SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 agosto 2024

Este Futebol Já Não é Para Mim

13 agosto 2024 17 Comentários

EM CERCA DE 50 ANOS A TER A NOÇÃO DO FUTEBOL E A COMPLETAR 36 ANOS DE ASSOCIADO O CHAMADO "DESPORTO-REI" ALTEROU-SE MUITO.



Cada vez mais compreendo Cosme Damião, Félix Bermudes, Manuel da Conceição Afonso e Joaquim Bogalho, respectivamente, contra a passagem do Futebol de amador a semi-amador, de semi-amador a semi-profissional, de semi-profissional a profissional e do Clube «com gastos à medida do Benfica» para gastos supérfluos do futebol a sustentar as outras modalidades que se intitulavam de amadoras, mas de amadoras não tinham nada, por isso sugeriu que para esse Benfica, para seu presidente, tinha de haver um Mecenas disposto a esbanjar parte da sua fortuna (Maurício Vieira de Brito) pois ele (Bogalho) não a tinha. E escrevo citando estes nomes pois são mais conhecidos, mas com eles, certamente, dezenas ou centenas de associados anónimos seguiram-nos por causa desses novos rumos. 

 

Por isso desligaram-se do futebol, e em parte, do Clube

Não é que a evolução estivesse errada. As mudanças é que alteravam as motivações que os fizeram interessar pelo futebol e pelo Benfica. "Aquele" futebol e Clube já não eram o "deles", aquele pelo qual se apaixonaram na juventude. Alteraram-se paradigmas e isso fez com que se desinteressassem de um modo "ardente" para citar Luís Vaz de Camões, em ano dos 500 anos do seu nascimento.


Pois eu tenho a ideia que estou a seguir o mesmo caminho (e nada está realacionado com derrotas ou vitórias) 

Este futebol é muito diferente do que eu conheci. Tal como o Benfica. Por vezes penso mesmo: «se o futebol fosse assim e o Benfica fosse o que é jamais me interessaria gastar tempo com "futebóis" deste tipo». E o Benfica ainda nem atingiu essa fase. Como a de alguns clubes. Que interesse têm os associados de um clube apoiar um emblema do qual são "apenas espectadores com bilhetes mais baratos"? Emblemas que nem são clubes desportivos, mas plataformas de negócios que utilizam o futebol (os futebolistas) para enriquecer extraindo mais-valias: comprando barato, incubando para vender mais caro! Por isso deixei de me interessar pelo futebol internacional em que o cúmulo da estupidez reside no futebol inglês. Os ingleses que criaram, no século XIX, os clubes actualmente já não os detêm. E até gostam disso! São adeptos das equipas (teams) e não dos clubes (clubs). Inacreditável! De quando em vez revoltam-se pois os donos dos clubes não investem o suficiente nas equipas, pelo menos, ao nível do que eles pretendem. E criticam os donos dos clubes, a quem venderam o clube, muitos fundados pelos seus avôs ou bisavôs... até trisavôs. Imbecialidade! Quando me interessei pelo futebol e pelo Benfica a força dos clubes estava neles e nas suas gentes: os que tinham melhores adeptos, geravam mais sócios, estes tendo mais qualidade quando geriam os clubes conseguiam melhores resultados que permitiam ter mais simpatizantes, que se filiavam nos clubes e tendo qualidades como dirigentes engrandeciam os seus emblemas num círculo virtuoso! Entre todos os clubes portugueses o Benfica foi aquele que teve o melhor círculo virtuoso! Por isso transformou-se no maior e mais bem sucedido clube em Portugal.

 

Encontrei esta imagem, mas há mais, muito mais. O Casa Pia AC - Futebol SDUQ Lda também foi vendido (clicar)


Penso que este também será o caminho, irreversível, do Benfica

E será, certamente, uma evolução pois o Benfica está a ficar para trás e depois em "casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"! É que devido à globalização há quem consuma horas e mais horas a ver futebol "internacional" e depois querem que o Benfica tenha futebolistas ao nível que vêem nesses campeonatos, mas mais baratos. Extraordinário é ler adeptos benfiquistas - há muitos que se fazem passar por isso para criar confusão - que odeiam todos os futebolistas do Clube (há uns idolatrados mas são as excepções que confirmam a regra) mas que afirmam que o Benfica os "devia vender" por 20, 30 até 40 milhões de euros, quando para eles, esses jogadores até deviam pagar para jogar no Clube de tão débeis e nefastos que são! Inacreditável!


O mundo actual (redes sociais) transformou as antigas tascas e tabernas onde uns bêbados, outros sãos e conscientes, outros no gozo, outros "assim e assado" passavam horas a discutir futebol e Benfica

Agora essas tascas e tabernas já não têm meia dúzia de seres, mas milhares deles, incógnitos, entrincheirados, cheios de certezas e mesmo que cada tenha ideias opostas a 180 graus depois, como é diferente do que está instituído, no Clube ou no plantel, acabam de acordo passando a 360 graus (no mesmo ponto), ou seja, mesmo com ideias opostas - divergentes - acabam com uma convergência por conveniência, ou seja, pontual naquele momento. Extraordinário! 


Seja como for o percurso que fiz e decidi um dia continuo contente

Durante a minha vida consegui conhecer a História do meu clube de modo a não ser enganado pelos velhos media (RTP, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, A Bola, Record, O JOGO, RDP, etc, por exemplo) acerca do Benfica, nem pelos novos media (SIC, TVI, CMTV, zerozero, MaisFutebol, etc, por exemplo). Nem mesmo pelo meu clube (SL BENFICA) que queria que Cosme Damião fosse Júlio ou que o clube não tivesse uma data exacta de fundação, mas se fosse fundado tendo no início dez elementos, como este texto que esteve em vigor como oficial, durante alguns meses.



Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns


NOTA: Para não conspurcar o texto nem quis escrever acerca de vergonhas que são nódoas jamais apagadas e que não sendo os responsáveis punidos mancham o futebol português e levam a que o meu interesse por este desporto, em portugal, se fosse desvanecendo:


1. Fernando Gomes depois de estar envolvido em "esquemas fraudulentos" consegue chegar a presidente da Liga e depois da FPF como se nada tivesse existido;


2. Pedro Proença que tantos jogos viciou segue-lhe o mesmo percurso;


3. Pinto da Costa - trafulha encartado e doutorado - passou incólume e prepara um livro onde vai provar que é um Benemérito do Futebol em Portugal;


4. O Sporting CP consegue contrair uma dívida gigantesca que por ser tão astronómica merece ser perdoada;


5. Isto e mais isto e aquilo de aquilo!


Chega!


17 comentários
  1. Li e reli o seu texto e cheguei à conclusão que este futebol também já não é para mim. Não é mesmo. Nunca me habituarei ao novo futebol. Também acho que o nosso caminho está traçado e não poderemos fugir a esse destino. Já não é para mim!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguens,
    Como eu o entendo.
    Estou a seguir o mesmo caminho.
    Parece que a minha vida de investimento emocional no Benfica esta a caminhar para o fim.
    Porque o Benfica por quem me apaixonei ja nao existe e parece que ja nao ha quem queira ou saiba recupera-lo. Se calhar ate nem e possivel, e nesse caso fico com as memorias.
    Depois o contexto geral do futebol portugues e tao nojento e miseravel que comeco a sentir que e uma verdadeira insanidade continuar a investir emocionalmente nesta pocilga.
    Grande abraco.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, sou outro a seguir o mesmo caminho.

    ResponderEliminar
  4. Grande texto. SE eu com 39 anos,também sinto que isto jà não é para mim,imagino a geração do Alberto e outras.Não me apetece viver esta imundice em que se transformou o futebol,e pior,o meu Clube.O Benfica do meu Velhote,que me ensinou desde muito novo o que é ser do SLBenfica.Há 18 anos que tenho red pass,mas pela primeira vez na vida,não me apetece ir a bola.Devo ir algum jogo e vou emprestando a pessoas que não têm tantas possibilidades de ir ao estádio,e fico até mais satisfeito.Irei ser sempre sócio,mas ja chega.

    ResponderEliminar
  5. Concordo consigo, Alberto.
    Vou comentando, sentindo-me por vezes que estou também a contribuir para esta gigantesca tasca mediática. Faço-o por amor romântico e nostalgia de um Benfica que na verdade já não deve existir.
    Ainda não estou preparado para desistir de ir ao estádio e de amar o clube mas sinto que cada vez estou mais perto disso.
    O vieirismo está a ser o mecanismo de destruição do benfiquismo. O contexto histórico e social é propício. Acreditei que as próximas eleições pudessem ser a última hipótese de exterminar de vez o vieirismo, mas cada vez mais temos que quem vier terá de seguir um guião similar mesmo que não emporcalhado por negociatas escuras. Será talvez inexorável que o Benfica se perca para os sócios, tornando-se outra organização comercial com vagas ligações a um passado glorioso.

    Angústia.

    ResponderEliminar
  6. Alberto Miguens depois de o ler ainda fiquei mais convincente com a desilusao que me invade a alma sobre o nosso Benfica a minha tristeza aumenta de ano para ano ao ver tanta incompetencia, eu que sou um bocadinho mais velho que o Alberto cresci com o Benfica dos anos 60 com grandes dirigentes e com grandes equipas de futebol que me fizeram as delicias da minha inocente juventude,hoje infelizmente tudo e diferente para pior,o amo o Benfica como sempre mas no estado em que esta o Benfica e o futebol portugues procuro outros hobies, leio os blogs benfiquistas e chega.
    Depois de ler em jeito de nota o seguinte como podemos estar esperançados num futuro melhor.
    1. Fernando Gomes depois de estar envolvido em "esquemas fraudulentos" consegue chegar a presidente da Liga e depois da FPF como se nada tivesse existido;



    2. Pedro Proença que tantos jogos viciou segue-lhe o mesmo percurso;



    3. Pinto da Costa - trafulha encartado e doutorado - passou incólume e prepara um livro onde vai provar que é um Benemérito do Futebol em Portugal;



    4. O Sporting CP consegue contrair uma dívida gigantesca que por ser tão astronómica merece ser perdoada;



    5. Isto e mais isto e aquilo de aquilo!

    ResponderEliminar
  7. Sr Alberto, sem o conhecer é o melhor benfiquista que conheço.
    É o ler aqui os seus textos que mantém a chama benfiquista acesa em mim

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo ( permita que o trate assim , visto ser um regular leitor das suas brilhantes escritas em defesa do maior do mundo) , o futebol como desporto , morreu com a lei bosman , ai apareceu os super agentes e o dinheiro sujo.
    Hoje em dia é um negócio e um espetáculo que quem ganha é o que tem mais dinheiro e capacidade de investimento .
    Com o surgimento dos canais especializados em transmissão desportiva, veio a ideia de fazer deste desporto o que os americanos fazem á muito tempo, um show televisivo...Mas até esses viram que tinham de ter um teto salarial, recrutamento controlado, para salvaguardar a competitividade . Os clubes dos sócios está a acabar e raras são as excepções de sucesso hoje em dia.
    Sei que são vários outros motivos ,além do que numerei , para estarmos a passar por esta situação mas ai ficava um dia a escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a única hipótese do futebol voltar a ganhar interesse. É estabelecerem-se regras ao estilo da NBA como referiu. Só que a FIFA, ela própria é um covil de corruptos que beneficiam da podridão que é o futebol-negócio, por isso nunca irá alterar este paradigma.

      Eliminar
  9. Sem tirar nem por. Eu sócio com quase 47 anos de amor incondicional ao glorioso Sport Lisboa e Benfica, deixei de me iludir pelo lodo do futebol indigena no qual o nosso amado clube tem inevitavelmente de medrar desde que a pandemia me fez tapar a boca e abrir os olhos para a chamada "industria do futebol" que tudo seca à sua volta como se de um gigantesco eucalipto se tratasse. Para bem da minha sanidade mental, deixei de ver todo e qualquer futebol (clubes, seleções, etc.) e passei a dar muito mais atenção a quem realmente importa nesta vida, familia e amigos. Não pretendo influenciar ninguém mas é com propriedade que afirmo que não me arrependo nada do rumo que decidi tomar há 4 anos. Saudações gloriosas meu querido consócio Miguéns.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o que diz o Alberto é a mais pura das verdades. Eu olho para mim e olho para trás e vejo como sentia o clube e como não o sinto neste seculo, muitas vezes pergunto o que aconteceu no caminho até aqui.

    Concerteza que muita coisa acontece nas nossas vidas que nos vão mudando, mas relativamente eu consigo identificar quando comecei a tornar-me indiferente, foi neste seculo e começou no dia em que entrou no Benfica o Vieira, foi a partir dai que começou, eu que durante quase 3 decadas não falhava jogos na Luz, via o Benfica jogar torneios, taças de honra, tudo que fosse jogo do Benfica, que ficava quase doente quando eramos eliminados das competições europeias, de 2013 até hoje apenas vi um jogo na Luz, contra o Marselha o ano passado e por causa do Eriksson, aliás só fui à Luz em momentos tristes, Eusebio, Chalana e Eriksson.

    Como alguem já disse, o futebol morreu em 1995, a UE matou o futebol como o conheciamos, ao aprovar a lei bosman, como tem matado muitas outras coisas na Europa. Os clubes ficaram todos falidos, os jogadores, treinadores e empresarios todos ricos, vivendo dos adeptos a maioria pobres, dirigentes ricos. Se isto fosse o Benfica nos anos 70 concerteza absoluta que não seria Benfica e nem ao futebol ligaria, como não ligo, não sou já capaz de perder 1h30 ou 2h a ver um jogo, nem de borla.

    Tenho 46 anos de socio, interrompi no tempo do Damasio, o inicio da desgraça do clube, e voltei pagando todas as quotas em atraso no tempo do Vale, mas para nunca mais deixar de o ser até ao fim da minha existencia, seja quem for que esteja lá.

    No mais excelente texto do Alberto, no qual tambem me revejo na maioria das coisas, aqui mesmo que tenhamos opiniões e pontos de vista divergentes, ainda conseguimos dialogar com elevação e educação entre todos e só por isso já valia a pena vir ler, mas a maioria dos textos publicados são de qualidade em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  11. Para além de um prazer que, algures, no passado nos tocou e transformou, onde residirá hoje o interesse em ser sócio do SLB? Bem sei que o tempo não se detém, mas, nos nossos dias, ser associado não significa praticamente nada. Os sócios são uma massa indistinta no meio dos outros adeptos, sem lugar próprio no estádio ou sem benefícios relevantes no preço dos bilhetes, se atendermos ao contributo dado ao longo de décadas (no meu caso 40 anos), com presença marcada, por exemplo, no terrível tempo do Manuel Damásio, do qual me tenho, estranhamente, lembrado nos últimos tempos. Aliás, julgo até que a ideia de ser sócio corresponde, cada vez mais, aos princípios de um produto de puro marketing, como nos festivais de música em que se compra um passe para todos os dias de concerto. O sentimento identitário vai desaparecendo com a morte dos mais antigos, como o meu avô, que ia a caminho dos 80 anos de associado quando faleceu. Já com uma idade avançada, ia todos os dias à Luz: nunca foi um cliente, mas um sócio de corpo e alma, para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  12. Partilho com todos os que comentaram e com o autor do texto as mesmas ideias e os mesmos sentimentos. Sou muito crítico das Direções das últimas décadas e também eu deixei de ir ao estádio, mas as Direções passam e o Benfica continua. Sei que a sociedade mudou, mas recuso a desistência e o pessimismo. Estou certo que este blog é lido por muito benfiquista, incluindo aqueles que tem as condições e a vontade de transformar a presente realidade, pelo que espero que tirem notas daquilo que incomoda e entristece os benfiquistas como o Miguéns, e a todos nós, se unam num projeto renovador e se apresentem a eleições a 2025. Já chega de apontar o dedo, agora é o tempo de fazer algo pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  13. Ainda hoje um grande atropelo aos Benfiquistas - renovação do patrocínio da Emirates para muito além do mandato atual, até 2029!
    Isto não devia ser permitido!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  14. Como eu o entendo caro Alberto. Sinto exatamente o mesmo, o futebol atual é pura e simplesmente um negócio, perdeu-se toda a magia de um passado já longinquo, as bancadas do velhinho estádio, o transistor a acompanhar a jornada. Era mágico sem dúvida, hoje com as centenas de jogos transmitidos pelas TV`s, a famigerada lei Bosman e as negociatas, muitas vezes duvidosas, mataram pura e simplesmente o futebol. Sobrevivem no meio desta conspurcação, os endinheirados.

    ResponderEliminar
  15. Concordo com tudo. Mas o que mais me desgosta, nos dias de hoje, é ver a incapacidade grotesca que as nossas direções têm para nos fazer crescer de forma sustentada.

    ResponderEliminar
  16. Alberto a lagrima no canto do olho celebres palavras da canção de Bonga me vem quando leio o seu comentário acerca do nosso Benfica por razões que me são pessoais dirigi-me às bilheteiras do Benfica para comprar 6 bilhetes quando me pediram 270 euros eu pensei muito rapidamente a todos os Benfiquistas que por amor ao clube vinham depois do trabalho dar uma ajuda para a construção do velho estádio que continha 120 mil e passamos a 65mil evidentemente que pensei logo na industrialização do Futebol apregoada pelo dono do palheiro que tinha tanto de benfiquista como eu de sportinguista e porque lhe digo isto porque pensei que Rui Costa que segundo ele diz é benfiquista coisa que eu começo sinceramente a duvidar e porque é que eu duvido esta industria a aonde está inserida o Benfica não é mais que isso uma industria cuja participação os operários são os quotizantes e os gestionários funcionários que de benfiquistas tem pouco ou mesmo nada com chorudos ordenados para não dizer tachos e assim a desilusão é do tamanho desta mal sêr que começa a encher o meu coração BENFIQUISTA
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: