SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 junho 2012

Uma Negra Contra Verde-e-Brancos

03 junho 2012 5 Comentários

HISTÓRIA


Ainda temos uma "negra" para ganhar antes da final

            
O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, no concelho de Oeiras, arredores de Lisboa, foi fundado em 23 de Maio de 1970. Este clube surgiu como dezenas de outros na periferia da Capital, entre os anos 60 e 70, de cariz essencialmente recreativo (misturando arraial e desporto popular) pretexto de encontro aos sábados á noite, domingos e feriados da população desenraizada, proveniente do interior de Portugal, que engrossava o Êxodo Rural” e que se juntava nas novas urbanizações que cresciam como cogumelos nos arrabaldes da Grande Lisboa.

Um típico clube dos novos subúrbios de Lisboa
Eram portugueses pobres que compravam cantinhos de terreno nas outrora quintas agrícolas, que à revelia da legalidade permitiam vendas ilegais de espaços agrícolas para especulação urbana, onde uma população com poucos meios, mas com pouca vergonha e ainda menos medo, aproveitaram a lassidão das autoridades para erguerem habitações baratas porque clandestinas, mas em tal volume que tornavam, em poucas semanas, locais de agricultura centenária em localidades com apreciável densidade populacional. Esta população, completamente marginalizada – por serem provincianos, estranhos, evasivos, comprometidos e construírem ilegalmente - pelos habitantes locais, de famílias que habitavam há várias gerações os locais, não utilizavam os mesmos espaços. Não podendo (não se sentindo confortáveis) na frequência dos clubes tradicionais existentes nos núcleos urbanos mais antigos optaram por organizar novas colectividades nessas urbanizações mais recentes. Foi, também assim, que surgiu o CRLPS. O clube tradicional da localidade é o Atlético Clube de Porto Salvo, fundado em 20 de Junho de 1948, filial n.º 14 do AC Portugal e um dos clubes mais antigos da AFL. Quando este clube foi criado, Porto Salvo era um lugarejo de Oeiras com pouco mais de 2 mil habitantes. No Recenseamento de 2011, a freguesia criada em 11 de Junho de 1993, tem 15 157 habitantes.

Reorganização e fomento do futsal
Clube recreativo de bairro, das novas urbanizações de Porto Salvo, o CRLPS há cerca de duas décadas, muito em conluio com o presidente da câmara de Oeiras, Isaltino de Morais reestruturou-se, apostando nas infra-estruturas de betão (Sede e Pavilhão) tal como no fomento desportivo, em particular do futebol de cinco, mais tarde futsal, aquando da reorganização entre o futebol de cinco e o futebol de salão. O CRLPS é, actualmente, um dos clubes em Portugal, se não o maior, na movimentação de atletas de todos os níveis etários, tanto rapazes como raparigas, prestando um serviço notável à modalidade e ao desporto.

Ascensão rápida e sustentada
O CRLPS depois de conquistar inúmeros triunfos nos escalões de formação, conseguiu com a equipa sénior sagrar-se campeão distrital da I Divisão (2005/06) e após duas épocas, campeão distrital da divisão de honra (2007/08) sendo promovido à III Divisão Nacional, onde esteve duas temporadas (5.º lugar na série C em 2008/09 e 4.º lugar na fase final em 2009/10 ascendendo à II Divisão. A época de 2010/11 foi apenas de passagem, com o CRLPS garantir a promoção à I Divisão, após vencer a série B (sul) e a conquistar o título, após dupla vitória por 4-3, fora e em casa, frente ao SC Braga, vencedor da série A (norte).

Apesar do 5.º lugar está nas meias-finais
Ao classificar-se em 5.º lugar cruzou-se nos quartos-de-final do bota-fora com o 4.º classificado (AR Freixieiro), afastando este histórico do futsal português, após três jogos. E foi assim que, quando se pensava, pela lógica, que nas meias-finais o nosso adversário seria o AR Freixieiro que nos surge o CR Leões de Porto Salvo.

Dois jogos complicados
Após o nosso insucesso, por 2-3, em Porto Salvo – primeira derrota na temporada – o jogo de ontem era decisivo para levar a discussão da presença na final para a “negra”. E assim foi, com uma vitória por 5-2 cujo resultado não traduz as dificuldades colocados pelos adversários (a equipa de futsal do CRLPS e a equipa de arbitragem (?) da FPF).

GLORIOSO FUTSAL
Estreia: 13 de Setembro de 2001 (D 2-3)
Na 11.ª época a praticar a modalidade, queremos justificar em 2011/12 a hegemonia na modalidade (em onze anos): campeão europeu de futsal (UEFA Futsal Cup), cinco Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.

Com sete bolas ao CRLPS Joel Queirós é o nosso melhor marcador com o "Manto Sagrado"
Joel Queirós é o melhor de dez
São dez os futsalistas do “Glorioso” que já marcaram golos ao CRLPS nos cinco encontros entre as equipas seniores dos dois clubes. Entre eles destaca-se o nosso pivô internacional Joel com sete tentos (três em casa e quatro no Porto Salvo). Mas… Davi, com quatro, também três no nosso pavilhão, sabem encontrar o caminho das redes adversárias. Vamos lá aumentar o pecúlio.

MARCADORES AO CR Leões de Porto Salvo

Futsalista

Total

Campeonato Nacional
Torneios
Casa
Fora
Neutro
22
11
8
3
Joel Queirós
  7
3
4
-
Davi
  4
3
1
-
Gonçalo Alves
2
1
1
-
César Paulo
2
1
1
-
Arnaldo
2
1
-
1
Bruno Coelho
  1
-
1
-
Dentinho
1
1
-
-
Marinho
1
1
-
-
Anilton
1
-
-
1
Diego Sol
1
-
-
1

É p’ra ganhar!
Em cinco jogos vencemos quatro jogos (uma derrota, e que “doeu”) com 22 golos marcados e dez golos sofridos. Ou seja, mais do dobro de golos marcados em relação aos sofridos.

RESULTADOS TOTAIS
J
V
E
D
GM
GS
5
4
0
1
22
10

Invictos em casa
Contando por vitórias, os dois jogos disputados nas nossas instalações, por 6-2 e 5-2, acreditamos numa próxima, logo ao final da tarde. A “negra” de acesso à final.

FUTSAL
OS CINCO SLB vs CR Leões Porto Salvo
Jogo
N.º
Época
Comp
Sit
V
E
D
01
10/11
Tor
N
3-0


02


11/12
CN
C
6-2


03
CN
F
6-3


04
CN1/2
F


2-3
05
CN1/2
C
5-2


06
CN1/2
C



TOTAIS
5 J – 4 - 0 - 1
(22/10)

Pelo que presenciámos em Porto Salvo, na semana passada, e nas nossas instalações, ontem, a passagem à final está longe de estar assegurada. E que TODOS se preparem para “alguma golpada” se nos pusermos a jeito. E Ricardinho pôs-se… quando fez as seguintes declarações (cito de memória por não encontrar o texto que copiei da gravação do jogo na RTP2):

«Não, não estivemos bem! Por isso perdemos! Temos que mudar a atitude no próximo jogo. Não podemos deixar que as individualidades se sobreponham à equipa.»

Futsalistas do Benfica! Joguem e não dêem pretextos – mesmo que queiram agradar a alguns adeptos do Benfica e aos media tugas – para serem (enquanto Benfica) prejudicados…

Alberto Miguéns

NOTA1: Grande vitória do Glorioso Hóquei em Patins. Mas…terminar um jogo entre desportistas, às 23.30 (mesmo que nos Açores sejam menos uma hora) não tem lógica… desportista. O limite máximo para início de um jogo deveria ser às 20.00 locais (21.00) do Continente. Para proteger o desporto e os intervenientes. Só lá para as 00.30 da manhã é que saíram do pavilhão. Ridículo em alta competição. Há muito que a UEFA proibiu horários destes (e para proibir que o FC Porto jogasse com equipas de clubes do Leste Europeu, programando o início dos jogos às 21.45, 23.45 no Leste da Europa)

NOTA2: A cacofonia em quatro canais televisivos, após o jogo da selecção nacional de futebol, faz prever o pior para os tempos que se aproximam na Polónia e Ucrânia…

5 comentários
  1. Caro Miguéns, o André Miguens dos sub-18 de basquetebol é teu familiar?

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Oliveira

      Que eu saiba não, a menos que seja um "primo distante".

      O meu filho chama-se Tiago (19 anos e joga futsal federado na equipa da escola)e tenho dois sobrinhos gémeos André e Bruno (16 anos) que jogam futebol de onze no distrital de Setúbal.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro Manuel Oliveira

      Que eu saiba não, a menos que se trate de um "primo distante".

      O meu filho chama-se Tiago (tem 19 anos e joga futsal federado na equipa da escola)e tenho dois sobrinhos gémeos - André e Bruno (16 anos) - que jogam futebol de onze num clube do distrital de Setúbal.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Manuel Oliveira

    Que eu saiba não, a menos que se trate de um "primo distante".

    O meu filho chama-se Tiago (tem 19 anos e joga futsal federado na equipa da escola)e tenho dois sobrinhos gémeos - André e Bruno (16 anos) - que jogam futebol de onze num clube do distrital de Setúbal.

    Gloriosas Saudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  3. Obrigado!
    Ele foi o maior pontuador na vitória sobre os corruptos hoje.

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: