SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 setembro 2024

Incompreensível

21 setembro 2024 0 Comentários

A DEMISSÃO EM PLENA ASSEMBLEIA GERAL DO PRESIDENTE DA MESA, FERNANDO SEARA.



Teve tanto de incompreensível, como de inexplicável. Penso que se precipitou, mas ele tem mais do que capacidade para avaliar as situações e decidir em função do momento

 

Vamos ao mais imortante

A Proposta Global resultante do consenso entre as três propostas de revisão estatutária da Direcção do SLB, Movimento «Servir o Benfica» e Comissão para a Revisão dos Estatutos escolhida pela Direcção foi aprovada, na generalidade, de manhã. Depois de almoço seriam discutidos os artigos - havendo propostas de associados para alguns - na especialidade. 

 

É verdade que se notava que a Mesa da Assembleia Geral tinha preparado com ligeireza o modo como seriam votadas algumas das propostas de associados para os 97 artigos

Não todos... mas muitos, pois não existiam propostas para a totalidade dos 97 artigos, mas para muitos deles havia até quatro, cinco, seis propostas. A Assembleia Geral não questionou a decisão do presidente da Mesa, logo no início pela manhã, em não aceitar a abstenção, algo que constatei pela primeira vez numa Assembleia Geral do Clube. Como a abstenção é um direito até me abstive poucas mas algumas vezes... mas não contou, ou seja, é como se estivesse ausente da assembleia estando dentro dela. A assembleia geral não questionou o facto do presidente da MAG ter decidido, cerca das 16:00 horas, que os trabalhos terminariam pelas 20:00 horas. Como a explicação e discussão de cada artigo estava a demorar algum tempo havendo receio que poucos artigos fossem votados até às 20:00 horas houve dois requerimentos, um deles propondo que atingida as oito da noite os trabalhos continuassem numa outra sessão a decorrer no prazo máximo de um mês (30 dias). Depois do Requerimento ter sido votado favoravelmente, Fernando Seara demitiu-se e foi substituído pelo vice-presidente que continuou com a discussão artigo-a-artigo terminando no 18.º (Sócio Correspondente) em 97.



A Assembleia Geral prosseguirá brevemente

Em data a anunciar pela Mesa da Assembleia Geral!


Continuo a afirmar

Estes Estatutos serão muito melhores que os que estão a ser revistos datando de 2010. Mas... devido à forma tardia com que estes Órgãos Sociais, eleitos em 9 de Outubro de 2021, desenvolveram o processo de revisão podiam ser muito melhores e nem estou a referir-me ao aspecto de desejo pessoal. Há articulado que vai estar inscrito nos Estatutos, mas que é mais assunto de Regulamento Geral que de Estatutos. 


Serão uns Estatutos demasiado complexos para Estatutos e demasiado simplistas para conter o Regulamento Geral incluso no articulado dos Estatutos!


Estes Estatutos vão ser feitos a "passo de caracol" em termos de definição do texto final

 

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: