SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 outubro 2021

Que Tenham Clarividência

11 outubro 2021 5 Comentários

COM A AMPLA VANTAGEM QUE FOI CONFERIDA PELOS ASSOCIADOS QUE FIZERAM CIDADANIA BENFIQUISTA.



Votando em vez de ficarem em casa ou irem passear que também é um direito.

 

NOTA INICIAL: fui apoiante de (ou votei em) Francisco Benitez/Lista B


Glória aos Vencedores (Lista A)

Mereceram o apoio de 84,48 por cento (33 754 votantes) do total de 808 298 votos (40 085 votantes). Uma vitória avassaladora mas até podia ser por 50 por cento mais um (como se costuma dizer). Tendo em conta que eram duas listas seria sempre por maioria absoluta.

 


Definir um rumo

Espero bem que os vinte eleitos - alguns será impossível - saibam honrar o facto de terem sido escolhidos pelos seus pares (associados). Honra maior não há. Que tenham clarividência, sabedoria, percepção da(s) realidade(s) para fazer ainda maior um Clube que já é o maior de Portugal desde os Anos 10 do século XX e entre 1961 e 1968, foi o melhor clube europeu, sucedendo ao Real Madrid CF e antecedendo o AFC Ajax. A sabedoria dos Órgãos Sociais 2021/2025 será a sorte dos Benfiquistas pois terão mais dias de alegria que de tristeza. Toda a sorte do Mundo, mas a sorte dá muito trabalho, por isso...

 

Escrutinarei estes Órgãos Sociais como todos desde Janeiro de 1979 quando entrei para associado

E já há um ano escrevi que devo ter "perdido" mais do que "ganhei" eleições, mas sempre a mesma postura. Exercer os Direitos que os Estatutos consagram aos associados. Não abdicar um milímetro. Se a Lista B vencesse seria exactamente igual. E esteve sempre fora (e estará) de questão deixar de pagar quotas - só porque se "perde" - fazendo o pagamento de quatro anos de quotização no limite da possibilidade de poder voltar a votar. Havendo Eleições em 2025 a próxima renumeração já não será em 2025 mas passará para 2026. 


Há que inverter em quatro temporadas

As duas tendências da gerência do anterior presidente. O FC Porto aproximar-se do «Glorioso» em títulos nacionais e fazer melhor nas competições organizadas pela UEFA. Eis um bom quatro para ir actualizando temporada a temporada.




Honra aos vencidos (Lista B)

Com poucos votantes mas permitiram que fosse uma Eleição e não um Plebiscito, até pela composição, praticamente da mesma, entre dirigentes demissionários e dirigentes propostos a Eleição.

 

Entre vários aspectos positivos

Finalmente consegui saber o universo de votantes depois de cinco actos eleitorais (2006, 2009, 2012, 2016 e 2020). Esta informação nunca foi divulgada para que não se soubesse o nível da abstenção. Desde 2003, pela primeira vez numa história Democrática centenária tal não era divulgado. Agora soube-se que podiam votar 115 681 associados (ou seja sócios maiores de idade e com mais de um ano de filiação) o que quer dizer que a abstenção foi de 65 por cento. Assim a Lista A recolheu 29,18 por cento das preferências dos sócios com direito a votar e a Lista B obteve 4,36 por cento. Do universo de associados com direito a voto a Lista A teve cerca de 3 em cada dez e a Lista B cerca de 2 em cada 50. Infelizmente (ainda não) consegui saber o universo de votantes e as votações por cada "classe" de votos: 1, 5, 20 e 50. Mas tudo farei para o conseguir e depois publicar aqui no blogue para informar os leitores pois considero que são os melhores e merecem saber o máximo de informação que seja possível. Quem só lhe interessa banalidades e maledicência perde tempo a vir a este blogue havendo milhares superiores a este.   




Irritações

Em todas as Eleições - e não só - estão sempre a fazer comparações com outros clubes como se o Benfica devesse grandeza a algum clube no Mundo. É sempre a estorieta do FC Barcelona comparando o que não tem comparação. O FC Barcelona tem metade dos associados do «Glorioso» pois só aceitam associados para o número de lugares no estádio que têm disponíveis. Os media portugueses já deixavam de ser ridículos, se não for pedir muito! (clicar)



Carrega Benfica

 

Alberto Miguéns


NOTA: Para encerrar a análise às Eleições 2021/2025 estão previstos mais dois textos:

12/13: de segunda-feira para terça-feira: Lista B - Brio;

13/14: de terça-feira para quarta-feira: Lista A - Alternativa.


Depois disto ponto final neste acto eleitoral e quanto a Eleições até 2025. 

5 comentários
  1. Meu caro, até 2025... talvez.

    Benitez fez, na minha opinião, uma campanha abaixo de fraca e o debate com Rui Costa correu-lhe muitíssimo mal. Dito isto, estive, ainda assim, do seu lado, porque do outro estava a continuação de quase toda a gente que foi corresponsável com Vieira por tudo o que sucedeu ao longo destes anos.

    Estive sem ir ao Estádio da Luz cerca de 30 anos. Ou seja, durante os mandatos de Damásio, Vale e Vieira nunca lá pus os pés. Não se entenda daqui que era um habitual nas bancadas do velhinho ou do novo estádio, pois moro a centenas de km de Lisboa, mas fui marcando presença, quando me era possível. Nestes quase 30 anos, vi o Benfica ao vivo apenas nalguns jogos fora de casa. Em agosto do presente ano, voltei a entrar na Luz, na nova, neste caso, porque Vieira já tinha saído.

    Espero não ter de voltar a estar afastado outros 30 anos, até porque já não terei, certamente, tempo de vida suficiente para enfrentar tal. Pelo caminho, fiz-me sócio do Benfica, quando nasceu o meu segundo filho e as novas tecnologias tornaram tal possível de forma fácil, sem descontar a vertente económica. Passámos, então, a ser mais 3 sócios do SLB, mas entrar no estádio enquanto toda este desfile de horrores presidiu ao Benfica... isso não.

    Os sócios do Benfica, na minha ótica, perderam a noção dos valores que sempre nortearam o Benfica. Assisti, ontem e hoje, a entrevistas a vários associados e fiquei profundamente desiludo com a forma como se expressaram sobre Rui Costa e Vieira. Quando se esperava que a sociedade evoluísse no que diz respeito ao espírito crítico, aquilo que assistimos é a um crescente culto da personalidade de X, Y ou Z. Mais importante do que o Benfica, é o A ou o B, que sempre foram e são maravilhosos e não têm defeitos, ou, se os têm, são desculpáveis e extremamente relativizados.

    A alternativa é eu ser o que está errado e os outros todos certos. Para finalizar, creio que o associado do Benfica na generalidade se convertei ao apostolado do costa-pintismo: desde que se ganhe, não importa como ou porquê. O problema é que nem isso se tem conseguido: ganhar.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Alberto Miguens tenho o prazer de ser visita diária no blogue e porquê ? Pela sua clarividência e
    pela defesa intransigente do clube ,concordo com a sua análise e digo desde já que o Rui Costa se deve rodear pelos melhores profissionais nas áreas que não domina ,mais acho na minha humilde opinião que os orgãos sociais devem ser pagos com valores justos só assim teremos os melhores de entre os melhores,só assim avançará no futuro ,eliminando os mediocres que provocam divisão no clube tipo Pedro Guerra que envergonham os sócios e me fazem mudar de canal quando estão na BTV.

    ResponderEliminar
  3. Um muito brigado, mais uma vez, Alberto, pelo seu trabalho e persistência na defesa do Benfica. Também creio ser importante sabermos os detalhes do resultado eleitoral.

    ResponderEliminar
  4. Os benfiquistas não poderão nunca, nunca deixar de exigir o melhor para o SLB e de colocar a instituição à frente do nome de qualquer personalidade. Rui Costa é o presidente, vamos apoiá-lo na boa governança que exigimos para o nosso clube e criticá-lo se e quando tiver que ser - porque ninguém está acima do Benfica.
    Além do cumprimento das 10 prioridades da candidatura, temos de cobrar a Rui Costa a reestruturação da Benfica TV e o abandono definitivo dos tiques e vícios do vieirismo.
    Viva o Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: