SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2014

Glória Eterna Coluna (18)

26 fevereiro 2014 0 Comentários
OPINIÃO

Coluna na 2.ª fila, entre o grande José Torres e o pequeno Simões. Com 33 anos a carreira estava prestes a terminar. Em 1968/69 estavam para trás 14 temporadas consecutivas. Uma vida

Mais uma temporada com bons resultados internos: uma "dobradinha", a quarta com o contributo de Coluna: 1954/55, 1956/57, 1963/64 e 1968/69.

Tricampeonato Nacional
O "Glorioso" sagrou-se Tricampeão nacional com dois pontos de vantagem para o 2.º classificado. Numa época de "manobras de caserna portista" Coluna continuou a jogar essencialmente no meio-campo, mas na direita. Foi o 4.º futebolista do Clube mais utilizado: 2006 minutos em 24 jornadas com três golos.

Finalmente a Taça de Portugal (com "dobradinha")
Depois do se sagrar campeão nacional, Coluna foi fundamental na final de 120 minutos frente à equipa de estudantes contestatários da Associação Académica de Coimbra. Numa campanha com nove encontros, Coluna esteve em oito deles, jogando 723 minutos.

Mais uma Taça dos Clubes Campeões sem sucesso
A campanha na principal competição da UEFA não teve o sucesso esperado. O "Glorioso" foi afastado, num terceiro jogo em campo neutro, nos quartos-de-final. Coluna foi o 8.º futebolista mais utilizado com 360 minutos, em quatro jogos com um golo.

Abrir a temporada na América e encerrá-la na Ibéria
O Benfica continuava no "corre-mundo". Desde a Argentina, em Buenos Aires, passando pela Venezuela, Colômbia e Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. A época terminou com a conquista do Torneio Ibérico, frente a dois clubes espanhóis: Real Sociedade basca e Clube Atlético de Madrid.

1968/69
Competições
Jogos
Golos
Adversários
Golos
TOTAIS
47
5


Campeonato Nacional
24
3


Taça de Portugal
8
-


Taça Clubes Campeões Europeus
4
1


Torneio de Buenos Aires
4
-


Torneio Ibérico de Badajóz
2
-


Particulares internacionais
1
1


Particulares internacionais
4
-


NOTA: A vermelho troféus (e/ou) títulos conquistados

Alberto Miguéns
             
NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 20 horas (até às oito horas da noite) o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: