SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 fevereiro 2016

Eles Começam a Adivinhar...Jonas

22 fevereiro 2016 3 Comentários
EU SÓ TENHO TEORIA. JONAS TEM PRÁTICA. ELE SABE INFINITAMENTE MAIS DESTE ASSUNTO DO QUE EU.




Mas no Futebol quem é que não gosta de opinar?


Desde há muito que registo em papel (ultimamente também em imagens, animadas ou paradas) as grandes penalidades - falhadas e concretizadas - tal como os pontapés da marca de grande penalidade para desempatar eliminatórias europeias ou jogos, em torneios ou troféus. 

Actualmente os treinadores de guarda-redes estudam os marcadores de grandes penalidades e passam essa informação aos guarda-redes antes de cada jogo. Em minha opinião, com nove grandes penalidades (oito concretizadas e uma falhada, ainda bem que "a menos importante") Jonas começa a expor-se ao insucesso porque apesar de marcar em força não arrisca apontar à rede lateral das balizas (só o fez uma vez), para os entendidos indefensável se for marcada em força. Com nove grandes penalidades (ainda sem recorrer a pontapés de desempate) o nosso goleador está a caminho de igualar a proeza de Cardozo (marcou as doze iniciais (clicar). Mas... como as imagens documentam vai-lhe valendo os guarda-redes serem enganados. Quando "acertam no lado" quase que inviabilizam o golo.  











Provavelmente tudo isto não passará de "sofrimento por antecipação" de um adepto! Mas...




Os ingleses que escrevem acerca de tudo no futebol - embora depois na prática obtenham poucos resultados - até livros acerca de grandes penalidades editam com fórmulas tendo por base a área da baliza e a força do remate. Consideram três áreas sem defesa possível (desde que o remate tenha a força certa): as duas redes laterais e toda a área superior embora seja demasiado arriscado calcular a onze metros com tanta certeza acertar dentro da baliza e não falhar por decímetros colocar a bola na trave ou acima dela, daí ser mais confiável marcar para junto dos dois postes!

Continua a marcar. Mesmo que sempre do mesmo modo. Desde que seja Golo-rioso é um grande golo, Jonas!


Alberto Miguéns

NOTA FINAL (entretenimento): Depois há os artistas que sabem aproveitar as Leis do Jogo (que muitos ignoram):

Cruyft (clicar)


Messi/Suarez (clicar)


3 comentários
  1. Caro Alberto,
    diz-se que Eusébio só falhou uma grande penalidade e foi em circunstâncias especiais. Sabe se é verdade?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro VictorJ,

      Isso é mito. Não posso dar números definitivos (porque não os tenho). Mas falhou mais de dez. Pelo Benfica (equipa principal) marcou 74 mas falhou uma meia dúzia. Não contabilizei os insucessos. Nos anos 80 achei não fazer sentido gastar tempo com o negativo quando procurava - ainda sem o ter - o positivo do Benfica. Mas entre a Reserva e a Selecção Nacional acrescentarei, por intuição, mais três/quatro. Num tempo em que não havia estudo através de imagens do modo como marcava.

      Considero como futebolista Eusébio melhor que Ronaldo e este, tal como Eusébio, inferior a Messi. Em termos e como "futebolista completo", ou seja, além das características individuais a importância - impacte positivo - na equipa, no colectivo. Mas do que li/vi no passado Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre de grandes penalidades. Mesmo superior a Messi. Por pura intuição/observação não sistemática nem estudada. Neste tempo em que se estuda o modo de as marcar até já deve haver "estudos" de eficácia...

      Gloriosíssimas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Bem analisado!!! Mas com essa conversa até vou tremer da próxima vez que ele for marcar um penalti e então se for decisivo... eu cá com as minhas superstições preferia não ter lido este texto e mais não digo...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: