SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2014

Glória Eterna Coluna (17)

26 fevereiro 2014 0 Comentários
OPINIÃO
Com 33 anos, Coluna como "Eterno Capitão" entre José Torres e Simões. "Apenas" o seu lugar habitual!

Na 14.ª temporada de Coluna do Clube, registou-se a conquista de mais um título de campeão e finalista da Taça dos Clubes Campeões Europeus pela quinta vez em oito anos.

Bicampeões Nacionais
O Benfica conseguiu conquistar o título de campeão nacional com mais quatro pontos que o 2.º classificado. Coluna com a presença em 20 jornadas completou 1787 minutos marcando três golos. Apesar de menos utilizado continuava a fazer parte da lista dos titulares. Foi o 10.º glorioso de "Manto Sagrado" mais utilizado.

A Taça de Portugal teimava em não chegar
O Benfica continuava a não conseguir conquistar a Taça de Portugal. Em 1967/68 o Benfica atingiu as meias-finais, na qual foi afastado pelo 3.º classificado. Coluna totalizou 450 minutos nos cinco encontros em que actuou. Foi o 3.º futebolista do Benfica cam mais tempo de utilização.

Mais uma final na Taça dos Clubes Campeões Europeus
O "Glorioso" conseguiu atingir em oito temporadas pela 5.ª vez a final da mais prestigiada competição europeia (e mundial) para clubes. Coluna foi o sexto mais utilizado, com 750 minutos em oito jogos, incluindo a final no mítico estádio de Wembley, em Londres frente a uma equipa de um clube inglês de Manchester, o United FC.


Mais uma digressão: Do Benfica ao Mundo
O "ritual habitual" em cada temporada: participação e conquista de torneios de "dois dias" no início como preparação para as competições e digressões pelo Mundo no final, como consagração de uma geração de inexcedíveis. Em 1967/68 o Clube rumou às Américas: Colômbia, Equador e Estados Unidos da América.


1967/68
Competições
Jogos
Golos
Adversários
Golos
TOTAIS
45
4


Campeonato Nacional
20
3


Taça de Portugal
5
-


Taça Clubes Campeões Europeus
8
-


Taça de Honra de Lisboa
2
1


Torneio de Nova Iorque
9
-


Particulares internacionais
1
-


NOTA: A vermelho troféus (e/ou) títulos conquistados

Alberto Miguéns
             
NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 20 horas (até às oito horas da noite) o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: