SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 junho 2013

Vejam Lá Se Acertam Mais

17 junho 2013 1 Comentários
OPINIÃO
Há uns anos ficava perplexo. Agora já me habituei. Aliás foi por ficar perplexo que comecei a fazer, eu, assumindo a responsabilidade, as estatísticas dos jogos do "Glorioso" em futebol e nas outras modalidades, que ia presenciando, por não confiar naquilo que aparecia nos jornais. Não havia coincidência, o que não podia acontecer. Só uma podia estar certa (mas qual?) ou nenhuma estava correcta! 

Há males que vêm por bem
A má qualidade informativa dos jornais desportivos portugueses (e incrivelmente piorou quando passaram a diários) fez com que, sendo Geógrafo (se bem que o método científico em Geografa Humana seja o mesmo de História, por serem duas ciências sociais), me interessasse pela História e Estatísticas do Desporto… do “Glorioso”. Mais tarde apercebi-me que, quem faz a história e estatística do Benfica “arrisca-se” a ficar com tanta informação que acaba por fazer a história dos desportos em Portugal. Isto mostra a importância real do Clube. Grande no tempo (muitas modalidades, desde há muito e sempre) e nos resultados (quase sempre a vencer e com conquistas).

Qual é a ficha que está certa?! (e isto é um exemplo entre mais de 50 aldrabices, por época, só em jogos do Benfica referentes a seis modalidades (andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol).

A: A de "A Bola"


B: A do "Record"

C: A d' "O Jogo"

Se não sabem ou não querem, deixem de publicar as fichas dos jogos (até no futebol). Publiquem entrevistas e opinião. Façam “cachas” de primeira página e nas outras façam as letras cada vez maiores e usem mais fotografias. Assim enganam cada vez menos as “pessoas”.

MORAL DA HISTÓRIA: É necessário muita atenção para os valores estatísticos que os jornais apresentam (que depois são copiados nas televisões e rádios). Quando se consulta "apenas" uma fonte correm-se grandes riscos de estar a copiar mentiras. Um dia destes voltarei ao assunto divulgando a metodologia que utilizo para fazer a estatística do "Glorioso".

Alberto Miguéns

NOTA: Plano dos próximos textos no EDB (também faço esta lista para não me esquecer e "obrigar-me" a comprometer para cumprir!)

Terça-feira/18: Em que é que ficamos?

Quarta-feira/19: Os títulos "À Sporting"!

Quinta-feira/20: Vejam lá se acertam mais! (parte II)

Sexta-feira/21: O jogo-chave da época

Sábado/22: O jogo-parafuso da época

Domingo/23: Obrigado, Aimar

Segunda-feira/24: Obrigado, Cardozo

Depois desta data completarei estes textos acerca dos "Zés Ninguém" do FCP

E publicarei um texto crítico: Qual a semelhança entre um carrossel e o Benfica?
1 comentários
  1. a do Record é uma autêntica palhaçada... o Diego Sol não joga e marca 1 golo e leva um amarelo LOL

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: