SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 outubro 2017

Aplaudir e Assobiar no Futebol

20 outubro 2017 3 Comentários
NUNCA ASSOBIEI UM GLORIOSO FUTEBOLISTA NEM NUNCA ASSOBIAREI.


Gloriosos Futebolistas do 5424.º jogo. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Svilar, Raúl, Rúben Dias, Fejsa, Filipe Augusto e Luisão (cap); Grimaldo, Diogo Gonçalves, Salvio, Pizzi e Douglas 

Mas já vi/ouvi ao meu lado fazerem-no. Custa-me mas respeito pois considero-me tolerante. Numa discussão sou incapaz de dizer a alguém - «Tens razão» ou o contrário! Nem gosto que me digam o mesmo ou o contrário. Prefiro »Concordo contigo» ou «Não concordo contigo». Todas as opiniões são válidas. As dos peritos/especialistas devem ser escutadas e tidas em maior consideração, mas apenas isso. Porquê toda esta "conversa"?



Na quarta-feira é falso que Svilar só tenha pedido desculpa só no final do jogo. Svilar pediu de imediato desculpa com um gesto inequívoco na linguagem da espécie Humana. Cruzou as mãos junto ao peito e inclinou a cabeça para a frente. Pelo menos eu vi isso. Não acredito que tenha imaginado. Levantei-me do meu assento de plástico e bati-lhe palmas apesar de ter ficado irritado com o lance. É que o "livre" foi batido ali mesmo à minha frente e quando olho para a molhada à entrada da grande-área vejo Svilar dar um passo em frente e colocar-se sobre a linha da área do guarda-redes (pequena-área). Fiquei logo com a sensação que podia acabar mal, pois o adversário devia estar a ver o mesmo que eu. Só que eu pressenti por ter já visto "ao vivo" muitos jogos. O jogador da equipa de Mourinho tinha qualidade para desfeiteá-lo. Mesmo assim levantei-me e aplaudi Svilar. Não por estar a aplaudir o falhanço, mas por estar a mostrar que continuava a ter confiança nele. Devemos ter sido milhares no Estádio a fazer e pensar o mesmo.



O Futebol tem muito disto. As palmas servem para muito mais do que para aplaudir um golo favorável, um lance genial, uma tentativa de marcar um golo (mesmo que falhado) ou para agradecer uma boa exibição de um futebolista que vai ser substituído.



Jamais assobiei ou assobiarei um futebolista do Benfica, mesmo que me esteja a irritar para lá do aceitável. O Futebol é um desporto colectivo. Veja-se o caso de Filipe Augusto. É sofrível a jogar com mais um médio centro (mesmo com Fejsa nas costas), ainda pior como médio-defensivo mas é bom jogador numa táctica com três médios centro. Como no jogo de quarta-feira. É por isso que nunca fiz - nem nunca farei - uma lista com os piores futebolistas de sempre ou de uma década ou lá do que for. 

Se um homem é as suas circunstâncias (e tem liberdade para optar pelo caminho que pode trilhar) um futebolista é as circunstâncias criados por outros. Não os considero culpados. Por isso não os assobio nem apupo. Mas aceito que outros o façam. Uma questão de liberdade de expressão. De Cultura Benfiquista.



Svilar? No próximo jogo cá estarei para o incentivar. Para querer que seja o melhor. Mas isso não retira uma vírgula às críticas que lhe fiz até porque não fazem qualquer mossa, nem para bem, nem para mal, porque ele não as conhece. e faz muito bem. Só tem que seguir o seu caminho. Aprender com os erros, saber minimizá-los e ter confiança e sabedoria para desenvolver as suas qualidades.



Outro plano é estar sempre a dizer que vai ser um grande guarda-redes. Aos 18/19/20 anos tudo isso não passa de desejos e vontade. É uma questão de fé ou repetição à exaustão. Dizer isso muitas vezes por pensar que alguém consegue condicionar o Futuro ou quem o diz acreditar que vai ser verdade porque o repete insistentemente. Ideologia criada pela BTV (pelo que me contam que eu não vejo programas de opinião, apenas jogos das modalidades) por órgãos clubísticos ou de interesse pessoalizado com o mesmo objectivo! Parvoíce com destino traçado! Há sempre quem pense que é um "deus terreno" ou que cria "correntes" de energia positiva. Tretas!  

Svilar frente ao Portimonense SC ou ao CD Feirense? 

Venha ele que só tenho palmas para lhe dar*

Alberto Miguéns

* Mas...miúdo, atina frente ao CD Aves para bater-te palmas com mais vigor e paixão
3 comentários
  1. Tal como o Alberto, já não consigo ver na BTV nada que seja relativo a comentários sobre os jogos das equipas de futebol, a não ser dos intervenientes directos (jogadores e técnicos). É com imensa pena que o digo, mas o que vejo e, principalmente, oiço deixa-me a sensação de que não sou capaz de analisar um jogo, não entendi nada do que vi, sinto-me deprimido. Perdoe este desabafo. Sou um sócio anónimo, com o número 15051, gostaria de acrescentar que tenho uma grande admiração por si, tal como vários outros benfiquistas do norte que conheço. Não entendo como pessoas como o Alberto, o Toni, o João Alves, o Carlos Daniel e outro, claro, não fazem parte activa do nosso clube. Saudações benfiquistas. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho BTV e não é nada disso que vejo e oiço. Basta darem uma olhadela nos programas do Porto Canal e SportingTV para verificar que estamos a anos Luz desses clubes na análise e narração de jogos. O paradigma da estupidez pode ser visto sem censura no STV com o inenarrável Carlos Dolbeth, um espécimen de troglodita em vias de extinção.
    Então nas modalidades nem de perto existe comparação - ainda ontem no jogo de andebol com o Sporting a isenção até a mim me pareceu excessiva. E o Conduto na narração de futebol ás vezes até me chateia com a desculpabilização de lances mal avaliados pelos árbitros em nosso desfavor.

    Quanto aos assobios, se nunca assobiei o Michael Thomas acho impossível assobiar qualquer jogador.
    Ou calo-me ou aplaudo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,

    E é desse modo que se defende o Benfica ou não?
    Quando leio certos comentários que visam colocar em causa o teu benfiquismo e o modo como olhas e vês o nosso Glorioso só posso ficar triste.
    Este texto é na minha modesta opinião puro Benfiquismo.
    Indefectível na defesa do Benfica e dos nossos.
    Eu tenho dois episódios que me deixam na dúvida quanto ao profissionalismo de dois jogadores que já vestiram o manto sagrado. Mas jamais os assobiaria.

    Lembro-me de ouvir pessoas a assobiar o Grande Cardozo, o Di Maria, o Nuno Gomes e até o Aimar.

    É, como dizes, um modo de viver o clube mas tenho muita dificuldade em compreendê-lo.

    O Svilar foi lançado na toca dos leões. Que culpa teve ele? Vamos imaginar que alguém se lembrava de colocar o Fábio Duarte a titular na quarta-feira? Vamos imaginar que ele sofria um frango. Assobiava-se o rapaz?

    Pensem nisso...

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: