SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 agosto 2024

Parece o Fim do Mundo

25 agosto 2024 5 Comentários

UMA PESSOA MESMO EM FÉRIAS ACORDA DE MANHÃ E PARECE QUE CHEGOU O DIA DO JUÍZO FINAL.



Só que não é!


O Sporting CP neste momento está melhor que o Benfica, mas...

O «Glorioso» vem do fundo dos tempos, tal como o Sporting CP. O nosso clube de 28 de Fevereiro de 1904 e o Sporting CP de 8 de Maio de 1906, embora como são palermas digam que é de 1 de Julho de 1906 dia em que decidiram alterar o nome, aproveitando o falecimento de José de Alvalade (Cascais, 10 de Outubro de 1885 – Lisboa, 19 de Outubro de 1918) para fazer revisionismo histórico em 1 de Maio de 1920.

 

Em doze décadas já houve períodos em que o Sporting CP se sobprepôs ao Benfica e Cosme Damião estava vivo e dirigia o futebol do «Glorioso»

Mas a demografia é dinâmica e o Benfica tem tendência histórica para se sobrepôr ao Sporting CP. A grandeza do Benfica é estrutural e a do Sporting CP é conjuntural, por isso, brevemente, o Benfica voltará a superiorizar-se.

 

O Sporting CP tem melhores dirigentes que o Benfica e isso faz muita diferença, aliás, toda a diferença

Conseguiram um perdão da dívida (clicar) enquanto o Benfica não tem dirigentes com capacidade para conseguirem io melhor para o Clube. Não sabem liderar, não estão ao nível do que se exige para ser dirigente de um Clube Mítico. Mas isto não vai ser eterno. No futuro - pode ser mais breve ou ficar mais distante - o Benfica terá dirigentes melhores que os do Sporting CP. Ainda que a «procissão vá no Adro» o Sporting CP esta temporada parece melhor que há um ano, em que foi "empurrado" para a vitória frente ao Casa Pia AC (2.ª jornada) e com o SC Farense (7.ª jornada). Esta temporada ainda não necessitou, pois tem sido categórico e de tão categórico foi displicente na Supertaça. A 4.ª jornada - «Clássico das Riscas» no topo do Campo Grande - vai aferir se o que aconteceu na "Supertaça" foi só displicência ou algo mais...


O sportinguismo há algumas temporadas que mostrava ser melhor que o Benfiquismo

Na globalidade têm mais amor e paixão pelo seu clube que nós pelo Benfica. O «Glorioso» atravessa uma fase negativa em que há Benfiquistas e outras que se fazem passar por tal que só têm interesse em servir-se do Clube. Fico estupefacto quando vejo associados que entraram para o Benfica ainda de menor idade e que depois, com 30/40 anos de filiação clubística não têm pejo em vigarizar o Clube do qual são associados desde os 13, 14, 15 anos. Outros entraram muito tardiamente - Jaime Antunes (desde os 39 anos), Fernando Seara (desde os 21 anos) ou João Salgado (desde os 40 anos), por exemplo - e são de uma incompetência atroz. A grandeza do Benfica é vítima deles e são muito mais que os exemplos - por serem mais conhecidos - apontados. É a vida. O anterior presidente é o grande responsável por esta degradação do Benfiquismo. Vinte anos de más práticas e desinteresse pelo associativismo é muito tempo. Instalou vícios e gente incompetente dentro do Clube num autêntico «Genocídio Benfiquista» que vai levar tempo a ser extirpado. Não vai ser fácil, pois os interesses instalados - mesmo que prejudiciais ao Clube - sobrepõem-se ao que era fundamental para fazer um Benfica... À Benfica. Meso com milhões de adeptos, mas apenas milhares de associados há uma degradação evidente que não permite conseguir reunir sequer 20 associados com boas ideias, coerentes e solidárias para constituirem listas capazes de recolocar o Benfica no seu lugar. Mas vai mudar. Espera-se é que não seja «À Sporting», ou seja, necessitar de perder muito e ser enxolhavado para que os adeptos sintam que há necessidade do "toca a reunir". Seja a bem (rapidamente) ou a mal (sentirem-se eternos derrotados e enxovalhados) os Benfiquistas irão conseguir voltar a fazer do Benfica um clube ganhador e honrado!



Se o Sporting CP for campeão e conseguir uma Liga dos Campeões superior ao que fizer o Benfica

Só há que lhes endereçar os parabéns, pois merecem pelo amor que têm ao clube. Eu ainda acredito que o Benfica, mude e rapidamente, para melhor superiorizando-se ao Sporting CP.


Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. Não, Senhor Alberto Miguéns, não é o fim do mundo, mas que no ar paira a tristeza, a desconfiança, a descrença e um profundo pessimismo parece-me uma evidência. Tem toda a razão, o Vieirismo destruiu largamente a alma Benfiquista. Refundar a mesma carece de outra gente, diferente, bem diferente, da que lá está. Simpatizo com Rui Costa, que me parece uma boa pessoa, mas foi incapaz de se destacar do Vieirismo e recebeu nas suas listas a herança da gente que acompanhou sempre LFV. Não houve nenhuma ruptura substancial com o Vieirismo, antes uma continuação disfarçada. A mesma indiferença pelos valores históricos do Clube, a inércia defronte dos poderes obscuros do futebol português, e da agenda da gente que os exerce, bem como a cedência ao mercantilismo lucrativo para alguns, que não o Benfica, que postula a continuidade da política de venda de jogadores, e logo os melhores, todas as épocas. E não me venham com o imperativo das vendas, que é conversa para boi dormir.
    Não votei em Rui Costa e sinto-me satisfeito em consciência, pelo que vou vendo. Será, porém, que os Benfiquistas, que falharam sempre desde a eleição de Manuel Damásio até ao presente, escolherão alguma vez alguém à altura da tradição e da história gloriosa do Benfica?
    Infelizmente, duvido muito que sim ...

    ResponderEliminar
  2. Eu não diria Alberto que os sportinguistas são mais apaixonados pelo seu clube que nós pelo Benfica acho os muito fanáticos, tocou na ferida que nos magoa muito os dirigentes desde o dono do palheiro que as coisas tem vindo a piorar então do Rui Costa nem se fala, de grande jogador a presidente uma diferença abismal muito fraquinho.
    Concordo mais cedo mais tarde vamos sair deste marasmo basta encontrar o timoneiro certo, dos lagartos pudera com tanto perdão bancário não custa ser grande, está bem encaminhado por mim vai renovar o título joga mais que todos os outros,e com aquele novo Jardel dá um jeitão do caraças, a mim revolta me os ingleses com uma pérola daquelas entre portas não o viram um Sporting á distância o viu e com ele aumentou de qualidade o dobro o homem é uma máquina de fazer golos quem me dera que o nosso Pavlidis marcasse metade mas já deu para ver que não é assim mas também as bolas não lhe chegam, bom Domingo para todos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado caro Alberto por me ajudar a olhar para a actual situacao de uma perspectiva mais real, positiva e de esperanca.
    Pode ser que a mudanca aconteca ja nas proximas eleicoes.
    O Glorioso SLB merece que essa mudanca aconteca.
    Ate la tentarei manter a perspectiva que mesmo nas derrotas nao e nem o fim do mundo nem do SLB.
    Obrigado e um abraco.

    ResponderEliminar
  4. 1.Tem de haver coragem de acabar com as claques tóxicas;
    2. Acabar com a equipa sub23 e apostar na B;
    3. Criar uma base de dados sobre os critérios de jogadores por sector para as categorias de sub 19 a A.
    4. O departamento de scouting tem de seguir esses critérios e, não somente, estarem a procura de oportunidades de negócio.
    5. A equipa B tem de ter qualidade para ter o 3° jogador que possa fechar o lugar de algum castigado ou lesionado da A;
    6. Repensar as modalidades, algumas têm de ter uma pausa para reorganizar como o Andebol, o Futesal e Rugby.
    7. Diminuir o peso da direcção, excesso de gente não significa melhor organização, algumas vezes cria caos.
    8. Claro que o ruído do anti-benfiquismo com a colaboração da comunicacao social e da procuradoria infuenciou bastante este momento do Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Damásio, Vale, Vieira e Costa: o que se pode dizer da inteligência dos votantes benfiquistas com esta sequência?

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: