SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 janeiro 2023

Vamos Lá Escrever Acerca do Absurdo e das Mentiras

29 janeiro 2023 7 Comentários

COM A ESTORIETA DOS TOTAIS DE TÍTULOS CONQUISTADOS PELA EQUIPA PRINCIPAL DE FUTEBOL DOS CLUBES.



Juntar títulos e troféus tão diferentes e com grau de importância diferenciada é um absurdo. Esquecer outros é mentir.  

 

Quando o Benfica atravessa períodos mais longos de insucessos lá vem a ladainha

O FC Porto tem tantos títulos como o Benfica e logo juntam 83. Mas que títulos?

 


Mas quem é que, mesmo que seja, e é, uma questão de retórica

Preferia que o seu clube conquistasse 100 Supertaças «Cândido de Oliveira» em vez de um título de Campeão Nacional? Ninguém. Os só alguns portistas "seguidistas" de alguém que tem um passado tenebroso de "comprar títulos no Supermercado" como um dia afirmou o conceituado treinador do Manchester United FC. 

 

Durante muitas temporadas no Futebol separaram-se os troféus dos títulos

No Mundo e em Portugal. Os títulos por vezes até nem tinham troféu, mas eram os mais importantes. Por exemplo, o Benfica durante os Anos 10 conquistou oito títulos de campeão regional de Lisboa, mas só tem dois troféus: um para os títulos de 1909/10 e 1911/12 a 1913/14; outro para os de 1915/16 a 1917/18; o de 1919/20 nem o tem pois está no Museu do CF "Os Belenenses". Isto porque só o clube conquistava três títulos consecutivos ou cinco alternados ficava na posse, definitiva, do troféu que pertencia aos clubes, provisoriamente, durante a temporada seguinte à conquista. A Taça de Honra de Lisboa como não era um título, mas um troféu oficial, era entregue, depois da final conquistada, uma réplica do troféu original que está na Sede/Museu da A.F.L. Os títulos tinham ainda outra componente. O clube titular - mesmo que não se apurasse (como na Taça dos Clubes Campeões Europeus) - tinha acesso à competição pois se era o titular devia "defender" o título. Com os troféus (por exemplo, a Supertaça Europeia) tal não ocorria.

 

É mentira que a Taça Latina não seja um troféu oficial

É da responsabilidade da FIFA (pois não existia UEFA) como se comprova numa entrevista ao presidente da FIFA (Jules Rimet) que já foi texto aqui no blogue (clicar). 


Texto no jornal "A Bola" na página 4, em 31 de Maio de 1948 acerca da organização de uma competição internacional para clubes, contando com a presença de Jules Rimet, presidente da FIFA e da Federação Francesa de Futebol

 

A FPF nunca assume o que devia assumir

1. Não assume que a Taça de Portugal é a continuação do Campeonato de Portugal, embora fosse a Direcção da FPF em 1938 a decidir que assim seria. E regista tal no seu portal (clicar) como o faz em relação aos Campeonatos da I (clicar) e II Liga que continuaram como campeonatos da I e II Divisões (clicar);

2. Não assumem que a Taça Ibérica é da sua corresponsabilidade a par da RFEF (Espanha) pois o troféu até tem o nome de FPF;


O capitão Nené recebe o troféu correspondente à Taça Ibérica, entre o campeão de Portugal (SL Benfica) e o campeão de Espanha (Athletic Club, de Bilbau). O troféu da responsabilidade da FPF (por ser em Lisboa que se organizou a 2.ª, e decisiva, mão), ou seja, depois do sorteio ficou a saber-se: seria em Portugal que se entregava o troféu. E foi em 24 de Agosto de 1983 entregue pelo presidente da FPF, Silva Resende (NOTA: No topo a encimar o troféu a sigla FPF)

3. A Supertaça foi uma ideia do FC Porto e do Boavista FC para assinalar, em 1979/80, a inédita conquista de dois clubes da A.F. do Porto, na temporada anterior, em 1978/79, dos dois títulos nacionais, disputando-se num jogo, no terreno do campeão nacional (FC Porto) que o vencedor da Taça de Portugal (Boavista FC derrotou o Sporting CP)... conquistou. Na temporada seguinte, em 1980/81, o Benfica (vencedor da Taça de Portugal) conquistou o troféu ao derrotar, já em dois jogos, o Sporting CP, campeão nacional. Em 1981/82, a FPF decidiu passar a organizar o troféu dando-lhe a designação de «Cândido de Oliveira» - nem competição é... - pois disputa-se entre dois clubes que nem competem, visto estarem no jogo final por inerência: campeão nacional frente ao vencedor ou finalista da Taça de Portugal. A FPF assumiu-as como fazendo parte da listagem, colocando lá oficiosa (verdade), mas constam (clicar).  


Com alguma ironia cá para mim, se...

1. Um campeonato nacional tem 34 jornadas e a Supertaça resolvida num jogo... um campeonato nacional "vale" 34 Supertaças;

2. Uma Taça de Portugal é conquistada após sete jogos e uma Supertaça num jogo, então uma Taça de Portugal "vale" sete Supertaças".


Contabilizando como se quiser - umas formas ridículas e outras opinativas - nunca se pode misturar o que é tão desigual  

Há que manter a diferença (e aumentar) do Benfica para o FC Porto de mais sete títulos de campeão nacional (37/30) e de sete Taças de Portugal (29 para o «Glorioso» e 22 para o FC Porto). É isto que a estorieta da igualdade a 83 quer esconder.

 

Contabilidades criativas. Juntar pechisbeque a ouro como se o pechisbeque (Supertaças) valesse tanto como o ouro (campeonato nacional)

 

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Viva
    Quero só acrescentar que mais de metade dos troféus do clube lá de cima que já foi condenado por corrupção, foram ganhos da maneira como todos nós, benfiquistas sabemos.

    ResponderEliminar
  2. Em suma, tentam comparar o incomparavel.
    E comparar-se com um Clube incomparavel.
    SLB, unico e incomparavel!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo post assertivo. como é seu apanágio caro Miguéns.

    Espero que o Benfica (ao contrário de outros que ali vão com choradinhos e teorias caseiras e mirabolantes) obrigue a FPF a tomar posição inequívoca e se pronuncie publicamente acerca dos seus títulos. Isto para que seja do conhecimento público a VERDADE da situação. A Taça Latina é histórica e bem documentada, mas tenho a certeza que muitos desconhecem a conquista da Supertaça Ibérica e esse dado devia ter destaque condizente nos media nacionais.

    Há que repor a verdade com factos e com categoria, à Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo, subscrevo parcialmente, na minha opinião em Portugal disputam-se dois títulos Nacionais (Campeonato e Taça de Portugal), e dois troféus oficiais (Supertaça e Taça da Liga), em jeito de brincadeira, apelido a Supertaça de Rámon de Carranza de pré-temporada, e a Taça da Liga, como a Taça de Reservas (os clubes só nas finais e meias finais, é que jogam com os seus habituais onzes).

    Outra nota diferenciadora entre um título, e um troféu (fez no seu post referencia a isso, mas não aprofundou), quem é Campeão Nacional, disputa na temporada seguinte a Taça dos Campeões, hoje Champions, quem vence a Taça de Portugal, disputava a Taça das Taças, e hoje tem entrada direta na Liga Europa. Qual é a regalia desportiva para o vencedor da Supertaça, ou da Taça da Liga? ...

    Naturalmente, há graduação de títulos, não se podem comparar títulos Nacionais, com títulos Europeus ou Mundiais, e se estes últimos, são os títulos mais valorizados e graduados, recordo-lhe que o FC Porto conquistou 5 títulos Europeus, e 2 títulos Mundiais, no total, 7 títulos Internacionais, já o Benfica e Sporting juntos, conquistaram 3 títulos Europeus. Já em termos de títulos Nacionais, o Benfica lidera com larga vantagem.

    Sendo assim, e graduando, títulos Europeus + títulos Mundiais: FC Porto 7 títulos-Benfica 2 títulos (esses dois títulos, nem relevo o facto de terem sido conquistados há mais de 60 anos, foram conquistados, ponto.)

    Títulos Nacionais (Campeonatos + Taças de Portugal): Benfica 63 títulos-FC Porto 48 títulos.

    Troféus oficiais (Supertaças + Taças da Liga): FC Porto 24 troféus-Benfica 15 troféus.

    Caríssimo, quanto à Taça Latina, por exemplo, o Ac Milan venceu duas edições da Taça Latina na década de 50, fui ao site oficial do AC Milan, e nem mencionam essas duas Taças Latinas que conquistaram, aliás, ignoram mesmo essas Taças Latinas no seu palmarés. Tão estranho, o AC Milan nem relevo dá a uma Taça que venceu por duas vezes, a tão prestigiada Taça Latina?

    "How many titles do AC Milan have in their trophy cabinet?
    The Rossoneri have won 49 trophies: 19 Scudetti, 5 Coppe Italia, 7 Supercoppe Italiane, 7 Champions League, 5 Supercoppe Europee, 2 Coppe delle Coppe, 3 Coppe Intercontinentali
    and 1 FIFA Club World Cup."
    (site oficial do AC Milan)

    Saudações des_Portistas, dos Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos 5 clubes que ganharam a taca Latina só a Ac Milan nao faz referencia no seu palmarés , os restantes fazem-no. Agora querer com isso chegar a conclusao que a mesma nao tem relevo...e retirar-lhe relevo é querer deturpar.

      Eliminar
  5. Boa tarde Sr Alberto, não é possível considerar a Youth League(Champions sub19) e a Taça Intercontinental(sub-19) como mais 2 títulos Internacionais, no futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      São os dois para o palmarés do Clube. Mas para a equipa de futebol sénior não é hábito. Por isso as Federações também não juntam os títulos internacionais (Mundiais e Continentais) das categorias de "Formação" às do plantel sénior.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: