SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 janeiro 2022

A Propósito de Quase Nada

13 janeiro 2022 16 Comentários

POIS FOI MAIS UMA CONVERSA QUE ENTREVISTA.


Acreditar? Acredito mais nesta ideia de William Shakespeare


E a responsabilidade até foi do entrevistador que foi incompetente. Talvez não tenha tido tempo para preparar a "entrevista" e fez o que pôde ou pode! 

 

Haver ou não "entrevistas" destas

É-me indiferente!


No fio na navalha (I)

Haja ou não entrevistas ao presidente do Benfica, Rui Costa, elas nunca vão passar deste registo a menos que tenha um entrevistador competente ou com tempo para preparar a entrevista. É sabido que há muito que há uma fraca correspondência entre os associados e quem é eleito. Nas eleições de 9 de outubro de 2020 (apesar do Benfica querer continuar a esconder quantos votos existem com possibilidade de serem usados, pois só é indicado o número de associados com direito a voto) a abstenção foi cerca de 70 por cento. Dos 30 por cento de votos expressos, Rui Costa teve 84,5 por cento. Quem vota é que conta, quem não vota é porque não tem interesse nas eleições mas deve ter algum interesse na actividade do Clube, essencialmente no Futebol, pois paga quotas e é associado há mais de um ano. Legitimidade absoluta até com 50 por cento + um voto. Mas o certo é que a realidade sociológica dos associados do Benfica difere muito da realidade da escolha para dirigentes. Mas é a vida. Só que isto tem implicações depois. Não tem nas escolhas - este "problema" tem-se apenas agravado - mas tem nas decisões de quem tem de as tomar e é "julgado" por quem nem votou. A maioria (70 por cento) não votou ou não vota!

  

No fio na navalha (II)

Com o Benfica há duas temporadas sem conseguir ser campeão nacional e nesta já a depender de "terceiros"ao final da primeira volta restam três até final do mandato. Não acredito que o Benfica conquiste qualquer título com Rui Costa a presidente da Direcção e acredito que mesmo sem conquistar nenhum até 2025 será reeleito até 2029. E continuará a não conquistar nenhum, embora já seja de previsão mais difícil pois dependerá de como se fizer a sucessão de Pinto da Costa no FC Porto. E não acredito porque Rui Costa vive alheado da realidade, do Clube e do que é o Futebol Português. Quem vive assim não percebe onde vive! Oxalá eu me engane e posso desde já prometer que se o Benfica for campeão duas vezes, entre 2021/22 e 2024/25 votarei em Rui Costa para ser reeleito presidente da Direcção do Benfica, se ele entender recandidatar-se!


Mau entrevistador nunca dará boa entrevista

Quando se entrevista há que estar bem preparado, ser Livre e respeitar a Ética. Se for jornalista deve obedecer ao código deontológico dessa profissão, tal como todos os profissionais, em todas as profissões. Ao fazer uma pergunta quem está a perguntar tem que estar atento à resposta para que, na possibilidade de existir uma "ponta solta", insistir para que esta seja esclarecida. É um princípio básico. Elementar. De principiante.  


O que me aborrece MESMO é ser enganado em assuntos do Benfica. Ou melhor, perceber que me querem enganar! Irrita-me! Enfada-me! Incomoda-me! E não é pouco.  

Em 1988 fui enganado pelos dirigentes daquele tempo pois foi anunciado que sete futebolistas juniores tinham já contratos de profissional, sendo bem pagos ao nível de alguns seniores e até mais: Brassard, Paulo Madeira, Rui Bento, Paulo Sousa, Rui Costa, Gil e João Pires. Pelos vistos era mentira pois Rui Costa deslocava-se de autocarro e quando ia de carro (eu vi) devia ser de algum amigo rico pois era um carro bem bom!

 

Não percebo porque nunca prescindiu de ser remunerado durante a sua estadia sibarita na Benfica Futebol SAD

Pelas minhas contas - infelizmente guardo muita papelada relacionada com o «Glorioso» - recebeu 3 010 221 euros enquanto administrador. E até ao último dia em que foi eleito vice-presidente, ou seja desde 1 de Julho de 2008 a 28 de Outubro de 2020. Ou durante aquele tempo "não era rico" ou entretanto ficou rico e já não necessita de receber. Ainda bem. Eu estou cá a pagar quotas e bilhetes para o Benfica ter o melhor que há!






Fiquei "espantado" com um projecto tão megalómano - Cidade Benfica - feito em tão pouco tempo

Pois durante a "campanha eleitoral" - há três meses - não me lembro de ter ouvido falar dele. Espero não ter sido pulha e muito menos canalha!

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

16 comentários
  1. Bravo. É bom saber que não fui sou eu que vi a mesma "entrevista". Com tantos a percepcionarem diferentes entrevistas daquela que eu assisti até cheguei a pensar que adormeci e sonhei com outra. "O fraco rei faz fraca a forte gente" de Luís de Camões faz tanto sentido nesta situação...azar do Benfica só uns quantos o conseguem perceber.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguens,
    Parece que sentimos a realidade actual do Benfica de maneiras muito semelhantes.
    Antes de ler o seu post de hoje ia escrever exactamente o que o Alberto escreveu. Tambem penso que o Benfica nao ira ser campeao com Rui Costa ate ao fim do mandato.
    Nao votei nele nas ultimas eleicoes mas tambem votarei se ganhar dois campeonatos nos proximos tres anos, ja que esta epoca isso nao sera possivel.
    O Rui Costa da entrevista de ontem foi congruente com o que abracou o porco velho.
    Com este presidente nao vamos la.
    A cebolada ja esta bem preparada e temperada para nos manter longe dos titulos.

    ResponderEliminar
  3. Sinto que estamos em grandes apuros... Grande abraço Alberto.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com quase tudo mas jamais votaria nesse novo farsante colocado como presidente do Benfica, mesmo vencendo 2 vezes. E de nada adianta limitar os mandatos para depois acontecer o que estamos a ver neste momento...muda se o rosto do presidente e mais 2 ou 3 mas observamos uma clara continuidade ...como sempre tentarão ganhar o mínimo necessário para continuarem seus esquemas. Se nada ganharem acredito que haverá mudanças grandes mas de pouco adiantarão numa primeira fase pois o adversário do norte nunca teve tudo tão controlado fora do campo como tem neste momento...em breve voltarão a melhorar equipe técnica e qualidade do plantel...levaremos muitos anos na tentativa de mudar o atual estado de coisas mas alguns grandes benfiquistas lutarão ate final cada uns de seu jeito...temo inclusive que algumas tragédias acontecam pelo penoso caminho...algo mais grave que um simples soco no Proença...são muitas décadas a brincar com a emoção das pessoas...mas para aqueles que como eu acreditam em lutar honestamente contra a desonestidade, minha sugestão passa inicialmente por uma luta na atual revisão dos estatutos em que necessariamente teria que haver mínimos objetivos desportivos a serem cumpridos durante o mandato e no caso de não serem cumpridos, seria obrigatória a total mudança da direção. Diz me se concordas com esta ideia ou algo semelhante, e se sim, o que fazer para que se torne uma realidade.

    ResponderEliminar
  5. Tiro o chapéu ao post de Alberto Miguens. Não tenho qualquer dúvida e assino por baixo (ou como dizia o outro carimbo por baixo...ou por cima). Realmente desperdiçar dinheiro numa Cidade do Benfica é uma daquelas megalomanias para estoira dinheiro onde ele não há, a menos que o tal de Textor o pague! EM vez de construir uma equipa ganhadora de futebol profissional e definir quais as modalidades em que pretende incrementar a qualidade (não pode ser em todas de uma só vez, que aposte mais no futsal e mantenha a qualidade no voleibol, mais modalidades olímpicas onde temos tido sucesso) é que são projectos. Continuar a manter a qualidade daquilo que já é elogiado lá fora, o Seixal e o Centro de Treinos (então não é um modelo apreciado por estrangeiros também?) é de uma pessoa que não sabe o que deve fazer para conduzir o Benfica ao sucesso? Claro que é. Rui Costa é impreparado e fraco para um barco desta dimensão! Já não se coaduna a gestão de uma das maiores empresas do país, com amadores. Ele teme lugar no futebol do Benfica mas não como "o" Presidente do Benfica. Não vamos ganhar nada porque é mole com a imprensa, com os rivais, com as instâncias nacionais do frutabol. Lamento, mas é isto! Quanto ao jornalista da BTV, presta um mau serviço ao clube, aos adeptos, aos sócios e accionistas, bem assim como aquela maltinha toda que para lá vai naqueles programas de encher pneus para comentar o que quer que seja do Benfica. Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. A entrevista do atual presidente não foi o esclarecimento que se impunha. Foi gravada, editada e conduzida por um jornalista que na prática é um subordinado do presidente. Foi uma entrevista na forma, mas que na prática é um conjunto de declarações que convinha passar.

    Ficou patente que o Clube tem um projeto desportivo errático para o futebol. Investimento ou desinvestimento? Ambição? Exigência? Rigor? Disciplina? Resultados? Declarações ou factos?

    Rui Costa não tem preparação nem carisma para o cargo. O relato das circunstâncias da saída de Jorge Jesus teve contradições evidentes. O treinador não foi demitido pelos jogadores só que... foi. Do que se ouviu da boca do presidente, conclui-se que foi um processo mal conduzido, que enxovalhou o Clube e fragilizou ainda mais a equipa de futebol numa altura crítica de temporada. Foi mal gerido e não está resolvido.

    A afirmação mais desconcertante da noite foi a de que o atual presidente, enquanto diretor do Clube, assinou alguns dos contratos sobre suspeita no processo "Cartão Vermelho", confiando no que lhe colocaram à frente. Na prática o que nos disse é que a assinatura não implica que tivesse conhecimento, nem pressupõe qualquer responsabilidade. É um argumento pitoresco, que geralmente não tem acolhimento pelos tribunais.

    A auditoria que anunciou durante a campanha eleitoral, afinal foi restringida a apenas a 3 contratos, justamente aqueles que estiveram inicialmente sob investigação da judiciária e do ministério público no âmbito da operação "Cartão Vermelho". Porque não disse isso na altura? Todo o enquadramento do que declarou, pressupunha que fosse à toda a gestão mais recente do anterior presidente e não a esse aspeto particular. Foi esse o enquadramento do debate que teve com o outro candidato. E já agora, porque levou 3 meses a concluir a auditoria se eram apenas 3 contratos? Sabendo-se agora que a auditoria foi alargada para os 55 contratos sob investigação, continua a perguntar-se qual o propósito da auditoria? Será apenas para precaver a defesa legal de membros da direção caso venham a ser constituídos arguidos? E já agora, o que farão esses administradores caso venham a ser constituídos arguidos?

    Lamentavelmente, suspeita-se que o Sport Lisboa e Benfica terá sido - eventualmente - alvo de roubo por parte do antigo presidente. Há muitas forma de roubo, leia-se prejuízo efetivo causado ao Clube, com benefício objetivo do anterior presidente. Depois, sabe-se também que o Benfica gasta / gastou milhões de euros em advogados nos processos e em litigância recente. Acresce que a mediatização deste processo foi ruinosa para a reputação do Clube. E com tudo isto em consideração, a direção optou por não tornar o Clube em assistente do processo? Incompreensível nesta fase mas talvez se torne compreensível dentro de alguns meses.

    A "Cidade do Benfica"... Supostamente a grande novidade da noite. Como é que um projeto desta dimensão e com implicações tão profundas, não foi anunciado durante a recente campanha eleitoral. Como é que se faz um anúncio desses no princípio de um mandato de 4 anos, logo depois de não o sujeitar ao escrutínio dos sócios? A campanha eleitoral decorreu há cerca de 3-4 meses e não há 3-4 anos.

    A "Cidade do Benfica"... Mas afinal quando na campanha eleitoral se dizia que a prioridade agora era o projeto desportivo, aliás na suposta continuidade da anterior direção, agora se percebe que a verdadeira prioridade é novamente o imobiliário e o betão... Será que o atual presidente vai colocar ao escrutínio dos sócios essa opção? É ainda uma opção ou já é uma decisão tomada?



    (continua)

    ResponderEliminar
  7. (continuação)

    A "Cidade do Benfica"... E será localizada em Lisboa? Será em Carnaxide? Então quais são os planos para o Seixal? Abandonar o Seixal depois de investimento pesados nos últimos anos? Desmantelar um Centro de estágio novo e bem apetrechado e vender os terrenos? Mas afinal, qual foi a rentabilização do projeto que foi lançado ainda no tempo de Vale e Azevedo? E é viável manter os custos de manutenção de todas estas infraestruturas? Supostamente é uma inflexão face ao planos do antigo presidente que previam expandir o Seixal, mas efetivamente será mesmo assim? Para mim, é mais do mesmo, ou seja, é voltar ao primado do betão e do negócio imobiliário. É a visão de Vieira. É como se Vieira continuasse e se estivesse a reinventar face às condicionantes a que está agora sujeito.

    A "Cidade do Benfica"... Como vai ser financiado este maga-projeto imobiliário? Quais os custos projetados? É será concebível que um Clube tenha recursos financeiros para assumir esses encargos? Um Clube que, no dizer do seu presidente, está condenado a ser um vendedor crónico de futebolistas do seu plantel de futebol para financiar a atividade desportiva. Então o que se propõe é que os encargos com esse mega-projecto serão viáveis de manter em paralelo e sem prejuízo da atividade desportiva? Como é isso possível? O Benfica é um Clube desportivo ou um projeto imobiliário?

    A "Cidade do Benfica"... Será que são caluniosas as alegações de que adjacente aos terrenos apontados para este mega-projecto, estão negócios imobiliários do atual e do anterior presidente? É que se forem efetivamente calúnias, interessa quanto antes que sejam cabalmente desmascaradas, por quem de direito.

    Há vários outros pontos da entrevista, que foram falados (como por exemplo a aposta nas modalidades) ou omitidos (como a questão da centralização dos direitos televisivos) e que apesar da importância estrutural que tem para o Clube, terão de ser debatidos noutra altura, percebendo-se enfim quais são os reais objetivos do Clube e como os compatibilizar com os interesses - aparentemente opostos - da Liga e dos restantes Clubes.

    Em resumo, foi mais do mesmo. Continua a não ser feita a descolagem do passado recente. O Clube definha na sua competitividade desportiva, e não apenas no futebol. E voltamos à prioridade do betão? Quo vadis, Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor,

      Subscrevo na totalidade as suas preocupações.

      A mensagem que RC pretendia passar com este conjunto de declarações foi inócua, sem conteúdo e desfasada com a realidade. Para além de ser toda ela um autentico exercício de malabarismo cheio de contradições.

      Os jogadores não despediram o treinador, mas ao ficarem ao lado de um jogador o treinador teve de sair...

      o Benfica é vendedor e tem de equilibrar o plantel, para além de estar em dificuldades nas modalidades, mas vamos ter uma obra que vai orgulhar todos os benfiquistas, a Cidade Benfica (daqui a uns anos quando formos à casa de banho dessa cidade vamos ter de nos lembrar do Rui Costa)...

      as comissões faraónicas e a contratação de jogadores que andam agora a vender hot-dogs foram actos que afinal não prejudicaram o Benfica - apenas se limitaram a fazer uns circuitos esquisitos com passagens por paraísos como a Tunísia para depois irem parar aos bolsos do ex-presidente ... o que é lá isso de sobrefacturação e beneficio próprio de quem nos dirigia com verbas que saíram do Clube?...

      Esperava muito mais. Ingénuamente.

      Viva o Benfica

      Eliminar
  8. Mais valia fazer uma entrevista sem entrevistador - ficava uma conversa em família...
    Não me espantam nem me encantam mais as cantigas deste atual presidente, ainda há pouco tempo tínhamos um que era o mesmo: betão, construções, etc. (papas e bolos) em vez de títulos, vitórias, etc. Infelizmente há quem ainda vá nesta conversa.
    Rui Costa não precisa do Benfica para para sobreviver? Alguém lhe explique que também o Benfica não precisa dele para ganhar, antes de ele nascer já éramos Campeões Europeus, até fomos Campeões Europeus sem o Eusébio (na 1ª). Não está em causa se ele lesou ou não o Benfica (espero que não) mas não tem que estar agarrado ao lugar se não conquistar nada, a espalhar incompetência.

    E nem uma explicação do abraço, a representar o Benfica nunca devia ter feito aquilo...espero que não venha aí um acordo com que nos assaltou, era mesmo a cereja em cima do bolo.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. O projecto da Cidade Benfica vem na linha do seu padrinho, campeão do betão, e como tal poderá ter sido herdado do seu antecessor.
    Para ele e muitos clientes da marca Benfica, valerá por 10 títulos de campeão e como tal garantirá a sua reeleição.

    ResponderEliminar
  10. Na conversa de amigos transmitida publicamente, ao estilo Big Brother, chamou-me a atenção, entre vários outros temas abordados, o seguinte :
    - Para quê desperdiçar dinheiro numa Auditoria Interna, centrada só nos tais 50 contratos, se os mesmo estão a ser passados á lupa de GRAÇA pelo MP? Se o resultado não for o mesmo é que será de estranhar...seria esperar para ver.

    - Porquê e para quê, aplicar tanto dinheiro numa "Utópica Cidade Benfica", ideia surgida nestes últimos três meses terá alguma coisa a ver com empreendimentos aprovados e entrada do Presidente no negócio do Imobiliário e Construção Civil ? Está-se a colocar a jeito​...
    Boas condições já nós temos, basta manter e melhorar quando for necessário

    Não seria preferível canalizar esse dinheiro no REAL reforço do plantel de futebol, e modalidades, para recuperarmos a hegemonia nacional e conseguir participações na Europa que não nos envergonhem?

    Também poderia ter a ideia de construir algo menos megalómano, fora do Seixal , para as equipas até aos sub 15 ou sub 16, cujos atletas que se evidenciassem e mostrassem melhores condições de evolução sentissem a sua mudança posterior para o Seixal como uma promoção. Arranjar um espaço próprio para a Equipa Feminina. Mas sinceramente penso que o Seixal chega...desde que aproveitado com pés e cabeça.

    Pereira de Santos

    ResponderEliminar
  11. Caro Vitor Carocha,
    Excelente reflexao.
    Quo vadis? Temo que em direccao ao insucesso desportivo continuado.

    ResponderEliminar
  12. De entrevista ficou-se pelo nome,foi mais uma amena cavaqueira, em que as perguntas já estavam todas alinhavadas e as respostas foram as que se ouviram,a história repete-se mas com protagonista diferente,afirmação de um benfiquismo desmesurado e a idéia de mais um projeto megalómano,no seguimento de teorias antigas que até ao aparecimento do MP tão bons resultados deram em termos de caça ao voto.
    O que se pretende é a revitalização de um clube não em função das megalómanias e das promessas,que não passam disso mesmo, mas em função da sua grandeza e da sua rica história.
    Prefiro um Benfica grande em todos os sentidos,que já o era, quando assistia a jogos no campo pelado e bancadas de madeira, do que aquele que é apresentado para encher a vista, mas que tem sido o falatório corrente pelos piores motivos.
    Sei que o tempo não volta para trás, mas aqueles que têm os destinos do SLB em mãos saibam o seu passado e hajam em conformidade, em vez de passarem o tempo a baterem no peito querendo dar lições do que é ser Benfiquista a quem nunca precisou delas.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com tudo.

    Acrescento o seguinte: já algum líder do futebol sénior masculino do Benfica assumiu expressamente responsabilidades pelo passado mês de dezembro e pediu desculpas pela forma como a equipa simplesmente não jogou?

    Não vi RC, nem JJ dizerem, "assumo totalmente a responsabilidade pelos maus desempenhos. Peço desculpa pela vergonha".

    De resto, há largos anos que isto simplesmente não acontece. No Benfica nunca ninguém assume nada.


    'Sport Lisboa e Benfica - a valorizar imóveis desde 1994'

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: