SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 julho 2021

Eu Não Sei o Que o Amanhã Trará!

27 julho 2021 1 Comentários

FOI A ÚLTIMA FRASE ESCRITA (EM INGLÊS) POR FERNANDO PESSOA E É NELA QUE PENSO DEPOIS DE CADA JOGO DO «GLORIOSO» APÓS 2017/18.

 


O Benfica (Futebol SAD) foi desinvestindo e o Benfica parece estar muito longe de poder conseguir ficar nos dois primeiros lugares dos grupos da Liga dos Campeões. E quando não tem "entrada directa" até qualificar-se para fazer parte do pote 3. 

 

Após os quatro jogos da pré-temporada

O Benfica assumiu o jogo frente ao Casa Pia AC e UD Almeria mas foi incapaz - não sei se por opção ou se por incapacidade - de o fazer frente ao Lille OSC e Olympique Marselha (OM). O que se passará na terceira e quarta pré-eliminatória (ultrapassando o FC Spartak) é uma grande incógnita dentro da incógnita que já é, foi e será sempre um jogo de futebol.

 

O treinador já deve saber o que fazer em Moscovo (4 de Agosto)

Ou talvez ainda não e espere pelo jogo do adversário, no próximo sábado, em Samaras. Jogará com três defesas-centrais (parece-me um modo de esconder receio do adversário) como na segunda parte frente ao OM, em 4.4.2 (Casa Pia AC e UD Almeria) ou 4.5.1 (LOSC e OM/1.ª parte)?


Após o «Desastre de Salonica», em 2020

O Benfica não pode ser afastado, duas temporadas consecutivas, da fase de grupos da Liga dos Campeões. É que eliminando o FC Spartak Moscovo ainda há mais dois jogos para conseguir ter a possibilidade de realizar as seis jornadas num dos grupos da Liga dos Campeões.

 

Passou a pré-temporada (mais uma)

E não se percebe o valor aproximado do plantel ainda que, como sempre, tudo seja relativo pois esse valor depende sempre do valor que os adversários, também, tiverem. Com muitas dúvidas - integração de Meité e Everton, por exemplo (se forem titulares quem sairá) - há que procurar algumas certezas sempre com a ideia «não sei o que o amanhã trará!»: 


A. Não parece haver um plantel com capacidade para conseguir "oitavos" e muito menos quartos-de-final da Liga dos Campeões

Numa fase mais adiantada de preparação que o Lille OSC (este está a fazer uma pré-época tendo em conta o PSG FC devido à Supertaça de França) e OM, o Benfica numa eliminatória a duas mãos ou se encontrar o LOSC na Liga dos Campeões dificilmente conseguirá ultrapassar o conjunto gaulês;


B. As pré-eliminatórias para conseguir entrada num dos grupos da Liga dos Campeões

Revelam-se complexas. Pelo menos mais do que deveria ser tendo em conta o potencial do Clube;


C. O Benfica é sempre o principal favorito à conquista do campeonato nacional pois é o «Campeão dos Campeões»

Mas tem vindo a perder capacidade e depois do FC Porto deixou-se "apanhar" pelo Sporting CP. Desde 2008/09 que o SCP não ficava à frente do Benfica. Podem vir com a "cantiga" que 2021/22 será o campeonato mais equilibrado dos últimos x anos, mas eu queria que fosse o mais desequilibrado a favor do Benfica para que o «Glorioso» tivesse foco máximo nas competições da UEFA. O que sei que quero que o "amanhã trará" são os objectivos.

 

D. Objectivos 2021/22:

1. Conquista do campeonato nacional (34 jogos) depois de duas épocas sem o conseguir;

2. Conquista da Taça de Portugal (sete jogos) depois de duas finais consecutivas perdidas;

3. Conseguir chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões (garantindo em Agosto a presença na fase de grupos da competição);

4. Conquista da Taça da Liga (quatro jogos) após cinco temporadas consecutivas sem atingir a final.

 

       ASSIM VAI O PLANTEL DE 34 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; F – Férias; L - Lesionado; L * - Recuperar de lesão; Q – Quarentena; A – Assistências para goloG – Golos

Logo se verá...


Alberto Miguéns


NOTA: O que me interessava era que o Benfica saísse da «ribalta dos media», com questões, sugestões, "noticiações" e inquirições diárias. Já chega! Como? Fica para amanhã à hora habitual (espero ter tempo para o escrever)

1 comentários
  1. passar aos oitavos?? eu qcho que nem la vamos...vergonhoso se formos eliminados pelo nao treinador e o gajo do ferrari nao se demitir

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: