SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 janeiro 2017

Fazer Cenários

16 janeiro 2017 5 Comentários
NESTE FINAL DE DOMINGO UM DUPLO DILEMA QUE TEVE DE SER RESOLVIDO À FORÇA.


Apetecia-me escrever acerca do Benfica e não queria “ouver” a têvê. Assim aproveitei tal desejo para ignorar a televisão. Mas não queria escrever mais acerca do jogo com o Boavista FC e ainda é cedo para andar já a pensar no Leixões SC. Nem comentar o FC porto ou o Sporting CP!

Fazer o mesmo que ignoro nos outros
Até pior…critico. Que é fazer comparações com o que não tem nexo em ser comparado. Geralmente aparecem durante a época comparativos com as épocas anteriores, essencialmente, com a imediatamente anterior como se isso tivesse significado. Como se os “calendários/adversários/sequência dos jogos” fosse a mesma. Nunca são. Nem os plantéis os mesmos, muito menos a sua capacidade em valor relativo e absoluto, pois se assim fosse os clubes praticamente tinham sempre as mesmas classificações época-a-época.

Deu-me para “fazer cenários” de segunda volta
Entre o “Glorioso” e o FC Porto que clube tem o calendário/jogos mais difíceis no campeonato nacional? Nos 17 jogos que restam? Tudo não passa de “teorização futebolística” pois a realidade é muito diferente. Se assim não fosse que sentido fazia empatar, em casa, com o Boavista FC (não queria falar e já falei…) e derrotar o Sporting CP (não queria falar e já falei…) que tem mais treze pontos que o clube portuense?

Inventei um critério
Estabelecer a maior facilidade/dificuldade, fazendo o somatório das pontuações ao final da primeira volta colocando os jogos “fora” com pontuação a dobrar. Quando estou a escrever este texto o FC Porto (não queria falar e já falei…) está no intervalo a vencer por 2-0. Vai certamente vencer o jogo e colocar-se a quatro pontos do Benfica! Já estabeleci o critério mas não sei que resultado vai dar. Espero que o Benfica tenha que ultrapassar muito menos pontos que os portistas. Vamos a isso aproveitando as ferramentas da internet!


Os jogos em terreno alheio
Do FC Porto na segunda volta são mais complicados que os do Benfica mantendo-se as "forças" nos últimos 17 jogos semelhantes aos da primeira volta. Por isso mais 53 pontos pesados para o lado portista! Vale o que vale! O "Glorioso" não pode é ligar o "complicómetro"!



Mesmo tendo em conta os pontos conseguidos "em casa" pelos adversários
As deslocações do FC Porto são teoricamente mais complexas. Por exemplo: 
1. A "Catedral" é mais difícil para o FCP que o SLB no campo do SCP;
2/3. Os Barreiros e Chaves são idas mais problemáticas que Setúbal e Paços de Ferreira;
4/5. O FCP em Arouca e Guimarães vai ter mais pressão que o SLB em Vila do Conde e frente ao CD Feirense;
6. E o FC Porto tem mais uma jornada em terreno alheio que o Benfica. O Estoril que mantenha a tradição de "entalar" os portistas! 

Vamos Benfica!

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    Começando por aqui :

    "1. "Catedral" é mais difícil que o SLB no campo do SCP;"

    Segundo consta, o FC Porto na Catedral para o Campeonato em 13 jogos, venceu 5 partidas, empatou outras 5, e apenas perdeu 3 jogos, e estamos a abordar contextos vários, positivos ou negativos, por exemplo, nas ultimas 7 temporadas (Benfica 4 Campeonatos FC Porto 3 Campeonatos), mantem-se esse padrão. Já é aliás habitual o FC Porto se transcender na Catedral, até já lá festejou um Campeonato, e "apagou-se a Luz, e ficaram as trevas...", depois, o Casillas sempre que joga na Catedral, ganha, é também o meu lado supersticioso. Finalmente, também lhe confesso como adepto que temo muito mais as deslocações a Alvalade, do que propriamente ir Luz, e as 13 ultimas temporadas, confirmam esse padrão, e não há aqui qq tentativa de "aferroar", é a minha sincera convicção!

    Relativamente ao calendário, vá observar pf o calendario de 14/15, e o mesmo é quase "simétricamente igual" a este de 16/17. Em 14/15 o Benfica "virou" com 6 pontos de avanço do FC Porto, e o Benfica na 2ª volta só jogou Campeonato as tais 17 jornadas, porque estava fora da Europa, e eliminado tinha sido da T Portugal em Dezmebro pelo Braga na Luz (teve apenas a Final da T Liga após o Campeonato ter terminado). Nessa mesma temporada 2ª volta, o FC Porto juntou 4 partidas de enorme intensidade competitiva na Champions. O FC Porto foi à Luz pós Munique, e levava uma desvantagem de 0-2 do Dragao da 1ª volta (na actual temporada houve um empate). O Benfica em 14/15, com a vantagem do calendário da 2^volta, sem competições Europeias, sem T Portugal, juntou então 39 pontos, e o FC Porto com quartos final da Champions e Campeonato, somou em igual período 42 pontos.


    Também sabemos que a densidade competitiva, deixa sequelas fisicas, e não só. Por exemplo, o Benfica teve 2 jogos de enorme intensidade em Guimaraes em 3/4 dias, e pagou posteriormente a factura com o Boavista, por exemplo nos 20 minutos finais. Vejamos o numero de jogos que prevejo que Benfica e FC Porto irão disputar até Maio. O Benfica: 17 jogos no Campeonato, 2 na final four este mês para a T Liga, 4 partidas na T Portugal (mesmo com aquele sorteio feito à medida), e 2 jogos na Champions, isto dá um somatório de 25 jogos, 7 dessas partidas a meio da semana. Já o FC Porto, disputará as 17 jornadas da 2ª volta, e 2 partidas na Champions, num total de 19 jogos (menos 6 jogos versus o Benfica), FC Porto que apenas efectuará dois jogos a meio da semana.
    (nestas contas, e tendo em conta "favoritismos", aponto que FC Porto e Benfica possam cair nos oitavos da Champions, de igual forma, acredito que o Benfica elimina o Moreirense no Algarve na T Liga, e naturalmente supera na T Portugal Leixões, e de seguida Estoril ou Académica).

    Termino e concluo, na 2ª volta da temporada passada, o Benfica somou de forma inusitada, e inesperada 48 pontos, tal não se repetirá sem o "doping Jesus" a unir as massas, aliás, acredito que os 2 Clássicos e o derby nesta 2ª volta, serão decisivos nas contas finais deste Campeonato, porque afinal, se observarmos esta 1ª volta, o Benfica ganhou ao Sporting na Luz, e empatou no Dragão, e justamente com esses 4 pontos ganhos, garante ao Benfica a liderança com os tais 4 pontos de avanço, curiosamente, duas partidas, em que o Benfioa não mereceu ganhar ao Sporting, nem empatar no Dragão! (não, não estou a abordar a arbitragem, nem as Ligas da Verdade, nada disso, apenas avaliei o jogo jogado).

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro representante dos Portistas do Bairro da Graça

      Boa análise do ponto de vista do FC Porto.

      Vamos esperar quem vai acertar, mas volto a destacar a boa interpretação que faz. Contra factos não há argumentos. Eu não tenho. Só se fosse "desconversar". E isso não faço.

      As cinco próximas jornadas - 18 a 22 - vão definir muito. quem tem ou não tem estofo.

      18:
      SLB - CD Tondela
      FCP - Rio Ave FC

      19:
      GD Estoril Praia - FCP (28 de Janeiro)
      VFC Setúbal - SLB (dia 1 de Fevereiro)

      20:
      SLB - CD Nacional
      FCP - SCP

      21:
      SLB - FC Arouca
      VSC Guimarães - FCP

      22:
      SC Braga - SLB
      FCP - CD tondela

      Espero que sem "toupeiras" nos jogos do SLB e do FCP.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: Rui Vitória tem plantel para fazer melhor rotação. Eu treinador de bancada dou dois exemplos:

      1. Não pode é querendo utilizar Pizzi frente ao BFC deixar o jogador durante 90 minutos na TL a vencer por 2-0 ao intervalo quando o empate chegava para eliminar o Vitória SC em Guimarães;

      2. O André Almeida tem de descansar com Lindelöf a poder jogar a lateral direito. Há outros casos. A TP e a TL não podem atrapalhar o TETRA e seis! Ainda por cima tendo sorte com os emparelhamentos na TP!

      Eliminar
  2. Cuidado com a corrupção! Por exemplo, o sevilha-real madrid, os dois golos do sevilha são altamente duvidosos. O Sergio Ramos, cujo clube de juventude foi o Sevilha marcou um auto-golo deliberado, o Keylor Navas nem esboçou um gesto de defesa. No 2-1 o Jovetic armado em herói vê o Keylor Navas em linha com o seu poste direito e faz um golo fácil para o ângulo esquerdo. Pode verificar e dar a sua opinião?

    ResponderEliminar
  3. Mais um vermelho contra um adversário do porto, num lance inofensivo a meio-campo.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto,
    Notas:
    1. Eu vou mais longe quanto a Pizzi, que considero muito bom jogador. Ao contrário do que possa parecer, este período de transferências também nos permite contratar e não apenas vender (não é, Sr. Presidente?).
    Continuo a achar que nos falta um "8", um verdadeiro "8".

    2. Concordo, mas a maior premência de descanso é mesmo para o enorme N. Semedo. Deve ser o jogador com mais minutos acumulados nos pernas.

    3. O hóquei continua de vento em popa e...nada ainda quanto ao centenário, certo?
    Confesso que o meu (mau) feitio transmontano já começa, quanto a este assunto, a dar sinais de vida.
    Abraço,
    J.A.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: