SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 junho 2012

Vigaristas, Esquemas e Inacção…E no Final o Palerma

04 junho 2012 4 Comentários

OPINIÃO



             
O que se viu anteontem e ontem no futsal é um indicativo do que se vai passar no próximo fim-de-semana nos dois primeiros jogos de futsal da final (contra o SCP) e na decisiva jornada do hóquei em patins (com o FCP).

Os árbitros odeiam o Benfica
Os homens do apito, enquanto sistema corporativo, odeiam o Benfica. Fazem tudo para que o Benfica não vença. Quem conhece árbitros (mesmo que de escalões secundários) mas que vivem e conhecem os mais mediáticos, de várias modalidades, sabem que isso é verdade. Há mesmo árbitros que sendo do Benfica, dizem que a culpa “disso” é do Benfica e que passam muito bem… Ou seja são mais corporativistas que benfiquistas. Não denunciam, antes são coniventes…


Quem são… os árbitros?
Muitos árbitros em Portugal são o português típico que encara a arbitragem como um “gancho”. Ou seja, uma forma de sacar mais uns euros para juntar ao pecúlio mensal. São das corporações mais feudalistas e terceiro-mundistas da sociedade portuguesa. Têm pouca (e cada vez menos) moral. Em termos éticos, cada um só se preocupa em não ser apanhado em “esquemas”. Reagem em conjunto para se proteger, pois isolados sentem-se frágeis, mas são dos maiores arrivistas da sociedade portuguesa. Arrasam-se, em ciclo fechado, entre amigos, uns aos outros. Ou seja têm pouco nível, utilizam abundantemente as cunhas e são subservientes para ascenderem na “carreira”. Temem apenas quem tem poder para condicionar, limitar ou impedir que o “gancho” se prolongue e traga melhorias financeiras.



Porque odeiam os árbitros o Benfica?
Os árbitros odeiam o Benfica por dois motivos, que funcionam num “ciclo vicioso”. Consideram que o Benfica, no seu todo, mas em particular os seus dirigentes são arrogantes. Passam a vida a intitular-se os maiores, os melhores, sem paralelo, o maior clube do mundo, um dos mais ricos do mundo, etc, etc. Dito pelos adeptos é “uma coisa”! Dito pelos dirigentes é outra. É bazófia, arrogância e petulância. Para (muitos, demasiados árbitros…) o Benfica se é assim tão grande tem de o demonstrar em.. campo. E eles, árbitros, nem se importam de ser mais rigorosos para quem diz que é o MAIOR! O Benfica que se desenrasque!
 
Por outro lado, o Benfica quando sente que vai “fugir” mais uma competição, tece violentas críticas aos árbitros. O que faz com que estes, de facto, fiquem incomodados. Só que o Benfica não tem meios para os punir. Não tem uma cultura (e ainda bem… ao contrário dos andróides) de conseguir intimidá-los fisicamente. E não tem meios, nem pessoas, nem influências que os intimidem dentro das instituições que os “enquadram”. Que a incompetência seja punida e desincentivada e que o rigor, ética e competência sejam estimuladas e promovidas. Ou seja, as críticas dos dirigentes do Benfica não só caem em “saco roto” como ainda aceleram mais o ódio daquelas criaturas contra o Benfica. Eles estão-se nas “tintas”. O Benfica que se desenrasque!
 
Que estratégia do Benfica?
O Benfica compra, compra, compra, muda, muda, muda, gasta, gasta, gasta muito mais do que os seus adversários, mas depois enfrenta dificuldades acrescidas, que se traduzem em poucas conquistas, quanto a títulos importantes. E o pouco que é conquistado é sempre com dificuldades tremendas, resultados à justa, nas "negras" ou na penúltima ou última jornada. Seja em que modalidade for. Em que escalão for. É só recordar ou consultar tabelas de competições e resultados. Perfeitamente incrível!

CAMPEONATOS NACIONAIS (Futebol)
Épocas
Seniores
Juniores
Juvenis
Iniciados
CN
TP
2002/03
FC Porto
(2.º)
FC Porto
(1/32)
Boavista FC
(3.º)
FC Porto
(3.º)
Sporting CP
(4.º)
2003/04
FC Porto
(2.º)
Benfica
Benfica
Sporting CP
(Elim FF)
Sporting CP
(Elim FF)
2004/05
Benfica
VFC
(Final)
Sporting CP
(3.º)
Sporting CP
(4.º)
FC Porto
(3.º)
2005/06
FC Porto
(3.º)
FC Porto
(1/4)
Sporting CP
(Elim FF)
Sporting CP
(2.º)
Sporting CP
(4.º)
2006/07
FC Porto
(3.º)
Sporting CP
(1/8)
FC Porto
(3.º)
Sporting CP
(3.º)
FC Porto
(4.º)
2007/08
FC Porto
(4.º)
Sporting CP
(1/2)
Sporting CP
(2.º)
Benfica
Sporting CP
(2.º)
2008/09
FC Porto
(3.º)
FC Porto
(1/8)
Sporting CP
(2.º)
FC Porto
(3.º)
Benfica
2009/10
Benfica
FC Porto
(1/16)
Sporting CP
(2.º)
FC Porto
(3.º)
Benfica
2010/11
FC Porto
(2.º)
FC Porto
(1/2)
FC Porto
(4.º)
Benfica
FC Porto
(4.º)
2011/12
FC Porto
(2.º)
AAC
(1/8)
Sporting CP
(2.º)
FC Porto
(3.º)
Benfica

Totais
FCP…08
SLB...02
FCP...05
SCP...02
SLB...01
VFC...01
AAC...01
SCP…..06
FCP…..02
BFC…..01
SLB…..01
SCP…..04
FCP…..04
SLB…..02

SCP…..04
FCP…..03
SLB…..03


Em seniores: Em 20 possibilidades, três conquistas, dois campeonatos e uma Taça de Portugal. Em percentagem: 65 por cento (FCP), 15 por cento (SLB) e 10 por cento (SCP).


Na formação: Em 30 possibilidades, seis conquistas: um campeonato de juniores, dois de juvenis e três de iniciados. Não, não é coincidência. Quanto mais próximo da idade sénior, mais dificuldades. Em percentagem: 47 por cento (SCP), 30 por cento (FCP) e 20 por cento (SLB).

CAMPEONATOS NACIONAIS (Modalidades)
Épocas
Andebol
Atletismo
Basq.
Futsal
H.Patins
Voleibol
2002/03
FCP
(DE)
SCP
(4.º)
PT
(1/4)
SLB
FCP
(3.º)
C.Maia
(5.º)
2003/04
FCP
(DE)
SCP
(3.º)
FCP
(9.º)
SCP
(2.º)
FCP
(7.º)
C.Maia
(7.º)
2004/05
Mad
(DE)
SCP
(3.º)
CAQ
(1/4)
SLB
FCP
(2.º)
SLB
2005/06
ABC
(DE)
SCP
(2.º)
ADO
(1/2)
SCP
(2.º)
FCP
(2.º)
SCE
(1/2)
2006/07
ABC
(4.º)
SCP
(2.º)
ADO
(1/2)
SLB
FCP
(2.º)
SCE
(4.º)
2007/08
SLB
SCP
(2.º)
ADO
(PLiga)
SLB
FCP
(2.º)
VSC
(4.º)
2008/09
FCP
(2.º)
SCP
(2.º)
SLB
SLB
FCP
(3.º)
SCE
(3.º)
2009/10
FCP
(3.º)
SCP
(2.º)
SLB
SCP
(2.º)
FCP
(5.º)
SCE
(2.º)
2010/11
FCP
(4.º)
SLB
FCP
(2.º)
SCP
(2.º)
FCP
(2.º)
AFB
(2.º)
2011/12
FCP
(4.º)
?
SLB
?
?
SCE
(2.º)

Totais
FCP..06
ABC..02
Mad..01
SLB..01

SCP....08
SLB.....01

F1
ADO..03
SLB..03
FCP..02
PT....01
CAQ..01
SLB....05
SCP...04

F1
FCP...09


F1
SCE..05
C.M..02
SLB..01
VSC..01
AFB..01


Nas modalidades (excepto atletismo): Em 48 possibilidades, dez conquistas: cinco campeonatos de futsal, três de basquetebol, um de andebol e um de voleibol. Não, não é coincidência. Nas modalidades onde o FCP nos faz "marcação serrada", maiores dificuldades. Em percentagem: 59 por cento (FCP, 17 em 29 possibilidades),  21 por cento (SLB, 10 em 48 possibilidades) e 21 por cento (SCP, 4 em 19 possibilidades). Como se percebe, pelas "possibilidades", o "Glorioso" é o clube mais ecléctico de Portugal. Até porque ainda podíamos acrescentar atletismo, bilhar, râguebi e ténis de mesa, entre outras, por exemplo.

TAÇAS DE PORTUGAL (Modalidades)
Épocas
Andebol
Atletismo
CN Pista Coberta
Basq.
Futsal
H.Patins
Voleibol
2002/03
SCP
(1/4)
SCP
(4.º)
UDO
(1/4)
SLB
ÓCB
(Final)
C.Maia
(1/8)
2003/04
SCP
(1/4)
SCP
(2.º)
FCP
(1/8)
SLO
(1/16)
ÓCB
(1/4)
C.Maia
(1/8)
2004/05
SCP
(1/8)
SCP
(2.º)
CAQ
(1/4)
SLB
FCP
(1/4)
SLB
2005/06
FCP
(1/8)
SCP
(2.º)
FCP
(Final)
SCP
(Final)
FCP
(Final)
SLB
2006/07
FCP
(Final)
SCP
(2.º)
FCP
(1/4)
SLB
Camb
(1/8)
SLB
2007/08
ABC
(1/4)
SCP
(2.º)
VSC
(1/4)
SCP
(1/32)
FCP
(1/4)
SCE
(1/32)
2008/09
ABC
(1/2)
SCP
(2.º)
ADO
(1/2)
SLB
FCP
(Final)
VSC
(1/2)
2009/10
Xico
(1/4)
SCP
(2.º)
FCP
(1/4)
CF”B”
(Final)
SLB
C.Maia
(Final)
2010/11
SLB
SCP
(2.º)
Mad
(1/8)
SCP
(Final)
UDO
(1/4)
SLB
2011/12
SCP
(1/4)
SLB
FCP
(1/2)
SLB
?
SLB

Totais
SCP..04
FCP..02
ABC..02
Xico..01
SLB...01
SCP..09
SLB..01

FCP.05
UDO.01
CAQ.01
VSC.01
ADO.01
Mad.01
SLB..05
SCP..03
SLO..01
CFB..01

FCP..04
ÓCB..02
HCC..01
SLB..01
UDO..01

F1
SLB..05
C.M..03
SCE..01
VSC..01


Nas modalidades (excepto atletismo): Em 49 possibilidades, doze conquistas nas Taças de Portugal: cinco de futsal, cinco de voleibol, uma de andebol e uma de hóquei em patins. Não, não é coincidência. Nas modalidades onde o FCP nos faz "marcação serrada" (andebol, basquetebol e hóquei em patins), maiores dificuldades. Em percentagem: 38 por cento (FCP, 11 em 29 possibilidades), 35 por cento (SCP, 7 em 20 possibilidades) e 24 por cento (SLB, 12 em 49 possibilidades). As percentagens "encobrem" o facto do Benfica ser o maior clube desportivo português, a competir nas principais modalidades, por isso desenvolvendo um "esforço competitivo e financeiro" acrescido: 12 Taças para o SLB, 11 para o FCP e 7 para o SCP.

Porque ganha tão pouco o Benfica?
Os quadros com os vencedores dos principais títulos nacionais, em futebol e nas modalidades, bem como as classificações ou eliminatórias atingidas pelas equipas do “Glorioso”, são explícitos. Merecem uma análise mais pormenorizada, que ficará para quando estiverem concluídas: Atletismo em 10 de Junho; Futsal (no limite em 23 de Junho); e, Hóquei em Patins (o campeonato em 9 ou 16 e a Taça em 24 de Junho).

Mas…
… perante tão poucos triunfos, conquistar o que falta (nacionais de atletismo, futsal e hóquei em patins e Taça de Portugal de hóquei em patins) é fundamental, para minimizar os danos…

Vamos ter muito que penar, já no próximo sábado! A ver vamos…

Alberto Miguéns

NOTA (às 17.21 horas): Declarações atribuídas a Pedro Proença

«O que posso dizer é que desejo a todas as equipas portuguesas as maiores felicidades em termos internacionais. Espero que consigam o mesmo que as equipas de arbitragem conseguem, pois estivemos na final da Liga dos Campeões. Os árbitros não marcam golos, não são vedetas e não têm apoiantes. Logo, quanto mais tempo estamos nesta vida menos as pessoas gostam de nós. O nosso papel não é fácil, mas temos de saber viver com as críticas.»

Não marcam golos? Mas dás uma ajuda, não é...

Estas declarações definem, na perfeição, aquilo que é um... palerma. Ainda que tenha as "costas quentes" um palerma é sempre um palerma. Mais que isso!| Um palermóide.

De inocente sapóide...

... a espertalhão andróide
 

4 comentários
  1. Texto que, tem tanto de fabuloso, como de real. A relação dos árbitros com o SLB situa-se mesmo assim, tal como é referenciado.
    O que não é admissível, nem aceitável é o silêncio continuado do nosso Presidente. Porque já lhe disse isto mesmo por email para o gabinete do presidente do Benfica, portanto, estou absolutamente à vontade. Este último campeonato foi perdido pelo silêncio conivente com a situação e o apoio ao adepto do FCP que está na Presidência da Liga e outros que tais. Como é possível???!!! E o Presidente que disse ter ouvido as "escutas"!!! Medo de quê???
    Tudo o que é anómalo tem que ser logo denunciado e "chamar os nomes aos bois", isto é, apresentar os factos com vídeos, como foi recentemente feito com o anti-benfiquista, Pedro Proença. O SLBenfica não quer ser beneficiado, só não pode é ser sempre prejudicado e outras vezes é mesmo roubado vergonhosamente. BENFICA SEMPRE (Sócio do SLBenfica nº 5.761)

    ResponderEliminar
  2. Acho que é a 1ª vez que discordo de um texto seu, caro AM.

    Por um motivo: não concordo que os dirigentes do SLB quando perdem façam - por norma - violentas críticas aos árbitros. Nós criticamos os dirigentes do SLB exactamente pelo contrário: não denunciaram atempadamente os jogos e os lances decisivos em que o SLB é escandalosamente prejudicado pelos árbitros.
    Na minha opinião, o que temos hoje é resultado de 2 tipos de atuação. Primeiro, acredito que ao longo dos anos tenham sido progressivamente colocados em lugares-chave nas estruturas dos árbitros e federações, indivíduos ligados dos nossos rivais. Esta "tomada" do poder terá permitido que ao longo dos anos os árbitros simpatizantes dos nossos rivais e anti-Benfiquistas fossem subindo e "recompensados a nível de carreira" por isso. Enquanto que árbitros isentos e com qualidade terão sido progressivamente impedidos de subir e prejudicados. Isto permitiu que os árbitros das várias modalidades, se sintam à vontade e acredito que sejam "recompensados" por prejudicarem o SLB - nem que seja em progressão de carreira e nomeação para mais jogos/logo mais remuneração.
    Só assim entendo que o SLB seja prejudicado de forma tão sistemática.
    E especialmente em momentos-chave, não é necessário ser toda a época (outra "arte" do sistema: quando o SLB já não tem hipóteses, nada como "criar" decisões e jogos que favorecem o SLB).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JS

      Mas eu não disse que concordava, nem que discordava. Limitei-me a constatar que os nossos dirigentes, por norma, quando sentem as conquistas em risco ou perdidas, fazem violentas críticas aos árbitros.

      No resto tenho a mesma opinião que o estimado leitor. Obrigado pelo seu texto.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Caro Alberto,

    Não posso deixar de concordar na generalidade com o post. Só quem não tem memória é que pode achar que os sinais de fumo são acasos e que não significam fogo sério.

    Como sei que preza e muito os factos, permita-me que faça um reparo à sua frase em que diz que o Benfica "gasta muito mais do que os seus adversários".

    Consultando uma base de dados que me parece idónea e estrangeira (http://www.transfermarkt.co.uk/) pode-se verificar que no período das épocas 2004/05 a 2011/12 o Benfica gastou 189M€ em aquisições para o Futebol e que o FCP gastou 253M€. Não é por acaso que o FCP tem desviado jogadores do interesse do Benfica. Simplesmente, paga mais na maioria dos casos. Claro que a referida base de dados terá os seus erros (e por isso não usei dados anteriores a 2004), mas serão para os dois lados e na generalidade está conforme outros dados de conhecimento público. Naturalmente que agora e devido às compensações pela formação é mais difícil ocultar os verdadeiros valores dos negócios (ou do que é feito por cima da mesa).

    Força Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: