A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03/11/2016

De Leão Para Camaleão

03/11/2016 + 5 Comentários API
PORQUE ATRIBUI RUI MIGUEL TOVAR MAIS UM TÍTULO DE CAMPEÃO DE LISBOA AO SPORTING CP ENTRE DOIS ALMANAQUES? ENTRE 2004 E 2016? ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA EDIÇÃO?


Almanaque do Sporting CP; Página 22; Rui Tovar/Rui Miguel Tovar; Almanaxi; Lisboa; 2004

(clicar sobre a imagem para conseguir uma leitura com mais qualidade)
Almanaque do Sporting CP; Página 26; Rui Miguel Tovar; Topbooks; Lisboa; 2016

Que eu saiba não se disputou nenhum campeonato de Lisboa com a presença do Sporting CP entre a edição de um Almanaque (2004) e do segundo (2006).




O Almanaque de 2004. Para quem não saiba esta foto é do nosso relvado. Conheço o fotógrafo a quem foi solicitada a fotografia. Sendo Benfiquista e tendo fotografias do relvado da "Catedral" cedeu-a aos editores da Almanaxi!


Alberto Miguéns

NOTA (para responder a um comentário de um leitor às 15:52): Não! Até Rui Miguel Tovar na página 223 do «Almanaque do Cam(Leão)» escreveu que o Sporting CP já não disputou o Campeonato de Lisboa que depois indica que ganharam! Ganharam...nada! É preciso estar sempre com um olho no burro e outro neles. Tudo o que fazem e escrevem tem que ser verificado! Como não conquistam em campo querem acrescentar títulos de papel


Almanaque do Sporting CP; Página 223; Rui Miguel Tovar; Topbooks; Lisboa; 2016

5 comentários
comentários
  1. Bem, eles passaram a dizer que ganharam o campeonato regional de Lisboa em 1946/47. Isso consegue-se descobrir se é mesmo verdade, ou não?

    ResponderEliminar
  2. até a relva, eheheheheheh...

    ResponderEliminar
  3. Essa da imagem... Sai comunicado do azevedo!

    Saudações TRIGLoriosas

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos é um mal geral...Não era o seu clube que era contra o estado novo?
    É que vejo no vídeo o SLB a fazer a mesma saudação que todos os outros...ou é invenção?!

    https://www.youtube.com/watch?v=GRLl-RcvCo8

    Curioso que neste mesmo vídeo o comentador afirma que o SCP é o campeão de Lisboa...e de Portugal...em 1938?
    Engraçado que em 1938 decorreu o ultimo campeonato de Portugal, ao mesmo tempo que decorriam os campeonatos da liga...


    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Reis,

      1. Nunca me ouviu dizer ou escrever que o SLB era um Clube Oposionista. Enquanto foi obrigatório o SLB obedeceu como era evidente. Na final da Taça de Portugal em 1938/39 há fotografias do SLB e da Académica a fazerem a Saudação. Que remédio. Quando deixou de ser obrigatório o Benfica deixou de a fazer. Todos os clubes eram obrigados a saudar os membros do Governo ou o Presidente da República. Uma vez dois jogadores do CF "Os Belenenses" - na selecção nacional - não o fizeram e nunca mais foram seleccionados, além do processo disciplinar por desobediência. Até o FC Barreirense que era o clube mais "rebelde" a fazia!;

      2. E é verdade. O Sporting CP em 1937/38 conquistou o Campeonato de Portugal. Só depois dessa edição o Congresso da FPF decidiu alterar o nome das competições. aliás era ridículo o que se estava a passar desde que foi organizada a I e a II Liga em 1934/35. Como o Campeonato de Portugal era realizado após apuramento dos resultados finais da I e da II Liga os clubes que participavam eram apurados através da I Liga (oito), II Liga (seis) e um representante insular vencedor da eliminatória Açores/Madeira. Pode verificar aqui, em 17 de Junho de 2016 (pelo menos), como foi essa última edição com o nome de Campeonato de Portugal. Aliás continuou a ser assim na Taça de Portugal até 1946/47. O mesmo modelo de apuramento. Só que em vez de oito da I Liga passaram a oito da I Divisão e seis da II Liga passaram a seis da II Divisão, o que mostra como as competições eram as mesmas. Apenas a designação tinha sido alterada no Verão de 1938. Contra factos não há argumentos.

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/falacias-e-balelas.html


      3.1. Por decisão da FPF em 1938, o SLB tem 35 campeonatos nacionais, três como campeonato da I Liga e 32 como campeonato Nacional da I Divisão. E 28 Taças de Portugal, três como Campeonato de Portugal e 25 como Taça de Portugal;

      3.2. Por decisão da FPF em 1938, o SCP tem 18 campeonatos nacionais, todos como campeonato Nacional da I Divisão. E 24 Taças de Portugal, quatro como Campeonato de Portugal e 20 como Taça de Portugal;

      4. Quem não gostar da decisão tem de questionar a FPF. Não é questionar quem leu a Imprensa da época e tem fotocópias do Relatório da FPF. e que se limita a reproduzir o que a FPF decidiu e oficializou no seu Relatório. Eu limito-me a escrever e contabilizar o que li em 1938. Quem o faz sabe que foi isso que se decidiu. O resto são interpretações. A FPF é que se acobarda e não toma posição;

      5. Pode ser que lhe dêem atenção. Copie essas duas páginas que já foram publicadas neste blogue e peça esclarecimentos à FPF.Pode ser que tenha sorte. Pode encontrá-las em 29 de Setembro de 2016:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/09/o-benfica-nos-51s-trinta-e-dois-avos-de.html

      6. A FPF é que é responsável pelo que decidiu em 1938. A minha opinião não interessa. E até lhe digo que não coincide a 100 por cento com a da FPF. Mas isso é apenas opinião. Uma como milhares de outras. A decisão da FPF é inequívoca. E essa é que conta. Por muito que custe a muitos...Azar!

      Saudações do TRIcampeão

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail