FAZER UM ONZE EM 114 TEMPORADAS PARA UM CLUBE QUE EM 1909/10 JÁ ERA O MELHOR EM PORTUGAL?
Simplificando à «americana» onde há "topes" para tudo e mais alguma coisa e nem pensar em semelhanças (igualdades) pode excluir-se quase tudo, ou talvez, considerar que o Benfica nasceu para a grandeza como Campeão Europeu. Mas em 1961 já o "Glorioso" levava quase 60 anos a mostrar, em Portugal, na Europa e Mundo (África (1950) e América do Sul, em 1955 e 1957) alguns dos melhores futebolistas do Planeta.
Não há dificuldade em escolher um onze! Nenhuma!
Vamos lá colocar um por lugar ainda que tenham nomes complexos.
Guarda-redes
Defesa-direito
Defesa-central-direito
Francisco Moreira Caiado Humberto Coelho Mozer
Defesa-central-esquerdo
Defesa-esquerdo
Gustavo Teixeira Ângelo Cruz Adolfo
Médio-direito
Médio-centro
Mário Coluna Eusébio Toni Sheu
Médio-esquerdo
Artur José Pereira Vítor Hugo Francisco Ferreira Cavém
Avançado-direito
Álvaro Gaspar Jesus Crespo José Augusto Néné
Avançado-centro
Vítor Silva Guilherme Espírito Santo Águas Torres
Avançado-esquerdo
Alfredo Valadas Rogério Simões Chalana
Escolher onze em 114 épocas?
Nem um onze por cada década!
Carrega Benfica
Alberto
Miguéns
Eram 3 da manha quando estava a ver no canal historia ontem estes programas relacionados com o mundial e é com um grande orgulho que aparece o Benfica na mini serie de " dream teams " e é isto .....somos ENORMES!!!
ResponderEliminarUma selecção do Sport Lisboa e Benfica, sem as condicionantes do Tempo? Ui, uma tarefa dura mas apaixonante.
ResponderEliminarFelizmente tal como o Alberto diz, trata-se de um exercício de exclusão tal é a riqueza dos nomes. Isso torna ainda mais ingrata a tarefa.
Todos nós temos critérios e muitas vezes deixamos-nos influenciar pelo que melhor conhecemos, pelos craques actuais ou aqueles que vimos jogar.
O Alberto parece usar de um critério composto não apenas da apreciação do que viu mas também do muito que leu. Parece também não usar apenas de critérios resultantes da produtividade, da longevidade e consistência, do brilhantismo e das condicionantes inerentes aos diferentes modelos tácticos que se usaram ao longo de 114 anos.
Digo isto pois parece-me também haver uma forte componente que resulta da relevância que alguns dos escolhidos tiveram para a difusão e fortalecimento do Benfiquismo no seu tempo. E se assim foi, nada a dizer pois o Alberto sabe melhor do que ninguém acerca dessas informações fundamentais para esta ingrata mas apaixonante Selecção.
Muito bom!
Acrescentaria à lista Jonas, Paneira e Veloso.
ResponderEliminarEnorme Benfiquista o Mueu Bom e Grande Amigo Alberto Miguéns. ((Conde de Vimioso))
ResponderEliminarFaço minhas as tuas palavras,João. Grande Miguéns!
Eliminar