SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 julho 2021

Regresso à Normalidade

11 julho 2021 6 Comentários

É O MAIS IMPORTANTE COMO SIMPATIZANTE/ADEPTO/ASSOCIADO DO «GLORIOSO».



Isso envolve uma série de pressupostos como nos últimas 48 horas ouvi até à exaustão. "Pressupostos" bateu o estafado "reverter" que dominava o espaço mediático há umas 67 semanas. 

 

Primeiro pressuposto

Ao que consta o presidente da Direcção do SLB "só" fica em liberdade com "termo de identidade e residência", embora com caução, porque pediu - por iniciativa própria e previamente - suspender as suas funções na presidência do Clube e no Conselho de Administração da Benfica Futebol SAD. Embora como não confiam nele ficará, em prisão domiciliária, até pagar os três milhões de euros de caução. E tem vinte dias para o fazer.

 

Segundo pressuposto

Pelos Estatutos do SLB (revisão estatutária) em 2010, não existe "suspensão". Existe «designar o vice-presidente que o substitua nas suas ausências e impedimentos» (alínea a) do ponto 3. do artigo 61.º). Existe «Cessação» (artigo 43.º). Existe «Renúncia» (artigo 45.º). Existe «Revogação» (artigo 46.º). Não há "Suspensão», embora o mais aproximado seja «Impedimento». Mais respeito pelos "Estatutos" por favor.


Terceiro pressuposto

O Benfica não pode ter dois presidentes da Direcção, em simultâneo, com Luís Filipe Vieira (suspenso) e Rui Costa (activo). Isso não existe nos Estatutos do Benfica (2010, em vigor). Rui Costa deverá ser o presidente, em exercício ou interino, enquanto o presidente estiver impedido. Mais respeito pelos "Estatutos" por favor.

 

Quarto pressuposto

Como no «Glorioso» para se ser dirigente tem que se tomar posse e para isso tem de se ser eleito anunciando aos sócios eleitores para que cargo estão a votar em determinado candidato. Eu se fosse dirigente do Clube colocava o meu lugar à disposição, ou seja, renunciava ao cargo. E em conjunto com os restantes 18 dirigentes - dos três Órgãos Sociais que têm 20 - pedia ao presidente da Mesa da Assembleia Geral para convocar, de imediato, eleições para 9 de Outubro de 2021.

 

 CALENDÁRIO DE JOGOS (2021/2022)

JULHO A OUTUBRO

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

J

U

N

28

SEG

Início da pré-temporada (treinos)

30

QUA

 

 

 

J

U

L

H

O

4

DOM

 

 

 

7

QUA

 

 

 

10

SÁB

 

 

 

13

TER

00:00

Belenenses - SAD

?

C/ Seixal

16

SEX

00:00

KAA Gent

Torneio do Algarve/ Jogo 1

N/ Algarve

18

DOM

00:00

Boavista FC

Torneio do Algarve/ Jogo 2

N/ Algarve

22

QUI

00:00

Lille OSC

Jogo Particular

N/ Algarve

25

DOM

00:00

Olympique de Marselha

Jogo de Apresentação

C/SLB

28

QUA

 

A

G

O

S

T

O

1

DOM

4

QUA

 

 

67.ª Liga Campeões// 3.ª Pré-eliminatória/ 1.ª m

 

8

DOM

Moreirense FC

88.º campeonato nacional/J.1

F/ M. Cónegos

10

TER

67.ª Liga Campeões// 3.ª Pré-eliminatória/ 2 ª m

15

DOM

FC Arouca

88.º campeonato nacional/J.2

C/ SLB

18

QUA

 

67.ª Liga Campeões// 4.ª Pré-eliminatória/ 1.ª m

 

22

DOM

Gil Vicente FC

88.º campeonato nacional/J.3

F/ Barcelos

25

QUA

67.ª Liga Campeões// 4.ª Pré-eliminatória/ 2.ª m

29

DOM

CD Tondela

88.º campeonato nacional/J.4

C/ SLB

S

E

T

E

M

B

R

O

1

QUA

Jogos das Seleções Nacionais

5

DOM

8

QUA

 

 

 

12

DOM

CD Santa Clara

88.º campeonato nacional/J.5

F/ São Miguel

15

QUA

 

67.ª Liga Campeões/J.1

 

19

DOM

Boavista FC

88.º campeonato nacional/J.6

C/ SLB

22

QUA

 

15.ª Taça da Liga/J.1

 

26

DOM

Vitória SC Gui.

88.º campeonato nacional/J.7

F/ Guimarães

29

QUA

 

67.ª Liga Campeões/J.2

 

O

U

T

U

B

R

O

3

DOM

Portimonense SC

88.º campeonato nacional/J.8

C/ SLB

6

QUA

Jogos das Seleções Nacionais

10

DOM

13

QUA

17

DOM

99.ª Taça de Portugal: 1/32

F/ ?

20

QUA

67.ª Liga Campeões/J.3

24

DOM

FC Vizela

88.º campeonato nacional/J.9

F/ Vizela

27

QUA

 

15.ª Taça da Liga/J.2

 

31

DOM

GD Estoril Praia

88.º campeonato nacional/J.10

F/Amoreira


Assim (I)

Os dirigentes do Clube não ficavam à espera do sucesso desportivo, que todos queremos, para se legitimarem. Submetiam-se à votação dos associados e saíam com poder reforçado para um mandato quadrienal. É que ficará sempre "no ar" esta possibilidade. Que terão mais receio de perder o poder e deixar entrar "gente nova" que descubra "verdades inconvenientes" que criar condições para ter "foco total" e estabilidade para engrandecer o futuro do Clube. Que eu esteja enganado. O que irá ocorrer? Espero que a não convocação de eleições não introduza mais intranquilidade, pois é fundamental calmaria para ter sucesso. O sucesso que todos os Benfiquistas querem.

 

Assim (II)

Os dirigentes teriam a calmaria necessária para continuar a preparar a pré-época 2021/2022 de modo a ter sucesso nas duas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões.   

 

Assim (III)

Os dirigentes conseguiriam ter a solidariedade de todos (e não apenas o desejo e satisfação) nos quatro encontros da UEFA e nas quatro jornadas iniciais do campeonato nacional.


Assim (IV)

O Benfica entraria com a força de ser o maior clube português, unido e forte, para os jogos de Setembro enquanto decorreria a campanha eleitoral.


Assim (V)

As Eleições seriam na interrupção dos jogos do «Glorioso» para se defrontarem selecções nacionais.


Como associado do Clube só peço "uma coisa" e é pouco

Mas muitas vezes, no «Futeluso», o mais simples parece ser o mais difícil de concretizar. 


Por favor. Pensem no Benfica. Façam o que for melhor. Mesmo que seja contrário ao que eu penso.

 

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Parece-me uma visão equilibrada.

    Posso estar muito enganado, mas esta direcção neste momento é estatutariamente ilegítima, porque tem um Presidente suspenso e outro autoproclamado e sem legitimidade perante os estatutos.

    Ainda espero que Rui Costa tenha a estatura moral e ética para convocar eleições imediatas e clarificar a situação que ele próprio deixou nebulosa na sua "tomada de posse"

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Mais respeito pelos ESTATUTOS por favor!
    Foi esse o "pinsamento" de Vieira quando armadilhou os estatutos.

    O Conde de Lipe quando fez o RDM, (Regulamento de Disciplina Militar) onde numa página sobre um crime diz; "PODE" mais à frente diz "TALVEZ", e mais à frente "NUNCA", e ainda mais à frente "TEMOS QUE PENSAR BEM" houve por bem suicidar-se! Sim, o homem matou-se!!!
    Mais tarde, houve outro herói que tentou dar um "jeito no RDM" e sabem qual foi o resultado? Suicidou-se também!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto Miguens,
    Quando se e sensato e se pensa nos interesses do Benfica chega-se facilmente as conclusoes a que o Alberto chegou.
    Mas as cabecinhas que la continuam, os vices mais os propagandistas profissionais, seguem provavelmente uma outra logica.
    Espero que Rui Costa e quem o rodeia tenha finalmente a capacidade de pensar e colocar primeiro os interesses do Benfica e o respeito pelos associados.
    Se Rui Costa insistir em tentar manter-se e prolongar a sua "presidencia" com base em possiveis bons resultados desportivos, so confimara o enorme sentimento de desilusao, tristeza e ate pena que a sua "historia" ao lado de LFV me fizeram sentir.
    Mais outro ditadorzeco a seguir ao Vieira? Nao veem o ridiculo? Nao se mancam?
    Teremos entao que sugerir uma rapida exibicao deste filme a direccao do SLB.

    https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=chaplin+film+about+hitler

    Enfim, espero que haja bom senso.
    Afinal sera assim tao dificil? Se calhar sim....

    ResponderEliminar
  4. Como Sócio, tenho a dizer o seguinte : Viremos esta página e pensemos o futuro do clube ,temos de dar paz à equipa de futebol que dentro de 3"semanas está a jogar as pré eliminatória,depois terá efectuada uma Assembleia geral para marcar eleições e nesse aspecto todos os benfiquistas são unanimes e, Rui Costa como benfiquista sabe que tem de ser assim ,quem quiser que se candidate e quem ganhar pense nos sócios e todos os candidatos têm de ver que todos os sócios têm direito a votar e voto eletrónico é essencial e antes das eleições chegarem a acordo porque o Benfica não é só. Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. « e voto eletrónico é essencial»

      Arroz? Outra vez???

      Eliminar
  5. Caríssimo, sem pretender me imiscuir nos problemas do Benfica, mas sobretudo pelo enorme respeito que tenho ao seu Benfiquismo, se me permite "bitaitar", na minha opinião, o Benfica precisa no curto prazo de uma figura agregadora, ou aglutinadora, sem o minimo de suspeitas, porque o Benfica tem tudo...

    Recordo-me bem do verão quente de 1993 (quando foi desmantelado talvez o melhor plantel do Benfica dos últimos 35/40 anos), e quem foi então a figura agregadora e que emergiu? O Toni do Benfica, um homem que admiro, e respeito muito (confesso-lhe, neste defeso, dou por mim no canal onze a torcer pelo At Paranaense do filho do Toni), mas essa admiração pelo Toni do Benfica, já tem mais de 40 anos, algures na década de 70, num clássico na Luz, ali em 1979, começou aí a minha admiração e respeito pelo Toni do Benfica. O Senhor Toni explica melhor em discurso directo:

    "Mas lembro-me bem de uma situação de um jogo num dia de muita chuva [era janeiro de 1979], no Estádio da Luz. O árbitro era o Porém Luís, de Leiria, que já morreu. Tive um lance com o Marco Aurélio, que era um jogador do FC Porto da altura, um brasileiro, e desse lance resultou uma lesão grave do Marco Aurélio, que teve de ser operado à tíbia a ao perónio. E eu, ao aproximar-me e ao ver o estado em que estava a perna dele, pedi para sair. Uns dias depois, aquando da operação, fui ao Porto visitar o Marco Aurélio. Foi um episódio marcante porque sempre fui um jogador leal. Era viril a jogar, entregava-me à luta, mas sempre fui um jogador leal."

    Termino com um desabafo, esta muitas vezes estúpida rivalidade, era bem mais saudável com mais "Tonis" ...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: