SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 setembro 2024

Atenção, Atenção, Atenção...

22 setembro 2024 7 Comentários

CUSTA VER ALGUMA LIGEIREZA COM QUE SE ANALISA A SITUAÇÃO DO «GLORIOSO» NO ACTUAL CAMPEONATO NACIONAL.



Espero que o Benfica se consagre como campeão nacional, mas tendo em conta as características do futebol em Portugal será dificílimo e não se pode comparar com o que ocorreu em 2018/2019 quando o Benfica, treinado por Bruno Lage, recuperou de sete pontos de desvantagem para dois de avanço, em relação ao FC Porto, sagrando-se Campeão Nacional. 

 

A recuperação em 2018/2019 teve muita competência do «Glorioso», mas essencialmente incompetência do adversário, o FC Porto

É que o Benfica beneficiou, ao vencer os seus jogos (ainda houve um empate a complicar), de três empates inusitados do FC Porto, para recuperar, sucessivamente, de 7 para 5 pontos e destes para três pontos e depois de três pontos para um ponto. Ou seja, não chegou ao Clube somar pontos, pois dependeu do adversário em esbanjar seis pontos em três jornadas, na 17.ª (sem golos no terreno do Sporting CP), na 20.ª (sem golos no terreno do Vitória SC Guimarães) e na 21.ª (a um golo em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense FC). Em cinco jornadas consecutivas, entre o final da primeira volta e o início da segunda, o FC Porto colocou-se a jeito e o Benfica "desfez" os portistas, na 24.ª jornada, quando foi ao seu antro vencê-los. Na 31.ª jornada mais um empate (a dois golos em Vila do Conde: Rio Ave FC) "arrumou" com o FC Porto.


85.º CAMPEONATO NACIONAL 2018/19

J

RES

S

Adversário

FCP

SCP

01

V 3-2

C

Vitória SC Guimarães

=

=

02

V 2-0

F

Boavista FC

=

=

03

E 1-1

C

Sporting CP

+ 1

=

04

V 4-0

F

CD Nacional

+ 1

=

05

V 2-0

C

CD Aves

+ 1

+ 3

06

E 2-2

F

GD Chaves

- 1

+ 1

07

V 1-0

C

FC Porto

+ 2

+ 4

08

D 0-2

F

B - SAD

- 1

+ 1

09

D 1-3

C

Moreirense FC

- 4

- 2

10

V 3-1

F

CD Tondela

- 4

- 2

11

V 4-0

C

CD Feirense

- 4

- 2

12

V 1-0

F

Vitória FC Setúbal

- 4

- 2

13

V 1-0

F

CS Marítimo

- 4

- 2

14

V 6-2

C

SC Braga

- 4

+ 1

15

D 0-2

F

Portimonense SC

- 7

- 2

BRUNO LAGE

16

V 4-2

C

Rio Ave FC

- 7

+ 1

17

V 2-0

F

CD Santa Clara

- 5

+ 3

18

V 1-0

F

Vitória SC Guimarães

- 5

+ 3

19

V 5-1

C

Boavista FC

- 5

+ 5

20

V 4-2

F

Sporting CP

- 3

+ 8

21

V 10-0

C

CD Nacional

- 1

+ 8

22

V 3-0

F

CD Aves

- 1

+ 8

23

V 4-0

C

GD Chaves

- 1

+ 10

24

V 2-1

F

FC Porto

+ 2

+ 10

25

E 2-2

C

B - SAD

=

+ 8

26

V 4-0

F

Moreirense FC

=

+ 8

27

V 1-0

C

CD Tondela

=

+ 8

28

V 4-1

F

CD Feirense

=

+ 8

29

V 4-2

C

Vitória FC Setúbal

=

+ 8

30

V 6-0

C

CS Marítimo

=

+ 8

31

V 4-1

F

SC Braga

+ 2

+ 8

32

V 5-1

C

Portimonense SC

+ 2

+ 8

33

V 3-2

F

Rio Ave FC

+ 2

+ 10

34

V 4-1

C

CD Santa Clara

+ 2

+ 13

NOTA: entre a 1.ª e a 15.ª jornada o treinador foi Rui Vitória que também é campeão, pois além das 15 jornadas, conseguiu 32 (37 por cento) dos 87 pontos do «Glorioso»


É verdade que se o Benfica vencer os 29 jogos que faltam, para terminar esta edição da Liga Betclic, será campeão

Mesmo que o Sporting CP vença 27 jogos (perdendo dois com o Benfica) o «Glorioso» conquistará o título com um ponto de vantagem... mas ninguém com bom senso acredita nesta possibilidade. A conquista do título será muito mais complexa do que parece e depende do Sporting CP perder mais pontos que o Benfica até os dois clubes se encontrarem na 16.ª jornada. Se o Benfica chegar a esta jornada com mais onze jogos a vencer e o Sporting CP... também, o jogo dessa jornada será de tudo ou nada e ainda nem a primeira volta está concluída. O calendário dos dois clubes até essa jornada tem grau de dificuldade muito semelhante, embora o Benfica tenha, teoricamente, uma primeira volta menos complexa. Só que já desperdiçou pontos em Famalicão (o SCP jogará lá na 9.ª jornada) e em Moreira de Cónegos (o SCP desloca-se ao recinto do Moreirense FC na 13.ª jornada). Os dois calendários são semelhantes. Até à 11.ª jornada nenhum dos dois clubes poderá perder pontos, principalmente o Benfica, com deslocações ao terreno do Boavista FC (6.ª), CD Nacional (8.ª) e SC Farense (10.ª). O Sporting CP desloca-se ao recinto do GD Estoril Praia (7.ª) e FC Famalicão (9.ª). Eis a 11.ª jornada com o SLB frente ao FC Porto (que o SCP já "despachou") e o Sporting CP no recinto do SC Braga. Está aqui uma jornada que talvez permita reduzir de cinco para três (E) ou dois (D) pontos a desvantagem, dependendo destes resultados do Sporting CP e da vitória do Benfica no «Clássico de Portugal». Depois da 16.ª jornada, na ronda seguinte, a 17.ª, a finalizar a primeira volta o Benfica recebe o SC Braga e o Sporting CP deslocar-se-á ao recinto do Vitória SC Guimarães que já jogou na «Catedral» na 13.ª jornada.  

 

Faltam muitos jogos, mas o Sporting CP tem estado "arrasador"

A esperança é que o Benfica vença sempre (melhore) e, em simultâneo, o Sporting CP comece a perder, mas os resultados até agora do SCP são "do outro Mundo". O Sporting CP tem metade dos golos sofridos pelo Benfica (2/4) e mais do dobro de golos marcados (19/9). Vai ser necessário um Benfica consistente e um Sporting CP em desvario. Ou vamos ter uma 16.ª jornada decisiva para o Benfica se chegar ao terreno do adversário, nessa ronda, com cinco pontos de desvantagem.


Vamos... Benfica!

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Na verdade, sem competência e organização fica mais complicado ser-se campeão. E o que é certo e comprovável é que o Benfica no planeamento da época em curso não teve uma coisa nem outra.
    Como consequência disso, andamos agora a correr contra o prejuízo de duas saídas fracassadas, derrota em Famalicão e empate em Moreira de Cónegos, que nos custaram 5 pontos na caminhada para o título, e se vamos achar que os nossos rivais também irão ceder um dia, é um exercício perigoso e subjectivo, sobretudo, quando andamos sempre a contar com o ovo no cu da galinha, quando por vezes, a dita ave nem para fazer canja serve.
    O Benfica vive momentos conturbados e explosivos, a prova disso foi esta última assembleia, em que a discussão deu lugar ao insulto, e assim neste mar tempestuoso e encrespado será difícil de navegar e seguir um rumo.
    O Benfica precisa de um presidente à Benfica - onde já vão longe esses tempos - mas sobretudo carece de sócios que idealizem essa figura, sem jogos de interesses ou manobras de bastidores, apenas a defesa intransigente dos valores do Benfica, e num universo tão extenso e vasto como é o benfiquista, que diabo, não há-de haver alguém que inequivocamente sinta o Benfica a correr-lhe nas veias e a palpitar-lhe no coração?
    Não percamos mais tempo com futilidades ou inutilidades que só estorvam, a história do Benfica não se compadece com gente medíocre e atitudes levianas que lamentavelmente conduziram o Glorioso até aqui.
    Esta herança que nos foi deixada e passada por gerações gloriosas de perseverança e pertença é demasiado valiosa para que abdiquemos dela e deixemos de lutar por ela. E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica precisa de muito mais do que um Presidente. Precisa de qualidade, moral e social, e competência, da parte dos que o dirigem. E precisa de não fazer qualquer tipo de concessão na exigência das prestações, individuais e coletivas, de todos os que o servem, seja nas equipas das diversas modalidades, seja na sua gestão.
      Não será por acaso que as coisas estão como estão, tanto no futebol como nas restantes modalidades, no masculino e no feminino, salvo honrosas exceções. Neste início de época, perdeu-se quase tudo o que se disputou, mesmo quando existe a perceção de haver qualidade e condições para uma disputa equilibrada.
      Exemplos não faltam, desde a Supertaça no futebol feminino aos troféus de início de época no andebol, no voleibol ou no basquetebol. Este fim de semana foi absolutamente arrasador para as nossas cores, com mais um inadmissível enxovalho no andebol e com derrotas no voleibol masculino e feminino. Salvou-se o basquetebol feminino.
      E também não me parece que no futsal e no hóquei em patins as coisas venham a ser diferentes.
      É absolutamente determinante que aqueles que dirigem o façam com a atitude certa, com parcimónia na gestão dos recursos e assertividade funcional, e, sobretudo, com autoridade e estatuto moral inquestionável. Ora, como todos muito bem sabemos, nesse perfil cabem muito poucos dos que atualmente nos dirigem.
      Está muitíssimo difícil manter a chama imensa e ficar envaidecido com este Benfica!

      Eliminar
  2. É preciso que todos ajudem para que o Benfica seja campeão, os benfiquistas inclusive, que deixem de passar a mão pelo pêlo e a babar-se pelo sporting e façam barulho evidenciando as facilidades que vai tendo para desbloquear jogos ou gerir mais facilmente as suas vantagens. Não faz qualquer sentido em 5 jornadas já terem tido 4 penalties a desbloquear jogos ou deixá-los mais confortáveis quando o critério não tem sido coerente. Mas como se percebe, alguns benfiquistas preferem que o Benfica perca para poder cair a direcção (alguns até já o admitiram publicamente).
    A direcção do Benfica deve levantar o seu "rabo" da cadeira e começar a defender asserricamente o Benfica e os seus adeptos que deixem de tricas e puxemos todos pelo mesmo.

    ResponderEliminar
  3. O Benfica será campeão se tiver competência para vencer os seus adversários, tem que o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a sua perspectiva.
    Penso que se calhar teremos que ter sabedoria e serenidade para ser realistas sem deixarmos de de ser exigentes ou desistirmos.
    Uma boa campanha, com bom futebol e vitorias em jogos importantes, uma prestacao digna na Champions e algum trofeu nacional poderao ser os objectivos.
    E tambem um crescimento na producao e capacidade da equipa.
    Espero que esta epoca e o proximo ano possam ser de viragem para uma nova fase com nova gente no Glorioso.

    ResponderEliminar
  5. Estou inteiramente de acordo com o reparo que o Alberto Miguéns faz acerca da ligeireza com que se está a tratar a situação do nosso atual futebol. E temo, por isso, muitas mais desilusões no futuro próximo, e imediato.
    É confrangedor ver os nossos dirigentes agarrados a um qualquer tronco que se suponha ser capaz de se aguentar à tona de água, arrostado por ventos e marés, e continuarem omissos, incapazes e irresponsáveis, face às inúmeras situações, inadiáveis e cruciais, que, não se resolvendo, não permitem efetivamente uma prestação desportiva - e também financeira, associativa e patrimonial - à altura do Benfica e dos seus pergaminhos.
    Ver o nosso treinador numa conferência de imprensa reduzir as suas declarações a trivialidades, e a questões despropositadas e boçais, envergonha-me profundamente.
    Ou, indo mais longe, apreciar a nossa política de comunicação - na verdade a falta dela - é absolutamente aterrador.
    O Benfica precisa, urgentemente, de benfiquistas verdadeiros, e de dirigentes que sejam íntegros, dignos, generosos e determinados, e que ponham o Benfica acima de tudo o resto.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: