A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23/05/2011

O Que os “Ignorantes” Tendem a Esquecer

23/05/2011 + 1 Comentários API
1.   TAÇA LATINA

Rogério de Carvalho em 1950
É Oficial e Bem Bonita!

A Taça Latina é uma competição oficial por que foi organizada por entidades oficiais!

A FPF (Federação Portuguesa de Futebol), RFEF (Real Federacion Española de Fútbol), FFF (Fédération Française de Football) e FIGC (Federazione Italiana Guioco Calcio) acordaram organizar uma competição denominada Taça Latina, no final de cada época, a partir de 1948/49, onde estaria um representante de cada país. A competição seria organizada em regime de rotatividade, por cada um dos quatro países latinos, sob responsabilidade de cada federação.

AS OITO EDIÇÕES DA TAÇA LATINA
Época
Organização
Vencedor
2.º
3.º
4.º
48/49
RFEF
(Madrid)
FC Barcelona
Sporting CP
Torino Calcio
Stade Reims
49/50
FPF
(E. Nacional)
SL BENFICA
Girondinos Bordéus
C Atlético Madrid
SS Lázio
50/51
FIGC
(Milão)
       AC
Milan
Olímpico Lille
C Atlético Madrid
Sporting CP
51/52
FFF
(Paris)
FC Barcelona
OGC
Nice
Juventus FC
Sporting CP
52/53
FPF
(Lisboa)
Stade Reims
AC
Milan
Sporting CP
Valência CF
54/55
FFF
(Paris)
Real Madrid CF
Stade Reims
AC Milan
CF “Os Belenenses”
55/56
FIGC
(Milão)
AC
Milan
Atlético Bilbau
SL BENFICA
OGC
Nice
56/57
RFEF
(Madrid)
Real Madrid CF
SL BENFICA
AC
Milan
AS Saint-Etienne



2.   TAÇA IBÉRICA

Nené em 1984
É Oficial e Pouco Bonita! Uma taça "à FPF"!

No final de 1982/83 os dois clubes campeões de Portugal e Espanha, SL Benfica e Athletic Club (Bilbau) pediram às respectivas federações que organizassem uma competição, a duas mãos, para sagrar o campeão ibérico. A RFEF e a FPF acederam e organizaram no início de 1983/84 a Copa/ Taça Ibérica, em duas mãos. Foi decidido que a entidade responsável pelo troféu seria a federação onde se disputasse o encontro da 2.ª mão. Foi em Portugal, logo foi a FPF a entregar o troféu. E assim foi!

Como a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) e a RFEF (Real Federacion Española de Fútbol) são entidades oficiais, a competição é oficial. Elementar!

O que oficializa uma competição é a entidade que a organiza. Não é o Rui Santos e outros da mesma laia, que neste assunto, como em muitos outros, mostram aquilo que são. Uns reles ignorantes convencidos.

Alberto Miguéns
1 comentários
comentários
  1. este deveria ser o segredo do ENORME S.L.Benfica e deixar os androides fazerem a festa e no tempo certo era certa da-lhes com esta nas bentas,para aliviarem as memorias..

    obrigado ,e continue a dar, boas alegrias aos seus conterranos Benfiquistas, com as sua novas e boas novidades do S.L.BENFICA sempre ...

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail