longe de fazer sombra ao "Glorioso". Equiparar os dois clubes é muito mais Lenda que Realidade.


Benfica! O incomparável! *

Alberto Miguéns

NOTA: * E esta constatação é suportada por informação objectiva, não é por este blogue ser Benfiquista

1 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    Ninguém pode, nem deve questionar a grandeza desportiva e social do Sporting, porque é um facto, mas ele há coisas do camandro, coisas que só a estatística nos permite observar.

    Vejamos, nos primeiros 20 campeonatos disputados em Portugal, balizados entre 1934/35 e 1953/54, a coisa estava assim:
    Sporting 9 campeonatos, Benfica 7 campeonatos, FC Porto 3 campeonatos, e Belém 1 campeonato. O Sporting ganhou 45% dos campeonatos disputados até então. Fez um tri no final da década de 40, descansa um ano, para no início da década de 50 conquistar um tetra. O Sporting vivenciou nesse período, o seu ciclo de ouro suportado nos 5 violinos, com a singularidade do Jesus Correia ser bom futebolista, mas também hoquista. Outra curiosidade, o antigo Estádio José de Alvalade, não vivenciou esse ciclo de ouro do Sporting, porque só foi inaugurado em 1956, e pós a inauguração do Estádio José Alvalade, é também sinalizado o declinio do Sporting, em contraste, surge um Benfica pujante, isto quando também começa a ser forjado o Benfica Europeu, com Otto Glória a dar o pontapé de saída no profissionalismo em Portugal!

    O que aconteceu depois ao Sporting, e nos ultimos 64 campeonatos disputados em Portugal, balizados entre 1954/55 e 2017/18 (meados da década de 50, desde que se começou a disputar a Taça dos Campeões Europeus)? O Sporting venceu apenas 9 Campeonatos, e todos eles "avulso", nem agregaram um simples bi-campeonato, portanto, venceram tantos campeonatos nos ultimos 64 anos, quantos os que tinham conquistado nas primeiras 20 edições. Outra curiosidade, nos ultimos 9 campeonatos que o Sporting conquistou, na temporada imediatamente seguinte, o Sporting "resvalou" ora para o 3º ou 4º lugar, isto revela projectos desportivos pouco consolidados e sólidos, chamo-lhes campeonatos "fogacho"!

    Se o antigo José Alvalade, foi a casa do Sporting durante 47 anos, porém, ali só festejou 9 campeonatos, em termos comparativos, o Estádio das Antas foi a casa do FC Porto durante 52 anos, e naquele Estádio o FC Porto conquistou 16 campeonatos. Finalmente, o Estádio da Luz antigo, que foi durante 49 anos a casa do Benfica, festejou 23 campeonatos, sendo portanto o Estádio em Portugal (construídos na década de 50) que mais campeonatos conquistou.

    Já agora, a talhe de foice, porque neste século os 3 Grandes, todos construiram um novo Estádio, o Dragão conquistou 9 campeonatos, o Estádio da Luz festejou 6 campeonatos, finalmente, o Alvalade XXI, com 15 anos de idade, ainda não viu o Sporting ganhar um único campeonato!

    E termino, e só questiono, como é que ainda é possivel o Sporting ter esta dimensão social e desportiva, isto quando ganhou apenas 9 campeonatos nos ultimos 64 anos? Alimentam-se apenas do ecletismo? Será que as crianças e adolescentes do Sporting, não sofrem do síndrome da segunda-feira? Confesso, quando o Bruno de Carvalho recentemente fez aquelas "pantominas", lembrei-me justamente das crianças e jovens Sportinguistas...

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: