SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 abril 2023

Derrota Previsível

15 abril 2023 19 Comentários

SEM INTENSIDADE NÃO HÁ VITÓRIAS. NEM EMPATES.



NOTA: talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas. Uma noite mal comida e dormida, tal como para os Benfiquistas.

 

Assim é andar a trabalhar oito meses para estragar tudo em dois! O «Glorioso» tem seis jogos para mostrar se tem ou não "estofo de campeão". Vencer o GD Estoril Praia e depois a ida a Barcelos. Se em Barcelos o Benfica jogar mal como o fez em Vila do Conde e Chaves, então Adeus!

 


Primeira parte (0-0)

Muita parcimónia (há uma meia dúzia de jogos que andamos nisto). Futebol muito previsível. Defende-se bem, mas o Benfica tem é que atacar bem. Futebol muito denunciado que nem desgasta fisicamente o adversário. Fez lembrar a primeira parte, em Vila do Conde. Quarenta e cinco minutos "deitados ao ar". Resta outro tanto. Pode ser que surja um "milagre" vindo do banco de suplentes.

 


Segunda parte (0-1)

Jogar assim só serve para fazer brilhar os adversários. Nõ jogando nada futebol, limitam-se a correr mais que os do Benfica, pois estes têm que correr com bolo, por isso são mais fáceis de controlar. O futebol implantado por Roger Schmidt só funciona se conseguir impor intensidade no início dos jogos. Um campeonato nacional são 34 jornadas. Teriam que ter muita intensidade em 30/32 jogos e não em apenas 26 ou 27! Os futebolistas do Benfica têm minutos "a mais" nas pernas (e na cabeça). Jogam sempre os mesmos e tempo a mais. 

 

GD Chaves

Primeiro tempo: por vezes até parecia o FC Barcelona (que empatou os dois jogos frente ao «Glorioso» nas duas jornadas da Liga dos Campeões). Segunda parte: aproveitou bem a falta de capacidade do Benfica.

 

«Os sportevêistas»

Com pouca paciência para “mais barulho, que tino e mais uma série de patacoadas” preferi ouvir duas horas de Nina Simone.

 


O senhor árbitro

Primeira parte: bem (claramente o melhor árbitro em Portugal). Segundo tempo: bem.

 

Videoárbitro (VAR)

Primeiro tempo: bem. Segunda parte: bem.

 

Como treinador de sofá

Escrito entre ser anunciado o onze titular e ter início o jogo. A equipa inicial esperada face à suspensão (quinto cartão amarelo na jornada anterior) de Florentino e à lesão de Bah. Assim abriram-se vagas para Gilberto (já jogou no encontro anterior frente ao FC Inter) e Neres (geralmente a primeira opção quando suplente). Falta saber a disposição em campo onde pode haver surpresas.



Suplentes a utilizar

Quem de 20 retira 11 restam nove. O Benfica não tem defesas-laterais como suplentes o que ilustra como o plantel é curto. Só não é demasido desequilibrado por que pode entrar um defesa-central (há dois como suplentes: Lucas Veríssimo e Morato) e passar a jogar com três havendo lesão de um defesa-lateral titular.

 


O Benfica está a pagar "com juros" os erros cometidos na gestão do plantel

Em Chaves, com Florentino até se podia ter perdido por mais de um golo, mas teoricamente haveria mais soluções, até vindas do banco de suplentes. A penalização com o quinto cartão amarelo foi muito mal gerida dentro do grupo de trabalho. Durante a temporada podia ter havido alterações pontuais de futebolistas, nos jogos na «Catedral» e noutros jogos, mesmo em terreno alheio, podiam ter sido esgotadas as cinco substituições. 

 

 CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

A

B

R

I

L

2

DOM

V 1-0

Rio Ave FC/ 89.º campeonato nacional/J.26

Vila Conde/F

5

QUA

7

SEX

D 1-2

FC Porto/ 89.º campeonato nacional/J.27

SLB/C

9

DOM

PÁSCOA

11

TER

D 0-2

FC Inter Milão / 68.ª Liga Campeões/Quartos. 1.ª mão

SLB/C

15

SÁB

D 0-1

GD Chaves / 89.º campeonato nacional/J.28

Chaves/F

19

QUA

20:00

FC Inter Milão

68.ª Liga Campeões/Quartos. 2.ª mão

Milão/F

23

DOM

18:00

GD Estoril Praia

89.º campeonato nacional/J.29

SLB/C

26

QUA

 

 

29

SÁB

20:30

Gil Vicente FC

89.º campeonato nacional/J.30

Barcelos/F

M

A

I

O

3

QUA

7

DOM

SC Braga

89.º campeonato nacional/J.31

SLB/C

10

QUA

*

68.ª Liga Campeões/Meias-finais. 1.ª mão

14

DOM

Portimonense SC

89.º campeonato nacional/J.32

Portimão/F

17

QUA

*

68.ª Liga Campeões/Meias-finais. 2.ª mão

21

DOM

Sporting CP

89.º campeonato nacional/J.33

Alvalade/F

24

QUA

28

DOM

CD Santa Clara

89.º campeonato nacional/J.34

SLB/C

31

QUA

 

 

J

U

N

 

4

DOM

 

7

QUA

 

 

 

10

SÁB

 

68.ª Liga Campeões. FINAL

Istambul

11

DOM

 

 

 

NOTA: * meias-finais, com a primeira-mão em Itália, frente ao vencedor do AC Milan versus SSC Nápoles

 

No próximo jogo, eis que a «Capital do Benfiquismo»

É em Milão, no estádio Giuseppe Meazza, frente ao FC Inter, para a segunda-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões da UEFA.

 

2022/2023: TEMPORADA GLORIOSA 119

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

53 (10)

41

7

5

129

40

Primeira Liga

1.º

28 (6)

23

2

3

68

17

Liga dos Campeões

1/4

09 (4)

6

2

1

23

10

Liga dos Campeões (Ap.)

 

4

4

-

-

12

2

Taça de Portugal

1/4

4

2

2

-

5

2

Taça da Liga

2.º C

3

2

1

-

6

3

Torneios

V

2

2

-

-

8

1

Troféus

V

1

1

-

-

3

2

Particulares

 

2

1

-

1

4

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2022/23 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar

 

Então, Benfica?


Alberto Miguéns

19 comentários
  1. Jogadores bloqueados, equipa desaparecida. Sem intensidade e sem crença.
    Teimosia no banco e plantel escasso. Estamos a pagar caro a falta de uma segunda linha competente.
    Perder este campeonato seria a maior vergonha da nossa História.
    Inaceitável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que vai acontecer. Ou há algum dr Milagres que trate a enorme deficiência psicologica de que padecem os jogadores do Benfica?

      Eliminar
    2. Não "seria"; vai "ser"!
      Mas é apenas mais uma, a juntar a uma bem recente...
      O Benfica, e os benfiquistas, não aguentam estas "cicatrizes"...

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Partilho da sua opiniao.
    Previsivel, lento, ineficaz no ataque.
    Assim acabam por por-se a jeito.
    Agora francamente nao sei que diga.
    Perder este campeonato seria desastroso e um rude golpe na moral e no projecto do clube.

    ResponderEliminar
  3. Roger Schmidt: Baroti ou Eriksson - é melhor o Alberto escrever uma adenda a este post. Mais certo o Benfica perde este campeonato do que o ganha neste momento. A minha duvida é a seguinte agora - o que vai acontecer se o Benfica perder este campeonato? Quem assume a tamanha incompetência- direcção ou treinador?

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Alberto Miguéns..... Como é possivel que uma equipa chegou a 7 de Abril com uma derrota..... E sofremos três derrotas seguidas... então esta hoje é hilariante... Contra uma equipa fraca que foi jogar para o empate... Agora???? Nem sei o que vai acontecer... Muita desilusão perante uma equipa que estava com 10... 10 pontos de vantagem... Se perdermos este campeonato vamos ser a chacota para todo o sempre... Como o Sr. diz.... Acordem!!!!!! Um abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  5. Mais um ano e mais uma vergonha que o meu Benfica vai passar, sempre a ser gozados pelos adeptos dos outros clubes. O campeonato tá entregue, porcos não perdem nem mais um jogo e nós vamos ter muita dificuldade em ganhar mais algum. Jogadores fracos mentalmente, são nestas alturas menos boas que se vê a capacidade de um treinador, e este deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse praticamente isso num outro blog e quase me comeram viva. Concluo que deixei de saber ver futebol, dentro das minhas limitações, claro. Perdemos o campeonato e não temos treinador que tire as mãos dos bolsos e dê o grito do Ipiranga!

      Eliminar
  6. O campeonato foi hoje perdido. Este era o jogo do título. Perder com o Porto e o Inter, por muito que nos custe, é um resultado normal. Se ganhássemos este jogo com o Chaves, as coisas voltavam à normalidade e ganharíamos o campeonato. Se não ganhássemos, os fantasmas das últimas épocas iriam acentuar-se. Infelizmente, sucedeu a última eventualidade. Neste momento, a dúvida é saber se ficaremos em 2º ou em 3º lugar, não sendo de excluir a última hipótese. Antevê-se um final de época penoso.
    Podemos discutir os jogadores, o treinador, o plantel, a direção, tudo o mais mas, para mim, há um problema de fundo: perdeu-se a cultura de vitória que o Benfica tinha. Esta situação de falta de cultura de vitória traduz-se da seguinte forma: quando se chega ao momento decisivo da época, a ansiedade instala-se e a equipa falha. Isso passou-se durante muitos anos com o Sporting que perdeu alguns campeonatos porque a equipa falhou no momento decisivo. Passou-se com o FC Porto na época de 2016/2017 em que o Benfica ganhou o campeonato porque o Porto claudicou na hora H. Passou-se com o Benfica em 2019/2020 e isso deixou marcas que agora se estão a ver.
    Isto resulta de algo de que já muito se falou neste blog: o desinvestimento do plantel na época crucial de 2017/2018.
    Esta derrota vai ter consequências graves: o treinador vai ser certamente despedido no final da época (com uma indeminização generosa) e a direção vai atravessar uma crise grave. Não sei se Rui Costa completará o mandato. Uma coisa é certa: o Benfica dificilmente ganhará algo nos próximos tempos. Só não me atrevo a prognosticar um período prolongado de hegemonia do FC Porto por causa da idade de Pinto da Costa mas pelo menos o tricampeonato levará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo imenso com.a sua opiniao que perdemos cultura de vitoria, resiliencia, forca mental nos momentos cruciais.
      Estamos em apuros. Complicamos imenso a nossa vida, mas nao partilho dessa visao catastrofica.
      Concordo que o campeonato podera ser perdido, o que seria um rude golpe. Como podera ser ganho.
      Quanto ao futuro nao o vejo assim tao negro. A situacao financeira e de longe melhor que a dos corruptos.
      O actual plantel pode e deve ser melhorado e se o actual chegou (ou quase, o futuro dira) um plantel mais forte e profundo em qualidade podera dar-nos mais alegrias e titulos.
      Mas termino concordando de novo consigo. Recuperar a mentalidade, mistica, forca mental e cultura de vitoria serao os maiores e mais importantes desafios para Rui Costa e Roger Schmidt!!!

      Eliminar
    2. Concordo com praticamente tudo o que disse.

      Eliminar
  7. Penalty sobre Otamendi e o árbitro e o VAR bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi, mas as transmissões da Sport TV Norte são tão más que por vezes só voltando atrás e eu com inácios não consigo fazer isso!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. https://twitter.com/OCamisola10_/status/1647319208940691457

      Eliminar
    3. Sim, a Sport TV Norte não deu nenhuma repetição decente. Só apareceram no pós-jogo. É penalty claro. Será que o VAR teve acesso a estas imagens? Agora também não adianta chorar sobre o leite derramado, a direção do Benfica andou calada demasiado tempo.

      Eliminar
    4. https://twitter.com/nocontextvidz/status/1647333053142913026

      Eliminar
  8. O bom disto tudo é que vamos eliminar o Inter na 4ª feira. Relativamente ao campeonato, em vez de andarmos a negar evidencias, independetemente dos resultados dos adversarios nesta jornada, é bom que em vez de termos a habitual bazofia ao nivel de direcção, e adeptos que nunca aprendem depois queixam-se que são gozados, que se faça algo internamente para recuperar a equipa, principalmente psicologicamente e fisicamente. É preciso juntarem-se, fecharem-se no balneario, sem presidente, nem ninguem da direcção, só jogadores e equipa tecnica e encontrarem o caminho para se sair do buraco onde estamos, eliminar o Inter e embalar para a parte final do campeonato

    ResponderEliminar
  9. Temos uma equipa e uma direcção de copinhos de leite: o campo estava encharcado e ninguém se queixou?

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa pela repetição.
    Vou deixar aqui o comentário que tinha deixado há uns minutos no post aterior, mas que se refere a este jogo...

    Nem a necessidade absoluta de vencermos o jogo fez com que a equipa jogasse com a intensidade que permitisse criar oportunidades e marcar. Miserável!!!
    A matriz do nosso futebolzinho esteve toda lá: devagar, devagarinho e parado, para trás e para os lados, muitas habilidades circenses e zero de objectividade...
    Infelizmente, está a concretizar-se aquilo que escrevi neste blog loho após o anterior jogo do campeonato: vamos morrer na praia, dentro e fora de portas...
    Não há plano B, o treinador continua igual a si próprio e não muda nada, e quando mexe na equipa isso nunca tem qualquer efeito. E já começa a ser um "must" a entrada de Musa a três minutos do fim. Talvez agora se comece a perceber a heresia que foi comparar Roger Schmidt a treinadores que, no Benfica, fizeram realmente a diferença...
    Continuam a haver jogadores com lugar cativo na equipa, mesmo que provem, à saciedade, que estão claramente a mais na equipa. A Rafa junta-se, agora, claramente, Otamendi, que depois de ter errado no último jogo, com dois passes disparatados para os adversários, hoje esteve em duas das três ocasiões em que o adversário podia ter marcado, o que fez na última delas. E João Mário, tal como Gonçalo Ramos e Odysseas, está a "candidatar-se"...
    Isto não é nada! Isto não é o Benfica! Esta gente não está a respeitar o Benfica nem os benfiquistas!
    Para mim, acabou!
    Só tenho pena de não conseguir alhear-me do Benfica...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: