SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 agosto 2016

Entre um Serrado e um Mentiroso (Parte 1)

11 agosto 2016 20 Comentários

APANHA-SE MAIS DEPRESSA O SERRADO A DIZER MENTIRAS. OU A DAR O DITO POR NÃO DITO.


Ricardo Serrado escreveu um livro, publicado em Maio de 2010, onde quer fazer figura de sabedor. Por isso não teme ir contra o que está institucionalizado e escreve o óbvio. Mas que foi atitude nobre de alguém que soube assumir a verdade. Embora muitos outros antes dele (Ricardo Ornelas, Tavares da Silva, Ribeiro dos Reis e Cândido de Oliveira, por exemplo) já o tivessem escrito. A Taça de Portugal é a nova designação, em 1938/39, do Campeonato de Portugal.

História do Futebol Português. Das origens ao 25 de Abril. Uma análise social e cultural; Volume I; páginas 217 e 218

E reafirmou-o numa coluna de opinião na revista "Futebolista" n.º 97, em Setembro de 2013, na página 15.



Agora como director do Museu do SCP meteu a "viola afinada no saco" e dá-nos guitarradas desafinadas. E só clicar e procurar Futebol Profissional. O que antes era o equivalente à Taça de Portugal passou a ser equivalente ao Campeonato Nacional. Dar o dito por não dito! Só que quem escreve deixa rasto...

(Clicar em cima da imagem para visualizar com mais pormenor)


Um desonesto da pior espécie fazendo tábua rasa daquilo que sempre disse e defendeu. Nega o que não é de negar. 
(estou a tentar que o Master Groove elimine a palha para asnos e apenas se foque no essencial.. )
Já está! Um novo vídeo. 
Obrigado MG.)




É o dinheiro que manda. Manda Bruno de Carvalho, obedece Ricardo Serrado. Moço de fretes e passador de recados.



Ricardo Serrado tem razão. A Taça de Portugal é a continuação do Campeonato de Portugal. Até os troféus são disso exemplo. Só é pena que se tenha esquecido de colocar os quatro troféus na vitrina de baixo. São tão parecidos, não são, "cegueira funcional"!


Tudo isto é hilariante (por ser do SCP) e triste (por mostrar falta de ética). Felizmente anda a dar barraca no Sporting CP. A entrevista é um fartote! O paladino do rigor, seriedade e da verdade é capaz de negar por questões "não científicas" o que escreveu, afirmou e reafirmou por motivos científicos. Quando levar outro chuto - que é o habitual - vamos ver o que irá dizer do Sporting CP? Agora pagam-lhe. Diz o que querem que seja dito! Já no Benfica fez o mesmo. Quis alterar a História do Glorioso porque lhe pagaram para isso! Não porque percebesse do assunto!


E que tal deixar de ser intelectualmente desonesto. O dinheiro não justifica tudo! Afinal quem é que é intelectualmente honesto. Quem é incorruptível ou quem dá o dito por não dito?!



Alberto Miguéns

NOTAS FINAIS

1. Tem a desfaçatez de dizer o que agrada ao novo patrão. «A história do Sporting que até é a mais verosímil». E também: «O Sporting é o clube que tem a sua história mais consolidada». Pois se é a sua! Está sempre consolidada na sua! Se fosse: De todos é o que tem...o assunto era outro! Trapalhão! Ora a história do início do Sporting CP contada pelo próprio SCP está mais cheia de incongruências que os buracos de um queijo suíço. Amanhã vai já levar com três de muitas. De dúzias delas...

2. É preciso que os Benfiquistas estejam atentos. Ele já teve "carta branca" para agradar ao "agora" velho patrão. E para lhe agradar, pingando euros, alterou-nos a história. À socapa. Sorrateiramente. Lagarto escondido com o rabo de fora! O clube não tem donos. Nunca teve. Espero que nunca os tenha! Materialmente é dos seus associados. Moralmente é de todos os Benfiquistas. É preciso continuarmos vigilantes. Porque continuam no Clube os que lhe deram protecção para enxovalhar, não só o Benfica como Cosme Damião, chamando-lhe Júlio!

NOTA: Eles escreveram mesmo "extractos sociais" em vez de estratos sociais. Não foi inventado. A não ser pela "Equipa"!
Como se vê/lê oficialmente Cosme Damião já foi Júlio. Valeu um leitor deste blogue ter conseguido o registo de baptismo. Se tal não tem acontecido como se conseguiria descobrir que Ricardo Serrado inventara um nome próprio para Cosme Damião?


3. É preciso ter cuidado com pantomineiros que se intrometem entre os adeptos que amam os clubes (mas que também sabem ser racionais e ponderados) pois os Clubes de Futebol cheiram a dinheiro - nem que seja de dívidas - que tresanda. Vejam como ele - Ricardo Serrado - termina uma carta execrável onde enxovalha tudo e todos, incluindo o Benfica - alguns até baseando-se no facto de estarem no Benfica em troca de favores como no caso do CDI - excepto quem lhe dá a mão:


Lá na minha aldeia alentejana de Montalvão chama-se a isto. Juntar a fome com a vontade de comer...nos!



4. O Tempo é o melhor juiz. Ninguém consegue enganar o tempo (no sentido futuro). Se tiver paciência e...tempo (no sentido ocupação) hei-de procurar comentários a insultar-me afirmando que só criticava Ricardo Serrado - um historiador respeitado com livros publicados, por exemplo - porque tinha inveja dele e queria poleiro no Museu do Benfica. Depois escolho um e coloco-o aqui. Eu não tenho medo do tempo com T maíusculo. Já do tempo com t minúsculo é mais problemático. 



5. No que é mundano (o nosso dia-a-dia) sou igual a tudo e todos. Um ser humano como outros. Em matéria de Benfica e Benfiquismo sabem - até dentro do Clube - que ninguém consegue comprar-me quer o silêncio, quer as minhas palavras. E já tiveram oportunidade de o experimentar (tentar...) e engolir em seco...Como Benfiquista em relação ao Benfica, sou I-N-C-O-R-R-U-P-T-Í-V-E-L. E com orgulho!



6. (Às 10:16 por pedido/sugestão de um leitor) Em relação ao livro propagandeado na entrevista à Sporting TV no que diz respeito ao Benfica já foi tema de um texto neste blogue em 29 de Janeiro de 2016 (Cosme? Ata? Serrado?). Em relação ao FCP e SCP por ser mais desinteressante será tema - embora de um modo genérico - na próxima semana - depois do que verdadeiramente interessa, o Benfica em Tondela - designado por Entre um Serrado e um Mentiroso (Parte 3)

20 comentários
  1. "Para mim Cosme Damião não foi o fundador do Sport Lisboa e desafio algum "historiador" do Benfica a mostrar o contrário" (Ricardo Serrado)

    Ó Serrado das serraduras. Nem sabes com quem te metes. O Miguéns, o TAL HISTORIADOR que o canal do Pótem diz ser Historiador Oficial (1) do Benfica, já te respondeu e não perdes pela demora para levares mais umas bordoadas, porque o Miguéns nunca deixa uma guerra pelo meio e só sai dela...ganhando-a!!!

    (1) Historiador Oficial apenas para os adeptos porque, como o Miguens não se verga e não é lambedor de botas, a estrutura esquece-o!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro Viriato,

      mas sabe quantos leitores Benfiquistas se manifestaram a favor da inclusão de Alberto Miguéns?

      43.

      Uma simples demonstração de intenção, sem qualquer vínculo jurídico ou estatutário, quase como um inquérito informal, perguntando aos Benfiquistas se consideram que uma pessoa como Alberto Miguéns seria preferível a um qualquer Ricardo Serrado.

      43! De entre tantos leitores Benfiquistas.
      Para mim, isto tem um triste significado.

      http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR92726

      Os próprios Benfiquistas preferem anestesiar-se nas vitórias do presente, a permanecer acordados em respeito pela sua História. É que as vitórias não durarão sempre, a História sim.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
    2. As petições publicas nao servem para este tipo de "escolha", por isso e normal que os Benquistas (que nem conhecimento devem ter desta petição) não tenham assinado algo que se atingir os assinantes necessários sera discutido na assembleia da republica e não, no clube!

      Eliminar
    3. Caro Luís Ribeiro,

      A petição foi lançada neste mesmo blog, nos comentários, por um assíduo leitor que assina como António Madeira. Só este blog terá, seguramente, bem mais que 43 leitores, portanto, não é por falta de conhecimento.

      Reitero, como aliás referi no comentário a que respondeu, que tal petição é meramente um exercício de demonstração de intenção, sem qualquer vínculo ou efeito prático que não o de medir que tipo de tratamento à História do Benfica preferem os Benfiquistas. A resposta parece-me ser que conta sim o número de troféus expostos no Museu, importando menos as "historietas" (em oposição à História) acerca das conquistas que cada uma representou. Já para não se falar no resto da História, ou seja, tudo o que se passou no interior do clube, com as pessoas que o fizeram.

      Às vezes, caro Luís Ribeiro, dá a ideia que os Benfiquistas desatentos ou ainda muito jovens pensam que o António Miguéns está a descrever a Pré-História do Benfica :) "Aquelas curiosidades" que aconteceram antes do Benfica "existir".

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  2. Caro Alberto tens todo o meu apoio e com certeza o de muitos benfiquistas para desmascarares este energúmeno do serrado de uma vez por todas.
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Quanto a Historia do Sport Lisboa e Benfica e do futebol Portugues no geral so existe uma pessoa que eu confio,essa pessoa e voce SR.Alberto.Saudacoes Tri-Gloriosas.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto, este Serrado e no minimo um incompetente de primeira, mas provavelmente trata-se de uma mistura de ma fe com incompetencia mesmo. Gabo-lhe a paciencia e a assertividade em continuamente desmascarar esse charlatao, e devo dizer que espero ver bem pior do Serrado no SCP. Esta historia das antigas tacas que agora valem por tacas e ainda campeonatos e apenas o primeiro capitulo.

    Ainda vamos ter mais pantominices na historia do SCP e ataques ao Benfica por um senhor que os media continuam a insistir em chamar de “historiador”. Valha-nos o Alberto e outros benfiquistas com respeito pela historia.

    ResponderEliminar
  5. http://www.dn.pt/media/interior/as-profissoes-dos-jogadores-do-benfica-em-1929-5332654.html

    ResponderEliminar
  6. Não adianta. A política de comunicação para aquele lado é mesmo dedos no ouvido e "o ar é de todos", quando toca a contraditório.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Alberto.

    Em caso de algo ser necessário, pode contar comigo.

    Saudações TRIGloriosas.

    ResponderEliminar
  8. Caro Benfiquista nunca se canse de lutar pela Verdadeira História do Sport Lisboa E Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Caro Alberto e companheiros benfiquistas,
    Conheço a personagem das lides académicas, sendo conhecedor da comunidade de historiadores e sociólogos do desporto na Academia portuguesa. Comunidade essa que é bastante pequena.
    O que vos garanto é que Serrado é personagem sem crédito algum entre a comunidade. Toda ela conhece e reconhece a fraca qualidade da sua produção científica (é verdade, ainda lhe chamo produção científica, mas quanto me custa...), e as suas investidas pela reescrita da História e pela reinterpretação enviesada dos factos. Aposta claramente em criar ruído através de afirmações que causem estrondo, para que o seu trabalho seja falado.
    É por isso que já só trabalha a solo.
    É por isso que saiu da unidade de investigação onde inicialmente era investigador, durante o seu mestrado.
    É por isso que teve que procurar outro "pouso" para poder seguir para doutoramento.
    É por isso que concorreu umas 2 ou 3 vezes ao concurso nacional para atribuição de bolsas de doutoramento, e foi sempre reprovado.
    Mas Serrado é um tipo esperto, fura-vidas.
    Desconheço como "entrou" no SLB, e quem lhe abriu a porta. A saída só mostra o calibre da personagem.
    Depois, proscrito pela comunidade académica, teve a esperteza de se chegar a Manuel Sérgio, aproveitando a notoriedade que Mourinho e Jesus garantiram a este, para ele também ganhar visibilidade. É só por isso que a acefalia dos órgãos de comunicação lhe dão tempo de antena.
    Chegou agora ao Sporting, e só tenho a dizer que lamento, pelo Sporting.
    Como bem refere o amigo Alberto (perdoe-me o abuso de confiança), o Tempo voltará a colocar Serrado na sua condição natural: escorraçado e desacreditado.
    Mas já deu suficientes provas de resistência para não acreditar que está a gastar a sua última vida. Mas para mim, desde que não as gaste com o nosso Sport Lisboa e Benfica e com a minha Academia, até convivo bem com essa realidade.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  10. Caro Consorcio Alberto Miguens,
    Antes de tudo muito obrigado pelo seu trabalho mas sobretudo pela demonstração de benfiquismo que ele encerra.
    Sendo livre, honesto e colocando o BENFICA em primeiro lugar e sempre o BENFICA em primeiro lugar faz justiça ao nosso lema e merece um lugar junto dos nossos maiores.
    Quando o leio, lembro-me do BENFICA que o meu saudoso avó me deu a conhecer e que imediatamente passei a amar, sendo hoje juntamente com Deus e com a minha família o mais perene amor da minha vida.
    Pena que os tempos de acefalia que vamos vivendo não permitam que a sua mensagem tenha um alcance maior e que aqueles que governam o nosso querido clube se esqueçam dos valores primordiais e fundamentais do BENFICA, aqueles que nos tornaram diferentes e nos levaram a ser o mais amado clube do mundo.
    Que a sua pena nunca se cale nesse combate pelo verdadeiro BENFICA.
    Se precisar de ajuda, saiba que alguns de nós estaremos a seu lado, nesse combate.
    Muito Obrigado, Grande abraço benfiquista
    João Rodrigues sócio nº 11778

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde.

    Muito obrigado por todos os esclarecimentos. Continue o bom trabalho sempre com o Benfiquismo como o mais alto valor.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Como Benfiquista agradeco o esforco que sempre fez na luta pelo Glorioso ! Como pode um homen [serrado] descer tao baixo e ser tao mentiroso !
    Americo Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para descer é preciso primeiro subir. É procurar na wikipedia Primordial Ooze. ;)

      Eliminar
  13. Coluna vertebral verde, gelatinosa e serrada. Só podia dar isto.

    Malhe nele Alberto. Malhe nele com a Verdade. Malhe nele que o serrado nem sequer tem coragem para dar a cara!

    ResponderEliminar
  14. Bom dia
    Só para corrigir o que esse grande mentiroso anda a apregoar como pseudo director do museu dos lagartos. Não é director de coisa nenhuma
    Um dito historiador na parte comercial, vai ser lindo

    Ricardo J. Serrado
    Departamento de Exploração Comercial | Museu e Eventos Estádio, Pavilhão, Multi desportivo e Academia
    Sporting Clube de Portugal

    Obrigado

    Estádio José Alvalade - Rua Professor Fernando da Fonseca Apartado 4120 | 1501-806

    ResponderEliminar
  15. Mais acrescento
    Director do museu é um tal de Bruno de Mascarenhas que também tem um tacho na junta freguesia da Estrela (ver pagina junta freguesia). Este falso qualquer dia diz é ser formado em mentirologia aplicada, curso que deve ser verdadeiro à daqueles que diz ter no linkedin
    Mais de fonte segura sei que parte desta remodelação deste museu alagartado foi uma cópia rosqueira do museu do FCPorto, pois tenho uma foto que mostra a cópia rosqueira
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Por isso sempre defendi que para o Museu do Benfica o Director devia ser um nome prestigiado da Cultura portuguesa, Benfiquista com gosto em valorizar e divulgar o Museu, mas nunca remunerado. Por isso alguém que não trabalhe para outrem. Alguém reformado/aposentado ou com liberdade para estar a tempo inteiro ao serviço do Museu.

      Tem de ser uma pessoa independente que sirva os interesses do Clube em 113 épocas/anos e não alguém que tenha de prestar vassalagem para receber mais uns quantos euros por mês.

      O Director do Museu do Benfica é um fanático sportinguista, António Ferreira que só não mostra o fanatismo como mostrava quando estava na SIC porque "dobra a espinha" a quem lhe paga!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: