A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26/02/2014

Glória Eterna Coluna (10)

26/02/2014 + 0 Comentários API
OPINIÃO

Coluna aos 26 anos sagra-se Bicampeão Europeu. Entre o capitão e avançado-centro José Águas e o benjamim Simões (extremo-esquerdo) está o melhor futebolista da temporada de 1961/62. e a Bola de Ouro? Ninguém reclama?

Foi grande a expectativa para a nova temporada do Campeão Europeu, em Portugal e na Europa. E era nos ombros de Coluna que os adeptos depositavam a esperança. Na Europa cumprimos. Em Portugal ficou a meio...

 
Bicampeão Europeu em 1961/62
Foi uma campanha de grande qualidade. Até parece de propósito. A final, em Amesterdão, foi Olímpica, no Estádio Olímpico, colocando em confronto na sétima edição da competição os dois únicos campeões europeus. Melhor! O único pentacampeão (1955/56 a 1959/60) frente ao Campeão Europeu em título (1960/61) que regressava à segunda final consecutiva, enquanto o Real Madrid CF tinha fama de quando era finalista era para vencer! Coluna ajudou, e de que maneira, o "Glorioso" a arrasar o poderoso emblema espanhol. O jogo foi formidável, um dos melhores de sempre na história gloriosa do Benfica e do futebol europeu e mundial. Com 2-3 a favor dos madridistas, aos 50 minutos, o Benfica empata a final a três golos. Vinda da extrema-esquerda, a bola foi para Coluna, que a dominou e, sem delongas, desferiu um remate extraordinário para o canto raso direito da baliza de Araquistain. Depois do 4-3 aos 58 minutos, aos 68 minutos pontapé livre a favor do Benfica por "mão" de Santamaria. Coluna encarrega-se de marcar com um toque lateral para Eusébio desferir um pontapé fulminante para a direita do inconsolável guarda-redes do Real Madrid CF. E o Benfica, com 5-3, e 22 minutos para jogar era Bicampeão Europeu. Coluna contribuiu com a participação em 620 minutos dos sete jogos desta segunda campanha, marcando dois golos. O segundo foi em Amesterdão enquanto o primeiro foi na goleada caseira, por 6-0, ao campeão alemão, 1.FK Nuremberga.

O Bicampeão Europeu ficou em... 3.º lugar em Portugal
No campeonato nacional português o Benfica de Coluna não passou do 3.º lugar, com 36b pontos, a sete do campeão nacional e a cinco do 2.º lugar. Coluna com 2160 minutos em 24 jogos e seis golos foi o 2.º futebolista do Benfica com mais tempo de jogo, a par de Costa Pereira, e a dois jogos (e 180 minutos) do totalista Fernando Cruz.

Conquista da Taça de Portugal
Para fechar uma época dourada o "Glorioso" conquistou a Taça de Portugal ao vencer por 3-1 na final, o Vitória FC de Setúbal. Coluna participou em seis jogos totalizando 540 minutos, incluindo a presença na final jogando como médio-centro.

Digressão ao Ultramar
A época terminou com uma digressão ao Próximo Oriente (Egipto, Chipre e Turquia) enquanto a equipa de reserva "despachava" as eliminatórias - a duas mãos - da Taça de Portugal, o treinador Béla Guttmann abandonava o Clube (na final da Taça de Portugal já foi o adjunto Caiado o técnico responsável pela orientação da equipa) e para culminar a extraordinária temporada de 1961/62 uma digressão ao Ultramar com Coluna a jogar na "sua" Lourenço Marques, em 7 de Julho de 1962, ou seja, a um mês de completar 27 anos. O tempo a passar!

1961/62
Competições
Jogos
Golos
Adversários
Golos
TOTAIS
56
13


Taça Clubes Campeões Europeus
7
2


Taça Intercontinental
3
1


Campeonato Nacional
24
6


Taça de Portugal
6
-


Taça de Honra de Lisboa
2
-


Torneio Dia de Angola
2
-


Particulares internacionais
9
4


Particulares nacionais
3
-


NOTA: A vermelho troféus (e/ou) títulos conquistados

Alberto Miguéns

NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Coluna, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Eterno Capitão o EDB evocará de hora a hora durante as próximas 18 horas o percurso desportivo de um futebolista inigualável.

0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail