DESDE JÁ UMA NOTA. NÃO VI, NEM VOU «OUVÊR» A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO TREINADOR ROGER SCHMIDT. POR DOIS MOTIVOS.
1. Depois das primeiras Conferências de Imprensa (CI's) em 2022/2023 as perguntas eram tão rascas, absurdas e mal feitas" que até fiz um texto neste blogue a dizer que nunca mais veria nenhuma e mantenho a afirmação:
2. A essa hora estava a almoçar "bacalhau no forno", no «Escondidinho do Charquinho», com o Benfiquista Master Groove que é do melhor para se Benficar, antes, durante e depois das refeições. Mesmo que andasse a ouvir CI's do treinador (e não faço isso como atrás expliquei) não iria gastar tempo a ver gravações.
Entre 2022/2023 e 2023/2024 já há diferenças
Mesmo só "olhando" para os quatro jogos iniciais de cada pré-temporada, há alterações na gestão do plantel. A análise aos quatro jogos iniciais justifica-se pois, em 2022/2023, o quinto jogo já foi para a primeira-mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2023/2024, o quinto jogo, será ainda antes da temporada das competições oficiais. Embora a Supertaça nem seja uma competição pois é apenas um jogo com apuramento por inerências: campeão nacional frente ao vencedor da Taça de Portugal ou finalista vencido pelo campeão nacional.
Em 2022/2023 não houve rotação dos dez futebolistas "de campo", embora ao intervalo entrasse outro onze, excepto no jogo do troféu "EusébioCup"
Pois já estava na recta final para entrar em campo frente ao primeiro adversário rumo à fase de grupos.
PRÉ-TEMPORADA 2022/23
NOTAS: Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente utilizado substituído; Suplente não utilizado; L - Lesionado; NC – Não Convocado (só jogos na pré-temporada); A – Assistências para golo; G – GolosFoi entendido como urgência
Em encontrar rapidamente um "onze titular" em que o treinador confiasse para ter sucesso rápido durante o mês de Agosto. O "problema" é que o sucesso foi tão grande que o manteve - praticamente intacto - até se sentir "obrigado" a colocar João Neves (parecia ter um biturbo ao pé dos outros que jogavam como uma máquina a vapor), depois do "triplo desaire" (FC Porto, FC Inter Milão e GD Chaves) para colmatar ter o "meio-campo-todo-roto".
PRÉ-TEMPORADA 2023/24
Completamente diferente a gestão nos quatro encontros inicias
Amanhã se verá qual o "onze titular" mais próximo de poder jogar na Supertaça (aposto no do jogo 1, 2 ou 4 (o 3 foi para poder conquistar o "Torneio Algarve"), a fazer mais que só os 45 minutos iniciais. E durante a temporada que não se chegue a Março/Abril com a equipa "toda-rota" a necessitar de um João Neves II.
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns