SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 agosto 2022

Chalana no Quarto Anel

10 agosto 2022 6 Comentários

FALECEU HOJE UM DOS MELHORES FUTEBOLISTAS PORTUGUESES DE SEMPRE.



10 de Fevereiro de 1959 - 10 de Agosto de 2022


Em período de férias, sem meios para fazer textos novos, este blogue (re)publicará de hora a hora os dezanove textos que já foram tornados públicos entre 20 de Março e 13 de Abril de 2020.  



Obrigado, Chalana por tantas horas de puro prazer futebolístico que proporcionaste.


Alberto Miguéns 


NOTA: Agradecimento ao dedicado leitor desde blogue Victor João Carocha pela imagem que honra Chalana junto de Gloriosos que já partiram.

6 comentários
  1. Morreu aquele que era o melhor, o maior, jogador ainda vivo do Sport Lisboa e Benfica.

    É um dia negro para o Benfiquismo, para o desporto nacional.

    Chalana foi o ídolo absoluto da minha adolescência.

    Chalana foi arte, alegria, talento, ou seja a suprema manifestação do Benfiquismo.

    Chalana foi único.

    Chalana é consensual. Humilde. Sensível. Acessível.

    Chalana é amado por todos os que amam o futebol.

    Chalana está entre os três melhores jogadores Benfiquistas de sempre, ao lado de Eusébio e Coluna.

    Chalana era Benfica. Chalana é Benfica. Chalana será sempre Benfica.

    Choro. É parte do Benfica que se vai. É parte de mim, da minha adolescência que se vai. São deles as primeiras recordações que tenho da Catedral.

    Tudo era diferente em seus pés. A Catedral empolgava-se quando a bola chegava aos seus pés. Para os que não o viram jogar, que lástima que tão poucos vídeos tenham sobrevivido do seu talento maior. Os anos dourados de 1976 a 1984 foram de ouro e de dor. Sempre marcado pelos seus adversários, era ainda assim decisivo. E encantava. E levava o sonho das suas botas para os nossos corações. Era único, era sublime, era poesia.

    Chalana é um eterno do Sport Lisboa e Benfica.

    Um dia de angústia.

    Choro. Luto. Saudade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito! Um abraço benfiquista!

      Eliminar
    2. Caro Vitor,
      Sinto a mesma dor, perda, tristeza.
      Tambem choro. As minhas lagrimas conteem muito do que o Benfica e jogadores, referencias como Chalana me deram ao longo dos anos.
      Quando nos deixam gente tao representativa do Benfiquismo, do Benfica, sinto como que uma parte muito importante de mim, das minhas memorias, dos meus valores, tambem esta a partir. Fico talvez um pouco mais sozinho.

      Temo que o quarto anel esteja a crescer em quantidade e qualidade enquanto o terceiro me parece por vezes mais fragil, vulneravel, desprotegido.
      Os inimigos do nosso SLB sao cada vez mais, mais poderosos e inimputaveis. Apoiados nas Tvs, jornais, ate nos governantes.
      O SLB precisa de gente a altura da sua historia, dos seus valores e ambicoes.
      Precisa de ser defendido e protegido.
      Quanto a Chalana.
      Obrigado por tudo.
      Tem e tera para sempre o amor, gratidao, admiracao, respeito dos Benfiquistas.
      Que descanse em paz.

      Eliminar
  2. Chalana foi o primeiro génio que vi jogar. Cheguei a falar com ele no campo do Oriental há uns 10 anos atrás e foi muito simpático, como acho, era seu apanágio. Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. O imortal «10» do futebol português.

    E por isso simplesmente o criativo genial, o intuitivo, o tecnicista puro, o mais puro e insuperável talento futebolístico que Portugal já gerou.

    Um monumental compositor e virtuoso do futebol da mais alta classe, ontem, hoje e sempre.

    Até sempre, Chalana!...

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Alberto Miguéns....Que tristeza que invade a minha alma...O meu ídolo de infância faleceu...As minhas condolências à família e ao nosso Benfica...Um dia encontrei-o, sozinho, a um canto no cais de embarque do Seixal para apanhar o barco para Lisboa, tal como eu...Fiquei emocionado ao ver o meu ídolo ali...Primeiramente não tive coragem em ir ter com ele, mas quando chegámos ao Cais do Sodré, abordei-o e ele muito simpático e muito tímido falou comigo enquanto nos encaminhávamos para o metro...curiosamente falámos essencialmente do jogo que iria ocorrer naquele dia 8 de Março de 2017, entre o Benfica e o Borussia de Dortmund para a Liga de Campeões, que infelizmente iriamos perder por 4-0, mas ele curiosamente estava entusiasmado que o nosso Benfica iria passar essa eliminatória...Verifiquei nesse dia que o Chalana amava e sofria com o Benfica (e penso que quando foi transferido em 1984 para o Bórdeus, ele não pretendia sair do Benfica, mas isso é outra história)...Essa pequena conversa ficou e vai ficar para sempre na minha memória, tinha falado pessoalmente com o meu ídolo...Foi se embora um homem bom e um tipo de jogador que nunca mais vamos ver...VIVA O FERNANDO ALBINO CHALANA...Um Abraço Glorioso...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: