SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 junho 2014

Sermão de Santos ao Serão

26 junho 2014 3 Comentários
TODOS TÊM DIREITO A TER LIBERDADE PARA CRITICAR! E SER CRITICADOS? NÃO?



O sportinguista Rui Santos (mas podia ser outro -ista qualquer) na SIC - Notícias, no programa onde faz o habitual sermão de terça-feira, o Tempo Extra atirou sobre tudo e todos deixando de fora Cristiano Ronaldo. Disse ele "àspaginastantas":

«Ele (Cristiano Ronaldo) chega a dizer. Que! Bom! Eu tinha uma coisa muito simples a fazer. Eu acabei a minha época desportiva no Real Madrid como campeão europeu. Se eu quisesse gerir a minha carreira em função do meu interesse a questão do campeonato do Mundo, pois claro, é algo mais que entra no currículo. Mas se ele quisesse gerir isto, tu achas que era a ausência do Cristiano Ronaldo do campeonato do Mundo que o ia fazer atrasar-se na evolução da sua carreira?! Não! O que ele fez está feito e fez com muito mérito.»

Esta agora?
A selecção portuguesa foi organizada em função de Cristiano Ronaldo ou a marca CR7 + 22. Tudo para proporcionar "bem-estar" e protagonismo ao melhor futebolista português da actualidade e um dos melhores do mundo de sempre no futebol que já leva 150 anos de existência. Mas CR7 seca tudo à sua volta que nem um eucalipto. Muitos por se sentirem subalternizados, mesmo com muito mais épocas e internacionalizações, foram esquecidos para fazer emergir CR7 como o Capitão. Como se tivessem que estender uma passadeira para ele chegar ao topo. A selecção portuguesa joga para permitir que CR7 marque golos. Mesmo não jogando a ponta-de-lança tem de ser o melhor marcador e todos - percebe-se isso nos jogos - quando têm a bola procuram CR7 para lhe entregar a bola enquanto os avançados da selecção têm por missão afastar os defesas e médios para a entrada triunfal de CR7. A selecção vai pagando por isso.

Uma falácia acerca da selecção portuguesa ser melhor agora que antes...
É um engano pensar, em termos internacionais, que o futebol português esteja nas últimas décadas melhor que antes dos anos 90 do século XX. Agora está nas fases finais dos campeonatos do Mundo e da Europa porque são apuradas o dobro das selecções. Antes só os primeiros de cada grupo, na fase de apuramento, seguiam para as fases finais. Se assim fosse - se assim continuasse a ser - a selecção portuguesa só tinha estado presente em seis fases finais: três do campeonato do Mundo (1966: 1.º do grupo 4; 2002: 1.º do grupo 2; e 2006: 1.º do grupo 3) e três do campeonato da Europa (1984: 1.º do grupo 2; 1996: 1.º do grupo 6; e 2004: por ser o país organizador).

Em Defesa do Benfica
É evidente que o Benfica não tem capacidade para fornecer mais a selecção nacional, por ter poucos portugueses a jogar como titulares ou suplentes muito utilizados. Mas se a selecção nacional não tem sido "montada" em função dos interesses de CR7 talvez Ruben Amorim servisse melhor os interesses da selecção portuguesa. E dos portugueses que "sofrem" pela selecção nacional que não é o meu "caso". Mas também não desejo que perca, como alguns na "Era Scolari"! É-me indiferente!

Ainda: esta agora?
Cristiano Ronaldo era entre todos os futebolistas presentes no Mundial aquele que tinha mais interesse em estar no Mundial e conseguir chegar, pelo menos, às meias-finais com golos marcados! O máximo de golos marcados possível com "todo o Mundo a ver que levava Portugal aos ombros"!

Tudo porque querem fazer do futebol, enquanto desporto colectivo, uma montra para promover individualidades dando um valor exacerbado a prémios individuais como a Bola de Ouro!

Alberto Miguéns Plano para Junho/ Julho
(Previsão sempre à meia-noite)
De 26 para 27: Oitocentos Anos;
De 27 para 28: Notícias da Nossa Selecção (parte III);
De 28 para 29: Três Dias do Basquetebol (Última década);
De 29 para 30: Três Dias do Basquetebol (2013/14);
De 30 para 01: Três Dias do Basquetebol (Todos os campeões);
De 01 para 02: Notícias da Nossa Selecção (parte IV);
De 02 para 03: Três Dias do Hóquei em Patins (Última década);
De 03 para 04: Três Dias do Hóquei em Patins (2013/14);
De 04 para 05: Três Dias do Hóquei em Patins (Todos os campeões);
De 05 para 06: Notícias da Nossa Selecção (parte V);
De 06 para 07: Atenção ao "Futeluso - versão 2015";
De 07 para 08: Tanta e Tanta Glória Benfica (Golo 27 mil);
De 08 para 09: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II);
De 09 para 10: Notícias da Nossa Selecção (parte VI);
De 10 para 11: Três Dias do Voleibol (Última década);
De 11 para 12: Três Dias do Voleibol (2013/14);
De 12 para 13: Três Dias do Voleibol (Todos os campeões);
De 13 para 14: Notícias da Nossa Selecção (parte VI);
De 14 para 15: Centenário da Gloriosa Natação (parte II);
De 15 para 16: Gostava Tanto Que..
3 comentários
  1. Concordo plenamente com o circo á volta do Ronaldo. Ter uma equipa a trabalhar para ele durante anos (desde 2008), onde só ele sobressaiu, e depois dizer o que disse é faltar ao respeito aos colegas e ser pobre e mal agradecido.
    O Ruben de facto podia fazer melhor, e é, que o "Variações", Moutinho e Cú-grande Veloso (que deixa mal o sobrenome).
    É uma simples opinião.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  2. Estamos há um mês à espera do "Futeluso - versão 2014/15" e há dois meses à espera do "Eu Benfiqusita no Museu do FCP" !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tim

      Estão os dois feitos, "alindados" com fotografias e tudo. Mas... entretanto surgem "novidades".

      Espero que não o desiluda depois de tanto e tanto esperar!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: