SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 agosto 2017

Primeira Vitória na Gloriosa Natação

04 agosto 2017 0 Comentários
COMPLETAM-SE NO SÁBADO (5 DE AGOSTO DE 2017) O CENTENÁRIO DA PRIMEIRA GLORIOSO VITÓRIA. 

Uma equipa de grandes nadadores. De cima para baixo. Da esquerda para a direita: Francisco Lima, Rosendo da Silva, Carlos Sobral e Aníbal de Almeida; Vinhas, Idelino Lima e Gilberto Monteiro

Num dia em que se quer de Glória para o Futebol e que já foi, cem anos antes, de Glória para a Natação.


Mesmo sem piscina e exclusividade na prática dos desportos náuticos

A natureza do Benfica, com destaque para a acção do capitão-geral Cosme Damião que fomentava esta decisão - tentar que os seus atletas praticassem os desportos pelo Benfica evitando ser adversários do Clube nuns desportos e defender o Clube noutros - permitiu desde muito cedo no História do Clube desenvolver várias modalidades. A Natação foi uma delas. Os jogadores da equipa de Pólo Aquático eram também os seus nadadores.

Após o surgimento da Natação em 1914 e as primeiras participações em competições inter-clubes em 1916
O "Glorioso" consegue" a primeira vitória colectiva (e individual tendo outros clubes por adversários) em 2 de Agosto de 1917. Contava o Clube 4 908 dias de existência. No próximo sábado a conquista da Supertaça será ao 41 433.ª dia do Clube fundado em 28 de Fevereiro de 1904.

A competição por estafetas de cinco nadadores em percursos de cem metros

Foi amplamente anunciada na Imprensa da época. Era o SL BENFICA frente aos clubes especialistas em competições na água: Sport Algés e  Dafundo (2.º classificado); Clube Naval de Lisboa (3.º classificado); e Clube dos Aspirantes da Marinha (4.º classificado). Numa estafeta de velocidade (100 metros) «honra aos ases que nos horaram o passado» há 100 anos: Francisco Lima, Borges de Almeida, Firmo de Matos, Idelino Lima e Carlos Sobral). 




Em 1917 o "Glorioso" participou em inúmeras competições
Numa delas, em 22 de Julho, ficou mesmo sozinho nas águas do rio Tejo depois dos outros dois clubes inscritos - Clube Naval de Lisboa e Sport Algés e Dafundo - terem implicado um com o outro e desistido.

Jornal "Sport de Lisboa" n.º 205; 28 de Julho de 1917; página 2

Jornal "O Desporto" n.º 7; 26 de Julho de 1917; página 2

SL BENFICA NA NATAÇÃO PORTUGUESA EM 1917
Data
Org
Nome
Tipo
Cls
Equipa
01. JUL   
GCP
"500 metros do Ginásio"
500 m *
Ind
(3.º) Francisco Lima
(5.º) Idelino Lima
15. JUL   
GCP
"500 metros do Ginásio"
500 m
Ind
(3.º) Francisco Lima
22. JUL   
GCP
"100 metros do Ginásio"
100 m **
Ind
(1.º) Carlos Sobral
(2.º) Francisco Lima
(3.º) Idelino Lima
(Dss) António Soares
05. AGO   
CNL
Taça "Henrique de Seixas"
Est. 5 x 100 m
V
Equipa (Francisco Lima, Borges de Almeida, Firmo de Matos, Idelino Lima e Carlos Sobral)
12. AGO   
GCP
Taça "D. Carlos"
Meia Milha ***
Ind
(2.º) António Soares
(Des) Carlos Sobral
19. AGO   
JD
"100 metros livres"
100 m ****
Ind
(1.º) Carlos Sobral
(5.º) Firmo de Matos
(7.º) Idelino Lima
Com a partida de Francisco Lima para o Brasil em finais de Agosto os outros nadadores inscreveram-se noutros clubes: Carlos Sobral no SAD e António Soares no CNL
26. AGO
CNL
Taça "Silva Carvalho"
Travessia do rio Tejo
-
António Soares participou pelo CNL
30. SET   
CNL
Taça "Camões"
Est. 5 x 100 m
-
Carlos Sobral participou pelo SAD
NOTA: Ind. - Sem classificação colectiva; * Anulada por deficiente colocação da meta, em Pedrouços (prova repetida em 15 de Julho); ** Com as desistências do Clube Naval de Lisboa e do Sport Algés e Dafundo apenas concorreram nadadores do "Glorioso"; Dss - António Soares chegou em 2.º lugar mas foi desclassificado por ter atravessado o percurso de Idelino Lima; *** Por má vontade o clube organizador (GCP) não aceitou a inscrição dos nadadores como atletas do Clube. Por isso correram como individuais. Carlos Sobral desistiu pouco depois da partida (nadou cerca de 200 metros); **** Em 19 de Agosto, o jornal semanário "O Desporto" repetiu a prova de 22 de Julho para permitir a presença dos três clubes (SLB, CNL e SAD)

A equipa de Natação era a mesma de Pólo Aquático
O campeonato regional de Lisboa foi curto, pois disputou-se apenas a uma volta. O Benfica classificou-se em 3.º lugar. O campeão regional foi o Clube Naval de Lisboa. Muito por culpa de um empate, a um golo, em 6 de Agosto de 1917. Estivemos a uma escassa vitória de poder "fazer História" da grande! Deixemos esta ocorrência para o próximo dia 6. Centenário deste acontecimento. 

Com a ida de Francisco Lima para o Brasil
A equipa de Pólo Aquático e de Natação sofreram rude golpe. Carlos Sobral futebolista consagrado optou por representar outros clubes e no final da temporada de Futebol, em 1918/19, abandonou o "Glorioso" para fundar o CF "Os Belenenses". A Gloriosa Natação regressaria em 1922. O Benfica nunca desiste em nenhuma modalidade, ainda que por vezes tenha que suspender a actividade durante algum tempo. Sempre temporariamente!

Glória ao Benfica. Em 1917 ou 2017!


Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: