SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 fevereiro 2014

Glória Eterna Coluna (16)

26 fevereiro 2014 0 Comentários
OPINIÃO

Aos 31 anos Coluna entre Eusébio e Simões, três Magriços de 1966 fundamentais na recuperação do título de campeão nacional rumo a mais uma campanha europeia na temporada seguinte


Na ressaca de uma época muito abaixo das possibilidades a enorme equipa do "Glorioso" fez de 1966/67 uma espécie de ano 0, pois não competia na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Na 13.ª época as lesões apoquentaram a Glória Benfiquista. Finalmente "A Coluna Vermelha" cedia ao desgaste físico. Aos 31 anos.

Recuperar o triunfo no campeonato nacional
O grande objectivo do temporada foi amplamente conseguido. O Clube conquistou o título de campeão nacional que dava acesso na temporada seguinte à Taça dos Clubes Campeões Europeus. Com três pontos de vantagem para a surpreendente equipa de estudantes da Associação Académica de Coimbra. Coluna não foi muito utilizado: 1710 minutos em 19 jornadas com dois golos. Apenas o 10.º com mais tempo de utilização na mais importante (e longa) competição portuguesa.

Mais uma Taça de Portugal mal encaminhada
O Benfica não conseguiu mais que fazer seis encontros na Taça de Portugal sendo afastada nos quartos-de-final pelo 2.º classificado no campeonato nacional, a equipa da Associação Académica de Coimbra. Coluna participou em dois: 180 minutos.

Sair cedo da Taça das Cidades com Feiras
Numa competição com muito menos prestígio que a versão a eliminar da actual Liga dos Campeões, o "Glorioso" apenas realizou dois jogos na Taça das Cidades com feiras. Coluna participou em dois: 180 minutos.

Mais dois torneios internacionais e uma digressão ao Chile
O SL Benfica conquistou o Torneio de Nova Iorque e no Chile perdeu, infelizmente, Augusto Silva que seria acometido de um acidente vascular que terminou precocemente com a sua auspiciosa carreira de futebolista.

1966/67
Competições
Jogos
Golos
Adversários
Golos
TOTAIS
32
2


Campeonato Nacional
19
2


Taça de Portugal
2
-


Taça Cidades com Feiras
2
-


Torneio Costa do Sol
2
-


Torneio de Nova Iorque
2
-


Particulares internacionais
5
-


NOTA: A vermelho troféus (e/ou) títulos conquistados

Alberto Miguéns

NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 20 horas (até às oito da noite) o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: