Isto a propósito do "pedido" de um leitor para corrigir o número de títulos conquistados pelo treinador Otto Glória na Taça de Portugal.
Bem gostava eu que Otto Glória tivesse treinado e orientado as equipas do "Glorioso" e conquistado a Taça de Portugal, também, em 1955/56, 1957/58 (perdida a final - a única para o FC Porto - por 0-1), 1967/68 ou 1969/70 (era sinal que não tinha siso dispensado e que provavelmente o Benfica seria Tetracampeão. Mas não foi assim. Mas ainda é o treinador com mais Taças de Portugal conquistadas (clicar).
Otto Glória conquistou quatro Taças de Portugal. Aliás em rigor o que ele fez foi ser o treinador pago e da confiança do Benfica - tal como os futebolistas - para o Benfica conquistar. O Clube é que conquista. Mas pessoalizando um desporto colectivo é normal que se indexe as conquistas a nível individual mas tendo sempre presente que não passa de contribuir para que o Benfica conquiste. então vamos à explicação. Otto Glória conquistou quatro Taças de Portugal em 1954/55, 1956/57, 1958/59 (só orientou o Benfica nos quatro primeiros jogos a duas mãos: dezasseis oitavos-de-final; os cinco seguintes - incluindo a final - foram da responsabilidade de Valdivielso) e 1968/69. Tirando 1958/59 - campeonato que erminou em igualdade pontual e perdido por um golo para o FC Porto derrotado na final da Taça de Portugal - foram três conquistas com "dobradinha".
Nada como verificar
O leitor tem razão pois é atribuído a Otto Glória a conquista de cinco Taças de Portugal (pelo Benfica) pois conquistou mais uma pelo CF "Os Belenenses" frente ao Sporting CP. Fui verificar.
No www.zerozero.pt (clicar):
No SerBenfiquista.com (clicar):
Génese do erro
1. De onde surge o erro. De uma recolha mal feita e depois de copiar o que está errado e difundir o erro. E o erro está na Taça de Portugal em 1969/70 que os jogos foram integralmente orientados (e o plantel treinado) por José Augusto pois Otto Glória abandonou o comando técnico do Clube precisamente na segunda-feira anterior ao primeiro jogo para a Taça de Portugal.
No www.zerozero.pt (clicar):
Acertam no treinador mas erram no estádio. O jogo foi no terreno do adversário, no estádio do Bonfim. |
No SerBenfiquista.com (clicar):
Erram no treinador e no estádio. Não foi o último jogo de Otto Glória, foi o primeiro de José Augusto |
Acreditem que estes erros por pesquisa deficiente e repetição por comodidade me faz confusão. Se há história fácil de fazer correctamente é a do Benfica. O sua grandeza, mesmo precoce, fez com que houvesse sempre alguém a registar os jogos, em texto e fotografias (mais do que qualquer outro clube). O único aspecto é que é mais trabalhosa que a de qualquer outro clube porque o Benfica é o clube com mais jogos em Portugal. É o clube que regista mais encontros a nível internacional (particulares e nas competições europeias) e nas competições a eliminar (Taça de Portugal e Taça da Liga). E o segundo com mais encontros na Supertaça (36 para 53 do FC Porto). O Benfica, entre encontros particulares - nacionais e internacionais - e em jogos para competições oficiais (nacionais e internacionais) tem mais 200 jogos que o FC Porto e mais 150 jogos que o Sporting CP. E este diferença entre o SCP e o FCP tem o peso" dos encontros para o campeonato regional de Lisboa serem o dobro dos jogos do FC Porto no campeonato regional do Porto, porque depois o FCP supera o SCP nas restantes competições a eliminar. Fazer a recolha dos encontros do Benfica pode ocupar mais tempo mas tem duas vantagens: é possível (há jogos do SCP e do FCP impossíveis de saber o que se passou porque não há registos) e dá prazer redobrado devido ao número elevado de "boas notícias": vitórias e golos.
Não se justifica tanta trapalhada e adulteração nos jogos do "Glorioso". Por ser fácil saber a verdade.
Alberto Miguéns
NOTAS (acerca da final de 1958/59):
1. Mais um prego no caixão dos 22 títulos do Sporting CP que quer "papar"-nos mas os dessas épocas de alteração de designações das competições não conseguem eles enganar. Os do "Diário de Lisboa" em 1959 ainda se lembravam (clicar)
2. Uma "borla" para a História dos portistas. Ou seja uma espécie de "Em Defesa do FC Porto". Tal como não foi Otto Glória (porque sabia que o Benfica havia contratado Béla Guttmann e recusou-se a continuar a treinar o "Glorioso" depois de expirado o contrato: 30 de Junho de 1959 numa final que seria jogado num impensável 19 de...JULHO) também não foi Béla Guttmann que orientou o FC Porto pois os dirigentes deste clube ao saber que Béla Guttmann tinha contrato com o Benfica para 1959/60 afastaram-no do jogo decisivo logo frente ao...Benfica. Como se pode ler e perceber que o zerozero.pt (clicar) inventa (clicar para o Diário de Lisboa):
E já agora o jogo foi às 18:00 horas!
3. Dêem um relógio ao jornalista do Diário de Lisboa. O golo de Cavém foi aos 30 segundos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu conto 13 segundos, entre os 02:41 e os 02:54.
Essa "correcção", a ser de quem parece, diz tudo sobre o que anda a (des)fazer no Glorioso!
ResponderEliminarJá não bastava um revisionista da historia(PC) para agora aparecer um seu aluno(BC)
ResponderEliminarO revisionismo sempre foi um tique dos Ditadores
Gostava de ver um sócio com a sua transparência à frente dos destinos do Benfica.
ResponderEliminarEspero que considere verdadeiramente essa possibilidade, para bem do nosso clube.
+ Acredito que o trabalho desenvolvido até aqui lhe possa dar esse trampolim.
Num mundo em que o populismo vence a maioria das vezes, poderiamos assistir no Benfica à vitória da credibilidade em Democracia.
Se me permite a questão. Quantos anos lhe faltam para poder ser candidato?
Alguma vez pensou nisso?
Rodeando-se de pessoas com a a sua aparente (digo isto porque não o conheco pessoalmente) coluna vertebral, tornaria o Benfica sublime. Como de resto já foi.
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido no Blog.
É um exemplo para o Benfica e para a sociedade em que vivemos hoje.
Cumprimentos benfiquistas
João Loureiro
Não há piolho que escape ao pente fino do Miguéns!!!
ResponderEliminarJoão Loureiro;
O Dr. Alberto Lopes Miguéns que nasceu em Montalvão, é Benfiquista desde que se conhece e é sócio 7 mil e picos do nosso GLORIOSÍSSIMO GLORIOSO, tem um problema de coluna...não se pode baixar...
Além disso, LFV gosta de estar rodeado de lambe-botas e dos que lhe dizem sim a tudo, até porque muitos deles nem Benfiquistas são...o que lhes importa é receber o ordenado.
Do relacionamento do Miguéns com a estrutura actual muito havia a dizer, incluindo que esteve num passado recente, um ano sem trabalhar na sua profissão (logo, sem receber ordenado!) porque o lambebotismo que grassa no Glorioso foi mais forte que ele...mas, dado que o Miguéns não gosta que se fale "nestes interins", fico-me por aqui...
Se digo mais, o Miguéns não aprova este meu comentário.
Mas se há curiosidade é perder-se não só pelos artigos, como também pelas intervenções do Alberto nas caixas de comentários. Este blog vale não só pela Gloriosa História, mas como algum enquadramento e levantar do véu sobre os tempos recentes.
EliminarÓ caro Alberto, o meu amigo como presidente do Glorioso? Era a machadada final nos mentideros avençados e nos chupistas pés de microfone.
ResponderEliminarAvante pelo Benfica meu caro!
PS: peço desculpa pela provocaçãozinha, mas honestamente anseio por muito mais Benfica dentro do Benfica.