SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 julho 2021

O Tempo Não Espera Pelo Benfica

21 julho 2021 3 Comentários

TODOS SABEMOS QUE O BENFICA VIVEU TEMPOS CONTURBADOS.


Mas aceitou-se (ainda que seja por intuição estar a falar por todos) esta situação transitória, com Rui Costa como presidente da Direcção interino - com legitimidade estatutária, mas sem ser sufragado pelos associados para o cargo que exerce - para preparar um mês de Agosto que se sabe será de grande exigência.

 

Como adepto (por isso correndo o risco de me enganar)

O plantel a treinar no Seixal e que se prepara para rumar ao Algarve (quinta-feira; 20:00 horas; adversário: Lille OSC, campeão de França) parece demasiado extenso em quantidade e curto de mais em qualidade. Compete ao Benfica "encurtar" o tempo fazendo os ajustes necessários no tempo adequado para o fazer. Faltam duas semanas (4 de Agosto) para um jogo decisivo em Moscovo, face ao FC Spartak.



Os futebolistas que não tiveram oportunidade - estando aptos - frente a dois clubes da divisão secundária

Muito menos terão hipóteses frente ao campeão francês (Lille OSC) e ao Olympique de Marselha (5.º classificado).


       ASSIM VAI O PLANTEL DE 33 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; F – Férias; L - Lesionado; L * - Recuperar de lesão; Q – Quarentena; A – Assistências para goloG – Golos

 

GUARDA-REDES

Os três guarda-redes (Helton, Odysseas e Svilar) têm, obviamente em 2021/22, mais um ano (30, 27 e 21, respectivamente) com mais experiência mas não têm revelado capacidade para "fazer a diferença". Svilar precisa de jogar mais...num escalão superior aquele onde tem jogado, na Equipa B. O Benfica necessita de um guarda-redes que conquiste pontos mas Helton e Odysseas apesar de bons guarda-redes não têm mostrado que são excelentes. Num clube como o Benfica, para ter sucesso internacional e consistência a nível interno, um guarda-redes tem que ser excelente. Não chega ser bom.

 

DEFESAS-LATERAIS-DIREITOS

Parecem em excesso - três (André Almeida, Gilberto e Diogo Gonçalves) - pois Tomás Tavares nem deve fazer qualquer segundo, em 2021/2022, com o «Manto Sagrado». Até o médio-centro-ofensivo Paulo Bernardo jogou, a substituir Gilberto, nos dois jogos. Com Equipa B competitiva e bem estruturada, como o Benfica tem, dois parecem ser suficientes. Tendo três...dois - rodando/alternando suplentes entre esquerda e direita - arriscam a passar muitos jogos sem sequer se sentarem no banco dos suplentes. Diogo Gonçalves parece ser um futebolista com classe para jogar, a titular, no Benfica.

 

DEFESAS-LATERAIS-ESQUERDOS

Com Grimaldo e Gil Dias parece não existirem problemas. Mas é necessário que Grimaldo melhore e Gil Dias confirme ser alternativa a Grimaldo. A menos que André Almeida regresse a defesa-esquerdo.

 

DEFESAS-CENTRAIS

É onde o Benfica está melhor servido - até parece que em excesso pois tem três titulares (Vertonghen, Otamendi e Lucas Veríssimo) para dois lugares - a menos que o treinador decida alternar jogar com dois ou com três centrais. Mas três centrais num clube como o «Glorioso» denota que é o Benfica a adaptar-se ao adversário com receio deste. Morato ou Ferro completarão o quarteto, embora, jogando com dois defesas-centrais só Vertonghen (em condições normais, sem lesões e castigos) será suplente.

 

MÉDIOS-CENTRO-DEFENSIVOS

Weigl e Florentino. Samaris arrisca-se a ser o saudoso Jardel 2021/22, já sem capacidade física, mas provavelmente, importante no "balneário". Falta claramente um médio mais possante que dê consistência ao meio-campo em alguns jogos quando isso for necessário. Até fazendo par com Weigl ou Florentino.


MÉDIOS-CENTRO-OFENSIVOS

Muitos futebolistas, uma "barbaridade". A menos que sejam "desviados" para as alas. Gabriel (nunca será um médio-defensivo com um mínimo de qualidade, mas é melhor como médio-ofensivo que defensivo), Taarabt, Chiquinho, Jota e Gedson não parecem acrescentar qualidade. João Mário é uma incógnita. Paulo Bernardo uma esperança. Até Waldschmidt parece por vezes ser mais médio-centro-ofensivo que avançado.

 

MÉDIOS/EXTREMOS-ALA-DIREITOS

Pizzi e Rafa dão garantias. "Dois galos para um poleiro". 


MÉDIOS/EXTREMOS-ALA-ESQUERDOS

Everton é de todos os que transitam de 2020/21 para 2021/22, aquele que parece capaz de mostrar mais, por estar mais à vontade conhecendo melhor o futebol europeu. E isso será fundamental para o Benfica poder ter tanta capacidade na ala esquerda (Grimaldo ou Gil Dias/ Everton) como na direita (Diogo Gonçalves/ Pizzi ou Rafa). E quem será o outro médio-ala-esquerdo? Gil Dias? É que são necessários dois, embora Pizzi e Rafa possam jogar nas duas alas.


AVANÇADOS

Com Waldschmidt e Gonçalo Ramos é possível jogar com qualidade, utilizando dois avançados, incluindo um ponta-de-lança goleador. Eis o "calcanhar-de-aquiles". O goleador.

 

GOLEADORES

Falta um ponta-de-lança eficaz que aproveite 50 por cento das oportunidades (nos últimos anos Cardozo, Lima e Mitroglou) ou mais (saudade de Jonas). Vinícius, Seferovic e Darwin parecem "curtos". Gonçalo Ramos dificilmente será aposta do treinador. Rodrigo Pinho não parece futebolista para jogar num clube que tem de ter posse de bola e depois ser letal para não desperdiçar o jogo dos restantes. Este problema com um goleador arrasta-se há épocas. Ser o melhor marcador em Portugal significa muito pouco nas competições da UEFA.


Com dois jogos a faltarem para terminar a pré-época

Muito será definido, na quinta-feira e domingo. Depois de dois encontros pouco complexos, frente a dois clubes dos segundos escalões de Portugal e Espanha, eis dois adversários que discutirão o jogo em vez de jogar para "perder por poucos".


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2021/2022)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

J

U

N

28

SEG

Início da pré-temporada (treinos)

30

QUA

 

 

 

J

U

L

H

O

4

DOM

 

 

 

7

QUA

 

 

 

10

SÁB

 

 

 

13

TER

 

 

 

 

16

SEX

V 2-1

Casa Pia AC / Jogo Particular

C/ Seixal

18

DOM

V 2-1

UD Almeria/ Jogo Particular

C/ Seixal

22

QUI

20:00

Lille OSC

Jogo Particular

N/ Algarve

25

DOM

20:00

Olympique de Marselha

Jogo de Apresentação

C/SLB

28

QUA

 

A

G

O

S

T

O

1

DOM

4

QUA

18:00

FK Spartak

 

67.ª Liga Campeões// 3.ª Pré-eliminatória/ 1.ª m

F/ Moscovo

7

SÁB

18:00

Moreirense FC

88.º campeonato nacional/J.1

F/ M. Cónegos

10

TER

00:00

FK Spartak

67.ª Liga Campeões// 3.ª Pré-eliminatória/ 2 ª m

C/ SLB

15

DOM

FC Arouca

88.º campeonato nacional/J.2

C/ SLB

18

QUA

 

67.ª Liga Campeões// 4.ª Pré-eliminatória/ 1.ª m

 

22

DOM

Gil Vicente FC

88.º campeonato nacional/J.3

F/ Barcelos

25

QUA

67.ª Liga Campeões// 4.ª Pré-eliminatória/ 2.ª m

29

DOM

CD Tondela

88.º campeonato nacional/J.4

C/ SLB

NOTAS: em 2 de Agosto, sorteio para a 4.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; em 26 de Agosto, sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões


A pré-época parecia bem organizada (e escrevi sobre isso)

Mas as alterações profundas destruturaram esta pré-temporada 2021/22. Faltou o FC Paços de Ferreira e o Boavista FC, mas principalmente o KAA Gent. Além disso continuo a escrever que o Benfica devia ter um jogo dia 28 de Julho, ou seja, a uma semana da deslocação até Moscovo, em que podia utilizar "dois onzes" frente a um adversário com o nível dos dois clubes franceses. Até podia ser o SC Braga.


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns


3 comentários
  1. Sr.Alberto Miguens, sempre tera o meu pobre apoio,pois a qualidade do seu saber,ajuda me,atenua,nos ultimos tempos,a suportar tao fraco futebol.So falta na analise,um pequeno grande pormenor.Um bom treinador,oxala me engane,para bem de todos nos Benfiquistas.Nao acredito neste treinador,anda a matar o Waldschmit e,vai matar esta perola de nome Bernardo,lateral?.Tera JJ estudado videos deste jovem?.Deus permita que ele esteja correto,nao que o mereca,mas para o bem do BENFICA.

    ResponderEliminar
  2. O nosso Clube foi destruído por dentro, e de dentro.

    Agora é tempo de varrer os escombros e tentar um novo renascer.

    Confesso que não tenho grande esperança neste plantel, neste treinador, nesta direcção, nestes corpos sociais e neste agora Presidente. Nem sequer na capacidade de nós sócios termos a clarividência que nos faltou nos últimos largos 30 anos.
    Venho aqui a este blogue para me tentar animar com o pragmatismo e atitude positiva do AMiguens.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: