SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 julho 2022

Henrique Vieira no Quarto Anel

04 julho 2022 9 Comentários

NOTÍCIA COMPLETAMENTE ARRASADORA. UMA DAS MAIORES GLÓRIAS DE UMA MODALIDADE QUASE CENTENÁRIA FALECEU AOS 65 ANOS DE IDADE.



HENRIQUE José Martins VIEIRA nasceu em 3 de Maio de 1957 falecendo hoje (4 de Julho de 2022).


(em actualização)


Obrigado (duas vezes) Henrique Vieira. Como basquetebolista e como treinador.


Alberto Miguéns

9 comentários
  1. Ao contrário da equipa actual, lembro-me bem dos principais jogadores das equipas do Benfica dos anos 80 e 90. Henrique Vieira, Carlos Lisboa, José Carlos Guimarães e Jean Jacques, deram literalmente centenas de vitórias e muitos títulos ao Benfica.
    Lembro-me de ver finais no pavilhão debaixo do 3º anel do antigo estádio, completamente cheio.
    Henrique Vieira subiu hoje ao 4º anel.
    Os adeptos do Benfica não o esquecerão.
    Que descanse em paz!

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. Alberto Miguéns...Os meus sentimentos à família....Que grande jogador e excelente treinador que marcou uma época dourada do Basquetebol do nosso Benfica....

    ResponderEliminar
  3. É uma notícia devastadora. Um dia de LUTO rigoroso para o nosso Clube.
    Henrique Vieira é um dos Ases do nosso passado. Ídolo da minha juventude, porque integrado numa equipa cheia de classe que nos pavilhões nacionais e em alguns dos maiores internacionais nos dava sempre a convicção de que o Benfica iria ganhar. E em muitas ocasiões isso aconteceu. Em muitas, mesmo muitas. Tornou-se uma equipa mítica. Naquelas equipas onde o expoente era Carlos Lisboa, o base tinha uma importância fulcral, tal pêndulo, tal disciplinador de jogo até à genialidade de Lisboa ou Jean Jacques ou Guimarães. Antes com José Luís e depois com Pedro Miguel, Henrique Vieira foi um dos bases de eleição. Henrique foi dos três o da minha predileção. Todos eles foram os heróis que tornavam tudo possível.

    Depois, como treinador foi igualmente campeão, foi igual a si próprio, liderando e pontuando, com classe, a sua passagem pelo Glorioso. Nessa altura não estava tão ligado ao basquetebol do Clube por isso estranhei e lamentei a sua partida. Mais recentemente, ouvi uma entrevista no projeto "Benfica independente" que me deixou pistas sobre as descoordenações dos dirigentes da secção que terão estado na base da partida de Henrique Vieira. Estou certo que ele a lamentou e que a larga maioria dos sócios também a lamentou. Agora não mais o veremos nos pavilhões do Glorioso. Dor.

    Perdido que foi o bom gigante Mike Plowden, agora temos esta notícia devastadora. Embora as fotografias recentes indicassem que algo não estava bem, ainda assim havia sempre a convicção de que uma vez mais Henrique Vieira lideraria a recuperação. Deus não quis assim. Dor.

    Sentidas condolências à família.
    Obrigado ao Henrique, por tantas e tantas glórias que deu ao nosso Clube.
    Descansa em Paz, Campeão!

    ResponderEliminar
  4. Que notícia tão triste. Perda irreparável para o desporto e basquetebol português, e para o Sport Lisboa e Benfica. Tive a honra de o ver jogar, mas infelizmente nunca assisti (ao vivo) a um jogo do Benfica com Henrique Vieira a treinador. E ele deu-nos seis títulos nessa função, fora os que nos ajudou a ganhar como jogador, fazendo parte da melhor equipa de sempre do basquetebol português. Que jogos inesquecíveis aqueles no pavilhão debaixo do 3º anel, como bem diz o nosso consócio José. Henrique Vieira ajudou o basquetebol do Benfica a ser enorme, e ajudou o Benfica a ser ainda maior. Foi uma honra tê-lo como nosso atleta e treinador. Nunca será esquecido. Os meus sentimentos a toda a sua família e amigos.

    ResponderEliminar
  5. Os meus sentimentos à família. Grande jogador, grande campeão. Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  6. Deixo a minha homenagem a um grande benfiquista com quem tive o privilégio de vibrar com as suas exibições com a camisola vermelha vestida, de partilhar muitos momentos de benfiquismo (mesa de restaurante) e de basquetebol (na ABL e como coordenador do basket do meu clube Algés e Dafundo). Envio sentimentos à família em particular ao seu filho Filipe (o seu sofrimento será imenso).
    (comentário a Victor Carocha: um dos bases nomeados, José Luís, foi meu companheiro de equipa e assiste em minha casa aos jogos de futebol do Benfica em campo alheio)

    ResponderEliminar
  7. Nunca me esquecerei da sua liderança na recuperação de um 0-2 para 3-2 na final do campeonato com a Ovarense. Simples, humilde, corajoso e talentoso.

    Que regresse em Paz a Casa.

    ResponderEliminar
  8. Um dos grandes do basquetebol do Benfica, um dos membros da grande equipa dos anos 80/90 do Benfica. Grande base e parecia ser excelente pessoa, à imagem do que era como jogador. Que esteja num bom lugar e em paz

    ResponderEliminar
  9. Paz à sua alma, que descanse em paz.
    Também com ele, benfiquista foi sinónimo de campeão...
    Memórias caras guardo da minha infância a ver o basquetebol do Glorioso na tv2/ rtp2...

    Ricardo

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: