SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 janeiro 2023

Entre a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional

14 janeiro 2023 1 Comentários

TERMINADA A ELIMINATÓRIA DOS OITAVOS-DE-FINAL CHEGOU A TÃO ESPERADA 16.ª JORNADA.



A que tem o «Dérbi de Lisboa» como o melhor jogo entre os nove da praxe!


Se quiserem falar de pressão para pressionar o Benfica, desenganem-se porque quem vai à frente só tem que preocupar-se com o seu jogo. Quem está atrás tem de preocupar-se com o seu jogo e ainda com o do Benfica, pois depende do seu para conquistar três pontos e do jogo do «Glorioso» para que este tenha de perder pontos para se poder aproximar. Tão fácil que até uma criança entende!



A pressão do Benfica é a habitual. Desde a fundação que o Benfica existe para vencer, com lealdade e tenacidade, tal como caçam as Águias: bem à vista de todas as presas, lá no Céu, mas são implacáveis. Foi fundado só com portugueses a jogar para provar que era possível derrotar clubes só de ingleses. E conseguiu. Por isso passou a ser o «Gloriosíssimo» depois da grandiosa vitória, em 10 de Fevereiro de 1907. Prosseguiu organizando-se para conquistar mais Campeonatos Regionais (entre 1906/07 e 1919/20, foram oito em 14 edições ou em onze contabilizando a partir do primeiro conquistado, em 1909/10, depois do tricampeonato dos ingleses do Cabo Submarino, em Carcavelos). O Sporting CP foi aliciar os futebolistas do «Glorioso», no Verão de 1907, mas apenas conquistou dois, em 1914/15 e 1918/19. Quando se organizaram as competições nacionais, tornou-se o maior vencedor na Taça de Portugal e no Campeonato Nacional. A pressão que existe é esta. Conquistar. Pressionados e desatinados vivem os outros. Paciência. Tiveram mau gosto em fazerem escolhas erradas. Um Benfiquista até devia receber uma avença estatal só para ter de aturar os invejosos do Sporting CP e os vigaristas do FC Porto!


O «Glorioso» é o principal candidato a conquistar a Taça de Portugal e merece, pois teve que disputar todos os jogos no terreno dos adversários: Caldas da Rainha, Amoreira/Estoril, Póvoa de Varzim e Braga (este o último obstáculo) até poder disputar a segunda-mão das meias-finais na «Catedral»! O FC Porto anda a passar-se até à final e mesmo assim o pavor é tanto que arranjam questiúnculas de clube pequeno com tudo e todos. 



A 16.ª jornada permite ao Benfica colocar pressão no FC Porto pois vencendo o Sporting CP obrigará os portistas a entrarem em campo, frente ao FC Famalicão, a dez pontos. Não terão dificuldade em voltar a ficar a sete pontos, mas na 17.ª jornada o "filme" será outro com o Benfica nos Açores (CD Santa Clara) e o FC Porto, em Guimarães, frente ao Vitória SC. O SC Braga voltará a ceder - terá de jogar no terreno do Sporting CP (18.ª), Vitória SC (22.ª), Casa Pia AC (29.ª) e SL Benfica (31.ª), por exemplo - e o Sporting CP só alguém anormal poderá pensar que pode ser campeão estando a 12 pontos do «Glorioso» (ainda que tenha seis pontos em "ajuste directo"), cinco do FC Porto e seis do SC Braga. Recuperar pontos para três clubes? A classificação do Sporting CP será ficar em 4.º lugar - a menos que o FC Porto (segunda volta mais complexa entre os 18 clubes) ou SC Braga tenham uma segunda vota desastrada - e o Casa Pia AC (que os receberá) até deve remeter o Sporting CP para 5.º classificado! Oxalá! Até porque Casa Pia AC é um clube que - em grande e decisiva parte - nasceu, em 1920, do Benfica!



FC Porto: Clube tóxico, maldoso e imperialista

É fundamental que os dirigentes do Benfica percebam que o FC Porto não existe para conquistar - troféus, simpatia ou respeito - mas sim para criar divisão, ódio e vigarice. Destruíram tudo à sua volta - Sport Progresso (daí serem os andrades, devido ao Estádio do Ameal), Académico FC (estádio do Lima) ou SC Salgueiros. Ficou o Boavista FC pois Valentim Loureiro era a "bengala" que necessitavam para poder fazer jogo escondido. No Hóquei em Patins destruíram o melhor clube do Norte (Estrela e Vigorosa Sport) e no Basquetebol o baluarte da modalidade a norte do rio Douro, o Vasco da Gama SC. Arrasam tudo de tão ignóbeis que são, por isso até na cidade portuense são odiados. Só nos subúrbios têm apoio de gente que foi desenraizada pela especulação imobiliária exercida pelos autarcas na Cidade Invicta.


Não vás em cantigas de embalar tolos, Benfica! FC Porto/Pinto da Costa é para serem colocados no lugar que merecem. Tombá-los sem espezinhar. Com classe! À Benfica! 


Alberto Miguéns  


 






1 comentários
  1. Em relação ao Guimarães é uma falácia que seja um jogo difícil para o porto. O Guimarães, à imagem do que era o Setúbal é uma equipa que normalmente dá imenso trabalho ao Benfica, frustrando-o por vezes com maus resultados, mas que normalmente estende a passadeira ao porto. E basta ver o histórico https://fbref.com/pt/stathead/matchup/teams/5e876ee6/3f319bc9/Historico-de-Porto-vs-Vitoria-Guimaraes para o conformar. Existem clubes mais pequenos que o Guimarães que mais facilmente tiram pontos ao porto. Até o Famalicão tirou em 2020, enquanto que o Guimarães a última vez que tal fez foi em 2014 (9 anos atrás) e foi um empate.
    Deslocação verdadeiramente difícil é a que terão de fazer a Alvalade, onde normalmente deixam pontos. Não sei é se o sporting nessa altura irá encarar o jogo da melhor forma.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: