SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 fevereiro 2024

O Que é o Benfiquismo?

17 fevereiro 2024 6 Comentários

PEDRO PROENÇA SERVE NA PERFEIÇÃO PARA MOSTRAR COMO SE DEGRADOU O CONCEITO COM O TEMPO.



Porque Pedro Proença está muito longe de ser caso único ou excepção.

 

Na próxima cerimónia para agraciar os associados mais dedicados ao Clube, Pedro Proença é um dos contemplados

Com 50 anos de dedicação ininterrupta (este é mesmo, não é como alguns associados que até deixam de ser sócios e depois recuperam o número - e a posição entre os outros - pagando anos de quotização num dia...) pois ele (até começaram por ser os pais) paga quotas desde 22 de Outubro de 1973, ainda nem três anos de idade completara, pois nasceu em 3 de Novembro de 1970.

 


Pedro Proença Oliveira Alves Garcia entrará num grupo muito reservado de Benfiquistas

Pois até 2024 só cerca de 12 mil associados (é difícil contabilizar o número certo devido a essa "compra" de quotas de vários anos num dia) atingiram 50 anos de pagamento de quotas, ou seja, pagaram 600 meses de quotas. Muitos mais "ficaram pelo caminho", por questões biológicas (morte) ou por se terem desvinculado de associados do Benfica!

 

Eu e Ele

Até tenho uma estória com ele ou acerca dele no Benfica. Quando escrevia no jornal «O Benfica» raro era o jogo arbitrado por ele envolvendo o Benfica em que eu não mostrava como tinha prejudicado o Benfica. Até utilizei o termo "Proençada" para resumir as arbitragens dele envolvendo o «Glorioso». Já não tendo a certeza absoluta, mas penso que foi nesse jogo, em 30 de Março de 2014, o Benfica venceu por 1-0, em Braga, o SC Braga e eu intitulei a apreciação a esse jogo como: «Com proençada, vencer por um, em Braga, é goleada". pois não só impediram (foi Pedro Guerra e não outro) que o título fosse esse, substituindo-o por outro "meio-amaricado" (qualquer coisa do tipo... Os nossos esforçaram-se muito e no final foram recimpensados) como a primeira vez que me cruzei com o assessor e "mui atento e vigilante" João Salgado já farto de eu estar sempre a criticar Pedro Proença, surgiu-me à frente e disse: «pois saiba que Pedro Proença é muito mais Benfiquista que tu"». «Então?», retorqui eu! Logo acrescentando. «Mas eu, que saiba, nunca prejudiquei o Benfica! Ao contrário dele que sempre que pode, não perdoa!» João Salgado foi lapidar: «Ele é muito mais Benfiquista. Já pagou as quotas até final do ano e tu só as tens pagas até Junho»! Eu remeti-me à minha insignificância e disse-lhe: «Pois se eu pago por Semestre só estão pagas até final deste primeiro semestre de 2014! Mas até lhe vou dizer mais. Pedro Proença será não só mais Benfiquista que eu, como eu quero que seja muito mais Benfiquista que eu. Por isso, assim que tiver tempo vou alterar o pagamento e passar a pagar de dois em dois meses em vez de seis em seis. E assim foi. Actualmente pago as quotas por Bimestre e assim continuará até que João Salgado se reforme!    

 

Mas Pedro Proença não é só na quotização que é um grande Benfiquista

Eu sou dez anos mais velho e só conseguirei ser emblema de dedicação - classe ouro - 50 anos em Fevereiro de 2029, ou seja, daqui a cinco anos. Se lá chegar. E que com Pedro Proença em cargos directivos no futebol português até posso morrer de algum ataque cardíaco antes de lá chegar! 


Um Benfiquista multifacetado: associado do Benfica ainda antes dos três anos para fazer Ginástica, formação no Andebol do Sporting CP e favorecer o FC Porto no futebol, enquanto árbitro!

Tudo Bons Rapazes
Escolhe, faz-se desentendido, obriga o taralhouco a explicar-se e mostrar respeitinho: olha que eu digo, não digas, pah!





E a entrevista hilariante (conhecendo-o e lendo-a foi dos momentos mais engraçados que tive naqueles dias até naquele ano de 2015 e este estava a começar) pois dizia que, ao abandonar a arbitragem, deixaria o futebol por estar "cansado".


Semanário Expresso; Revista do jornal; página 58; 24 de Janeiro de 2015


Em Janeiro de 2015, estava cansado do futebol e tinha a família que valia carinho e as empresas que valiam milhões à espera. Em 3 de Julho de 2015 já estava a ser eleito para o Comité de Arbitragem da UEFA (CAU) e... em 28 de Julho desse ano (2015) foi eleito presidente da Liga de Futebol Profissional (LPFP). Pouco depois, em 24 de Agosto de 2015 (anunciado na SIC Notícias) foi "posto a andar" do CAU pois souberam que não podia acumular com a presidência da LPFP.


O Futebol em Portugal está a transbordar de pantomineiros

Mas este abusa. E depois crescem pantomineiros (supostos comentadores) nas televisões, jornais e rádios (agora até a "Observador" está cheia) como cogumelos e estamos no tempo deles, dos tortulhos!



(em actualização até próximo da meia-noite)

 

Assim vai o Benfica!

 

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Pedro Proença, Benfiquista...
    Repugna só de colocar esse nome na mesma frase da palavra Benfiquismo.
    Os homens definem-se pelos atos e não pelas aparências do dinheiro e das listas.
    Uma criatura que muito fez, ou faz, para proveito dos rivais do SL Benfica.
    Nem merece insultos, apenas desprezo.

    ResponderEliminar
  2. Benfiquistas desses tem muitos na claque do fc porto.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo não pagando as quotas causam menos prejuízo ao Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Sr. Miguéns, nem sempre concordo com as suas análises ao jogos do Benfica, o que é perfeitamente natural. No entanto, em tudo o resto não só estou de acordo consigo, como lhe teço os mais rasgados elogios. O senhor é, definitivamente, um grande, grande Benfiquista. Continue sempre! Esta do Proença nem dá para comentar. Chega a causa náuseas...

    ResponderEliminar
  5. Um dia li com espanto um titulo de jornal desportivo em que Pedro Proenca "anunciava" alto e bom som "sou heterosexual e do Benfica".
    Lembro-me de ter ficado um bocado espantado e me ter perguntado porque raio teria ele tanta necessidade de fazer este anuncio?
    Desde entao, continuando a avaliar a sua, dele, " prestacao" como benfiquista assaltou-me a duvida sobre a honestidade das declaracoes.

    ResponderEliminar
  6. Sócios como Pedro Proença, nós , todos nós os verdadeiros benfiquistas dispensamos.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: