SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 setembro 2022

Faltam Três Obstáculos

08 setembro 2022 1 Comentários

ATÉ À PARAGEM DE UM FIM-DE-SEMANA (24/25 DE SETEMBRO) PARA JOGAREM AS SELECÇÕES NACIONAIS.



Que o «Glorioso» consiga três vitórias elevando para 17 consecutivas aproximando-se das 20 (61/10 em golos) conseguidas em 1982/1983.


O calendário de jogos é complexo

Pois envolve duas deslocações (Famalicão e Turim) além da recepção no «Catedral» ao CS Marítimo. O Benfica tem obrigação de fazer três pontos com o CS Marítimo, dever de fazer outros tantos frente ao FC Famalicão e "Honrar os Ases Que nos Honraram o Passado" em Turim. Impõem-se uma visita de uma delegação do Clube a Superga, dignificando o "Grande Torino de 1949.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

S

E

T

E

M

B

R

O

2

SEX

 

V 2-1

FC Vizela/ 89.º campeonato nacional/J.5

SLB/C

6

TER

20:00

V 2-0

Maccabi Haifa FC/ 68.ª Liga Campeões/J.1

SLB/C

10

SÁB

15:30

FC Famalicão

89.º campeonato nacional/J.6

Famalicão/F

14

QUA

20:00

Juventus FC

68.ª Liga Campeões/J.2

Turim/F

18

DOM

18:00

CS Marítimo

89.º campeonato nacional/J.7

SLB/C

21

QUA

 

Dois jogos para selecções (Liga das Nações)

25

DOM

28

QUA

NOTA: em 7 de Novembro, sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões


Quando chega um novo treinador a espectativa duplica, triplica e até mais...

Além de se desejar sucesso pois isso significará títulos importantes a acrescentar ao palmarés depois há a minúcia de querer perceber o porquê das opções: constituição do plantel, escolha dos onzes titulares, utilização dos suplentes, por exemplo. A ideia com que se fica é que conhecendo Roger Schmidt o plantel - estudou-o aquando dos jogos com o PSV em Agosto de 2021 - escolheu os que lhe davam mais garantia de interpretarem melhor o que pretendia tendo que assegurar em quatro jogos (em que tinha mais a perder que a ganhar) poder fazer os seis integrado num grupo da Liga dos Campeões, estes sim os que dão prestígio, dinheiro e permitem prolongar a época internacional sonhando com a conquista da competição. Se o AFC Ajax e o FC Porto já conseguiram, o Benfica também pode. Escolheu um onze que utiliza, sistematicamente, sem qualquer receio. Só faz rotação (e reduzida) com os dois defesas-laterais-direitos (Gilberto e Bah). Quando Neres esteve lesionado durante dois jogos utilizou Chiquinho e depois Diogo Gonçalves (premiando a exibição deste no jogo anterior). Quando Otamendi esteve suspenso um jogo utilizou António Silva. Quando Morato se lesionou apostou em António Silva. Em 14 jogos são oito onze titulares diferentes - um já fez seis jogos, três consecutivos, e outro dois encontros -  com alterações de pormenores. Foram utilizados 16 futebolistas como titulares, embora Helton apenas na pré-época.



Se os titulares são 16 (ou 15 se retirarmos Helton)

Os suplentes utilizados são 15, embora alguns só na pré-época como Odysseas (um jogo), Martim Neto (um), Rodrigo Pinho (um) e Gil Dias (três). Suplentes com que contará "a sério" serão menos de uma dezena.




Nota-se uma mudança antes de 1 de Setembro e depois disso

Enquanto durante Agosto os "suplentes prioritários" eram Henrique Araújo e Chiquinho depois passaram a ser Musa, Diogo Gonçalves e Aursnes. Dá a ideia que depois da paragem para jogarem as selecções e o início do Campeonato do Mundo no Catar o plantel permitirá algumas soluções na rotação dos futebolistas. Infelizmente o Benfica continua a não ter um outro guarda-redes que permita ser alternativa, efectiva, a Odysseas. E isso pode-se pagar tão caro que implicará "juros". Um guarda-redes com mais experiência e outro tipo de recursos, mas Odysseas vai jogando e já permitiu evitar dissabores maiores.


2022/2023: TEMPORADA GLORIOSA 119

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

14 (56)

14

-

-

42

10

Primeira Liga

1.º

05 (29)

5

-

-

13

3

Liga dos Campeões

1.º(=) 

01 (12)

1

-

-

2

0

Taça de Portugal

 

0 (7)

-

-

-

-

-

Taça da Liga

 

0 (8)

-

-

-

-

-

Liga dos Campeões (Ap.)

 

4

4

-

-

12

2

Torneios

V

2

2

-

-

8

1

Troféus

V

1

1

-

-

3

2

Particulares

 

1

1

-

-

4

2

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2022/23 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar

 

Acredita, Benfica!

 

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. O onze inicial habitual de Roger Schmidt tem qualidade e vai ganhando maturidade e rotinas.
    Mas nesta fase e se calhar noutras mais adiantadas da epoca os jogos sucedem-se.
    A mim cai-me o coracao ao chao quando entram os Diogos Goncalves e Chiquinhos.
    Olho para o banco e nao vejo quase nada.
    E como se ja comecou a notar os mesmos onze comecam a estar desgastados.
    Vamos precisar ainda de mais uma ou duas janelas de mercado para voltarmos de novo a ter um plantel pronto para a luta em todas as frentes.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: