PARA MAIS UMAS "CAVADELAS" (VOTAR ARTIGOS DOS ESTATUTOS UM A UM) COM DESTAQUE PARA OS QUE TÊM PROPOSTAS ALTERNATIVAS.
O anterior estádio, inaugurado há sete décadas, a 1 de Dezembro de 2024 - em 2029 este blogue, se existir, dará grande destaque à passagem dos 75 anos - foi um êxito, numa manifestação ímpar de Benfiquismo em que, entre variadas e generosas iniciativas, uma delas era pagar para usar uma enxada simbolizando cavar para erguer a "Obra Monumental". O que se está a fazer com os Estatutos de 2024 (talvez 2025) é, simbolicamente, semelhante. Para ter a "Constituição Benfiquista" para organizar e estruturar o Clube durante mais uma década ou década e meia, até nova revisão.
Todos os artigos são importantes, mas há alguns mais estruturantes que outros
Entre possibilkidade de alterar o que já foi votado no ponto 1 (a chamada proposta de consenso da responsabilidade da Direcção) falta definir o modo como serão realizadas as Eleições:
1. Votar listas em conjunto (tal como na actualidade) para os três Órgãos Sociais ou separadas (como até 1996)?
2. Acto eleitoral único (tal como na actualidade) ou a duas voltas com as duas listas mais votadas para que exista uma que tenha 50 por cento + um voto, ou seja, maioria absoluta e maior legitimidade? Não correndo o risco de ter por exemplo uns Órgãos Sociais com 28 por cento a dirigir o Benfica, durante um quadriénio. Tipo lista W = 24 %; lista X = 23 %; Lista Y = 28 %; e Lista Z = 25 %!
3. As Filiais e Casas do Benfica podem votar (tal como na actualidade) ou não? Se sim com quantos votos? Atenção que o voto colectivo não é escrutinável, ou seja, ninguém garante - apesar de ninguém duvidar da honestidade e Benfiquismo dos delegados representativos de Filiais e Casas - que votam de acordo com o que foi decidido (se é que foi...) em assembleias gerais de Filiais e Casas para apurar qual o sentido de voto respectivo!
Vamos... Benfica!
Alberto
Miguéns