A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31/12/2013

Vamos a Ela

31/12/2013 + 1 Comentários
OPINIÃO

Que bonito o nosso Benfica na letra do nosso João Monge e na voz do nosso  António Zambujo




NOTA (pela 01:40 da madrugada ou 14:40 em Kiribati, primeiro país a passar de 2013 para 2014 quando forem 11 horas da manhã em Portugal Continental): Parabéns à Liga, mais uma vez, ao atribuir o golo a Gaitán, porque respeitou a essência do jogo de futebol dando mérito a quem procura o golo e não a quem toca inadvertidamente na bola, tentando evitá-lo. Também há autogolos, mas este deve ser considerado quando um futebolista desvia a bola que não vai na direcção da sua baliza, tentando anular uma jogada junto a essa baliza.

1-0 por Gaitán (Golo-rioso n.º 12 595)


Ganhar = 99 por cento para as meias-finais
Com a vitória do Benfica no terreno do CD Nacional da Madeira, a via para as meias-finais ficou escancarada. Em teoria, restam duas jornadas para ganhar uma, pois o "Glorioso" tem vantagem directa sobre o CD Nacional da Madeira. Este tem de vencer os restantes dois jogos (para fazer seis pontos) e esperar que o Benfica não ganhe nenhum (empate os dois ou perca na 2.ª e 3.ª jornada). A menos que o Gil Vicente FC ganhe em Barcelos ao Leixões SC e ao CD Nacional da Madeira (na Choupana). Com duas vitórias (e seis pontos) para SL Benfica e Gil Vicente FC, a passagem às meias-finais decidir-se-á na última jornada em 25 de Janeiro, na "Catedral". Com este resultado o CD Nacional da Madeira deverá estar afastado da luta por um lugar na meia-final. E o Benfica tem tudo para lá estar.

Saber vencer
Duas partes distintas. Uma com 31 minutos e outra com os restantes 59 minutos. Até ao golo foi o Benfica a tentar marcar com circulação da bola e futebolistas com dinâmica. O golo (de Gaitán) surgiu de um cruzamento com o pé esquerdo, após um lançamento lateral de Sílvio (aos 30:39) e triangulações entre os dois, com Sílvio a servir com o pé direito Gaitán e este em insistência a driblar até cruzar para a baliza com a bola a ultrapassar a linha de golo aos 30:51, ou seja 12 segundos após o lançamento lateral. Depois faltou confiança e discernimento frente à grande-área do adversário para ampliar a vantagem. Se neste aspecto a equipa podia ter feito mais, a nível defensivo, com toda a equipa a saber defender longe da grande-área do "Glorioso", soube controlar o resultado. Ah! Quanto ao golo reservo um capítulo especial.

Dar nas canelas em vez de disputar a bola
Este futebol doméstico é verdadeiramente fastidioso, por isso os treinadores portugueses têm sucesso em Portugal e em campeonatos com futebol "baratucho" de países do Terceiro Mundo. Mas não têm sucesso nas principais ligas europeias. Só da Grécia para baixo. Manuel Machado conhece "tudo e todos". Típico treinador do "Futeluso". Peixinho na água. Com Candeias às avessas.

Árbitro Xistra: o problemático do costume
O complicativo Xistra continua a não saber interpretar o contacto físico, deixando os adversários usar os braços impunemente, obrigando os futebolistas do Benfica a usarem do mesmo para não perderem a bola. Por isso Gaitán foi admoestado com cartão amarelo, quando Xistra devia ter assinalado a falta, não obrigando Gaitán a responder para não perder, indevidamente, a bola. Alguns jogadores foram "anjinhos" ou protegeram-se do Xistra, preferindo perder a bola. Isto é recorrente com o Xistra. Frente a adversários mais fortes torna-se problemático.

O golo e o barbeiro
Vamos esperar pela decisão da Liga. Mas se o golo não for atribuído a Gaitán está-se a cometer uma injustiça. A bola foi cruzada na direcção da baliza e entrou. Mesmo que tenha tocado no penteado do Mexer é uma injustiça penalizar este jogador só porque tem cabelo. Se fosse careca não tocava de certeza (e mesmo com cabelo é difícil saber se houve desvio). Com a capacidade física e táctica a evoluir, qualquer dia o melhor goleador das competições passará a ser o "Autogolo". Contratem-se especialistas em balística, trajectórias e afins para saber onde tocaria a bola a linha de fundo se não fosse "penteada". E contrate-se mais um especialista para as equipas técnicas, além dos fisioterapeutas, o barbeiro. Obriguem-se os jogadores da defesa a cortarem o cabelo "à escovinha" (para não serem injustiçados) e os avançados a usarem guedelhas à Witsel ou mais (para ganharem botas d'oiro a pentear bolas de couro). Ah! E avisem as realizações da TVI que os jogos têm 90 minutos, ou seja, incluem o minuto 31. É que o golo foi aos 30:51 mas para a TVI foi aos 32'. Quer dizer que ao minuto 30 seguiu-se o 32! Devem ter superstições...


O golo, o marcador e a competição
Aquando do sorteio desta fase da Taça da Liga tive esperança que fosse um futebolista do "Glorioso" a marcar o 900.º golo da competição, pois a fase anterior deixara a Taça da Liga, nesta sétima edição com... 899 golos. Quando soube que o jogo do Clube seria o 6.º por ordem cronológica fiz "figas" para os outros cinco terminarem em 0-0. Com o SCP e o FCP as "figas" resultaram mas não deu. Gaitán marcou o 906.º golo, 103.º nesta edição de 2013/14 e 7.º nesta fase da prova. Esses seis golos anteriores ao do nosso valente capitão não respeitaram as "figas". O 1000.º vai ser um GOLO-RIOSO! Toca a fazer "figas".

O "Glorioso", o golo, o marcador e a competição (tudo, quase tudo a oito)
 O golaço de Gaitán (o 521.º marcador na competição, em 906 golos) foi o 58.º do Benfica na Taça da Liga, ao 28.º jogo e a permitir a 21.ª vitória. Como Gaitán teve estreia a marcar foi o... 28.º marcador dos 58 golos, melhor, dos 57 tentos "made in SLB" pois já houve um autogolo.

CALENDÁRIO GRUPO D
Data
SL BENFICA
CD NACIONAL
Outros
30/12
20.45
F
CD Nacional
-
-


08/01
19.00
Gil Vicente FC
Leixões SC
15/01
16.00
20.45
C
Leixões SC
C

Gil Vicente FC

25/01
C
Gil Vicente FC
F
Leixões SC

Mais que uma vitória um duplo passaporte
Com esta vitória - embora dependendo ainda do resultado do outro jogo do grupo - o Benfica pode gerir a equipa para a 2.ª jornada - recepção ao Leixões SC na "Catedral" - rodando o plantel num mês de Janeiro exigente, entre as recepções ao FC Porto e CS Marítimo, para o campeonato nacional.
Além disso o "Glorioso" está há dois jogos consecutivos sem sofrer golos. Este quinteto defensivo - quatro e guarda-redes - revela coesão e versatilidade, dando confiança a toda a equipa. O meio-campo e a linha avançada podem arriscar mais para amealhar muito mais.

GLORIOSO CALENDÁRIO
Dia
Competição
Adversário
Sit.
Res.
D
E
Z
E
M
B
R
O
13
1
Dom
C.Nacional.11
Rio Ave FC
Fora
V 3-1
4
Qua
Sem jogos
6
Sex
C.Nacional.12
FC Arouca
Casa
E 2-2
10
Ter
L. Campeões.6
PSG FC
Casa
V 2-1
15
Dom
C.Nacional.13
SC Olhanense
Fora
V 3-2
18
Qua
Sem jogos
20
Sex
C.Nacional.14
Vitória FC Setúbal
Fora
V 2-0
25
Qua
NATAL
30
Seg
Taça Liga.1
CD Nacional
Fora
V 1-0
J
A
N
E
I
R
O

14
1
Qua
ANO NOVO
4
Sáb
20.15
T. Portugal(1/8)
Gil Vicente FC
Casa

8
Qua
Sem jogos
12
Dom
16.00
C.Nacional.15
FC Porto
Casa

15
Qua
20.45
Taça Liga.2
Leixões SC
Casa

19
Dom
17.00
C.Nacional.16
CS Marítimo
Casa

22
Qua
Sem jogos
26
Dom
Taça Liga.3
Gil Vicente FC
Casa

29
Qua
Sem jogos
F
E
V
E
R
E
I
R
O
14
2
Dom
C.Nacional.17
Gil Vicente FC
Fora

5
Qua
T. Portugal(1/4)



9
Dom
C.Nacional.18
Sporting CP
Casa

12
Qua
Taça Liga (1/2)

Fora

16
Dom
C.Nacional.19
FC Paços Ferreira
Fora

20
Qui
L. Europa (1/16-1)
PAOK FC
Fora

23
Dom
C.Nacional.20
Vitória SC Guimarães
Casa

27
Qui
L. Europa (1/16-2)
PAOK FC
Casa

M
2
Dom
C.Nacional.21
CF "Os Belenenses"
Fora


Nunca mais é sábado!

Alberto Miguéns


NOTA: Plano de publicação (previsão) no EDB

De 31 de Dezembro para 1 de Janeiro/ Desejos EDB para 2014;

De 1 para 2 de Janeiro/ Quem grita mais alto;

De 4 para 5 de Janeiro/ Regresso da Taça de Portugal

VERDADES INCONVENIENTES: 4.ª e 5.ª em 5 (CONCLUSÃO)
De  7 para 8 de Janeiro/ Eleições (e Assembleias Gerais) democráticas
De 8 para 9 de Janeiro/ Sem finais de competições oficiais “em casa”

De 11 para 12 de Janeiro/ Vai haver fruta à grande
1 comentários
comentários

Em Defesa do Benfica no seu E-mail