SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 agosto 2021

Equipamentos: Entre o Rigor e a Bagunça

13 agosto 2021 6 Comentários

 COM SITUAÇÕES INCOMPREENSÍVEIS.


O equipamento do Clube é sagrado pois além de ser uma marca de identidade há que honrar os Fundadores que optaram por fazer uma escolha inequívoca- camisola vermelha lisa, sem riscas, não ser bipartido, axadrezado ou outros motivos. Um único tom e em exclusivo essa tonalidade na camisola é honrar a História do Clube. Mas os calções sendo peça igualmente importante - embora secundária em relação à camisola - serão brancos, embora...

Com a passagem do «Glorioso» à última pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões

Aproveitei para rever os dois resumos do futuro adversário do Benfica (PSV Eindhoven) frente ao clube dinamarquês que eliminou. Espanto! Afinal a teoria dos dois clubes não poderem utilizar calções com a mesma cor não é verdadeira. O PSV Eindhoven na primeira mão, disputada nos Países Baixos, jogou com calções pretos, tal como o seu adversário: FC Midtjylland. O que leva a acreditar que esta "estória" dos calções é mais invenção de dirigentes negligentes pois os do PSV Eindhoven souberam jogar, em casa, com o equipamento tradicional do seu clube que tem os calções pretos. Sempre teve!




Na segunda mão, na Dinamarca.

Utilizaram calções brancos que é a cor alternativa dos calções do PSV Eindhoven.




Menos sentido fez, aliás não fez sentido algum...

O Benfica ter utilizado aquele equipamento que parece um pólo de sair à noite para engatar umas miúdas em Albufeira, quando podia ter jogado com camisola vermelha, calção branco e meias vermelhas. "Incomoda" muito menos uma "faixinha" vermelha por debaixo dos braços, com publicidade branca que a ocupa a mais de 50 por cento da área frontal que dois clubes a jogarem de calção preto! Balelas para quem se deixa enganar e eu deixei durante...dois dias!



Cá para mim

Alterava os artigos dos Estatutos e Regulamento Geral, propondo em assembleia geral o seguinte articulado:

 

ESTATUTOS (artigo 6.º)

Ponto único. Nas diversas competições desportivas, os equipamentos a usar pelos atletas, técnicos e demais pessoal de apoio, devem adotar as cores tradicionais do Clube, previstas no ponto 1. do Artigo 5.º. A utilização dos equipamentos está definida no artigo n.º 12 do Regulamento Geral. 

 

REGULAMENTO GERAL (artigo 12.º)

O equipamento do Clube é constituído por camisola vermelha, calção branco e meias vermelhas, podendo ser usados outros dois equipamentos conforme as necessidades tendo em consideração os equipamentos das equipas adversárias.

1. O equipamento dos atletas do Sport Lisboa e Benfica é constituído por camisolas de cor vermelha, orladas unicamente a cor branca nas aberturas superiores, laterais e mangas, quando necessário, tal como a publicidade frontal e nas costas, calção de cor branca, podendo ter motivos unicamente vermelhos e meias de cor vermelha, podendo ter motivos unicamente brancos.

2. Quando a participação impuser, obrigatoriamente, a utilização de equipamento diferente, este será constituído por camisolas de cor branca, orlada unicamente a cor vermelha nas aberturas superiores, laterais e mangas, quando necessário, tal como a publicidade frontal e nas costas, calção de cor vermelha, podendo ter motivos unicamente brancos e meias de cor branca, podendo ter motivos unicamente vermelhos.

3. Quando a equipa adversária impuser apenas alteração dos calções mas não da camisola do equipamento principal, os atletas do Sport Lisboa e Benfica terão como equipamento camisolas vermelhas, calção vermelho e meias vermelhas.

4. O equipamento descrito no ponto 2. poderá ser integralmente branco se a equipa contrária equipar com calção vermelho.

5. Os atletas do Clube terão um segundo equipamento alternativo podendo este ter qualquer cor, mas não poderá ser composto por riscas, horizontais ou verticais, bipartido na vertical ou de xadrez. É um equipamento que apenas poderá ser utilizado em jogos para competições não oficiais ou em caso do adversário não possibilitar a utilização dos equipamentos descritos entre o ponto 1 e o ponto 4.

6. Os números e nomes quando a competição a isso obrigar, terão a cor branca nas camisolas e a cor vermelha nos calções, salvo no caso das camisolas de cor branca em que os números serão vermelhos e nos calções vermelhos em que os números serão brancos.

7. Os números e nomes no segundo equipamento alternativo poderão ser pretos, além da possibilidade de serem brancos ou vermelhos.

8. Os atletas do Clube sempre que a competição não exija deverão equipar com a numeração tradicional de 1 a 30.

9. Os equipamentos das equipas poderão ter estrelas que serão colocadas por cima do emblema. Uma estrela dourada por cada conquista do principal título europeu de cada modalidade, nos equipamentos a serem utilizados nos jogos internacionais e uma estrela prateada por cada dez conquistas dos principais títulos nacionais de cada modalidade.

10. Qualquer que seja o equipamento utilizado, este deverá ostentar o emblema do Clube, fixado, sempre que possível, na camisola sobre o lado esquerdo do peito, conforme o que está descrito no artigo 7.º do Regulamento Geral.

11. As letras apostas em qualquer peça do equipamento, seja de publicidade ou do nome "BENFICA", são em cor branca ou vermelha, conforme proporcionar maior saliência.

12. Os números e nomes de atletas poderão ter a cor prateada ou dourada se houver justificação para assinalar uma efeméride significativa durante alguma temporada.

 

Lembrei-me deste articulado para hoje

Mas talvez seja possível acrescentar mais pontos ou definir melhor algum dos doze já enumerados.

Acorda, Benfica!


Alberto Miguéns


NOTA (às 01:46 horas, para justificar uma resposta a um leitor): Foi dito/escrito, em 14 de Fevereiro de 2021, que o Benfica foi obrigado a jogar todo de preto por causa dos calções brancos do Moreirense FC. Mas os calções pretos, pelos vistos, não criam ilusões de óptica!





NOTA FINAL: O actual articulado referente ao emblema consta do artigo n.º 7 do actual Regulamento Geral. Deve ser respeitado, integralmente, enquanto os associados não o alterarem em assembleia geral.


6 comentários
  1. "unm pólo de sair à noite para enatar umas miúdas em Albufeira"... Do melhor. Pensei no mesmo tom mas numa situação um pouco diferente.

    É uma espécie de deixar andar. Hoje em dia, k Benfica é um pouco assim. Se quem dirige o Benfica se resguarda em resultados para se candidatar às próximas eleições, o Benfica vai perder muito do seu valor intrínseco. Parece uma vulgarização dos históricos valores dos fundadores perpetrada por pessoas que só por dinheiro ali estão e se riem às escondidas agarradas aos seus verdadeiros emblemas quando o nosso clube sucumbe.

    Um grande abraço Alberto.

    ResponderEliminar
  2. Continua a parecer-me que este Regulamento Geral não está em vigor e que há um enorme e perigoso vazio nessa matéria

    ResponderEliminar
  3. CAro Alberto muito boa noite

    Segundo consta o Benfica teve que alterar à ultima da hora de equipamento porque o Equipamento principal do Benfica é vermelho e visto que o do Spartak é como ai aparece na foto o árbitro pediu que uma das equipas alterasse o seu equipamento para uma das outras soluções...sendo o Benfica a equipa da casa e aquela que mais facilmente podia efectuar a troca caiu lhe então a fava.

    Não tenho a certeza que seja verdade, mas foi o que já li e ouvi em alguns sitios.
    Não creio que tenha sido por causa dos calções porque isso como você bem constata, é uma coisa facil de resolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Pedro

      Eu também conheci essa justificação (faixa) mas parece-me demasiado ridículo. Só faltava era ser por causa da publicidade ser vermelha. Por acaso era branca em fundo vermelho. Para mim não faz sentido. É só imaginar um adversário do Benfica não poder jogar de vermelho porque o Benfica joga com camisola branca e publicidade vermelha. Que até ocupa uma área superior ao vermelho do FC Spartak.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro Alberto

      Acho que e mais uma daquelas normas UEFA/FIFA que havendo cores semelhantes em ambos os equipamentos deixa ao critério da equipa de arbitragem a possibilidade de estes pediram que o equipamento seja mudado

      Não há muitos anos atrás vi um Barça real Madrid em que o Barça utilizou o equipamento tradicional e o real utilizou o secundário queria um azul a puxar para o escuro, a primeira vista os equipamentos ficam ligeiramente parecidos mas no entanto o jogo aconteceu e ninguém disse nada...

      Os clubes portugueses estão cada vez mais pequenos para a Europa do futebol e cada vez mais enterrados em questiúnculas que em nada abonam a favor da qualidade do futebol ....o que e uma tristeza

      Eliminar
  4. Quanto aos calções só escrevi acerca deles porque já foi dito/escrito várias vezes que o Benfica não pode jogar com camisola vermelha e calções brancos quando a equipa do clube adversário joga de calções brancos. Veja a NOTA que, entretanto, coloquei no final do texto.

    AM

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: