SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31 maio 2021

Quantos Benfiquistas em Berna há 60 Anos?

31 maio 2021 2 Comentários

TODOS SABEMOS QUE O BENFICA CONQUISTOU A PRIMEIRA TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS EM 31 DE MAIO DE 1961.



Muitas vezes têm perguntado quantos Benfiquistas estiveram no estádio Wankdorf, em Berna, na vitória por 3-2, frente ao FC Barcelona.

 

Os números da UEFA apontam para 26 732 espectadores no total

O documento da UEFA mais credível é este (clicar).

 


Estamos a "falar" de um tempo em que as deslocações não eram fáceis

Devido aos meios de transporte serem escassos e caros. O jogo foi às sete da tarde/noite (clicar). Hora da Suíça e de Portugal (e não erradamente apontado às 18 horas como se em 1961, houvesse fuso horário diferenciado como nas últimas décadas).


 

Considera-se que Benfiquistas/portugueses foram cerca de dois mil

Confirmados "oficialmente" com bilhetes vendidos em Portugal:

0342 pelo Sport Lisboa e Benfica;

0236 pela Federação Portuguesa de Futebol;

0086 pelas agências «Vera Cruz»/«Lusanova»;

0080 pela «Agência Roque»;

0077 pelas agências «Universo»/«Império»;

0076 pela agência «Havas Experinter»;

0037 pela agência «Atlas»;

0037 pela agência «Rodarte»;

0025 pela «Agência Tagus»;

0023 pela «Agência Moçambique».

......................

1019 no total



Com confiança num plantel de excelência comandados por Béla Guttmann

Costa Pereira, Coluna, Neto, Germano, José Augusto, Ângelo, Mário João, Santana, Cruz, Cavém e José Águas (capitão). 

 


Antes (pelas 18:50)

Os capitães trocam galhardetes. Curiosamente o avançado-centro (do vencedor) e o guarda-redes (do derrotado).



Depois (pelas 21 horas)

A mais icónica fotografia do Benfica e do futebol em Portugal. Antes de surgir o «Futeluso».




Entre 1961 e 1968 o Benfica foi o melhor clube europeu

Com presenças em três finais consecutivas: 1961 (Berna/Suíça), 1962 (Amesterdão/Holanda) e 1963 (Londres/Inglaterra). Seguiram-se mais duas presenças: 1965 (Milão/Itália) e 1968 (Londres/Inglaterra). Cinco presenças em oito temporadas. 



Iniciava-se o domínio do Benfica, na década de 60, no futebol europeu.

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Anuncio da transmissão do jogo pela radio (Emissora Nacional pelo Programa B, actual RDP 2) e televisão (RTP). Na rádio, Artur Agostinho faz o relato entre as 19:00 e as 21:00 horas. Na televisão já não estava previsto tudo em directo, lendo o jornal vespertino «Diário de Lisboa». Início pelas 18:43 horas (pré-jogo); o comentador foi Alves dos Santos; intervalo com comentários de um dirigente do Benfica (dr. Osvaldo Branco), o treinador adjunto (Fernando Caiado) e José Torres (futebolista) que esteve convocado para todas as quatro "saídas" - foi sempre preterido para jogar José Águas - mas na final o avançado convocado "que não jogou" foi Mendes. Os outros convocados não utilizados nessa final: Barroca, Artur Santos e Saraiva; início da segunda parte entre as 20:30 e as 21:30 horas, horário em que estava previsto ter início o noticiário. NOTA na NOTA: Em 1961 não sei, tinha sete meses de idade, mas em 1971 conseguia-se comprar o «DL» logo pelas quatro da tarde a um dos ardinas que descia do Bairro Alto, a correr. Aos domingos, pelas seis da tarde já se conseguia ler a crónica de um FC Porto vs Benfica, por exemplo, que tivesse começado pelas 15 horas no estádio das Antas. Como é que eles "naquele tempo" conseguiam? Não sei!   




2 comentários
  1. Que recordações incríveis desse dia! Foi a primeira transmissão directa via Eurovisão para Portugal mas não se viu quase nada. Não tinha ainda TV em casa e fui a casa de um vizinho. As interrupções foram constantes e ao intervalo a RTP anunciou que devido a problemas técnicos já não iria transmitir a 2ª parte. Voltei para casa para ouvir o relato mas a dada altura não aguentei mais e desliguei. Foi um sofrimento enorme! Quando pensei que estava terminar, voltei a ligar. Só me lembro que derramei as minhas primeiras lágrimas de alegria pelo Benfica! Grande vitória ainda sem Eusébio e numa época em que qualquer vitória portuguesa na 1ª elimintória já era um feito. O Benfica foi eliminando um a um até à final: Hearts (único jogo que não vi na Luz), Ujpest (meia-hora de sonho e 5-1 no final), Aarhus ("apenas" 3-1 em casa mas grande exibição do José Augusto e nova vitória fora) e Celtic (vitória em casa e empate com mau perder dos austríacos fora). Que saudades! Que orgulho benfiquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Arons

      Agora percebo as noticias dos jornais. A segunda parte já era anunciada em diferido. Inseri a noticia agora acrescentando ao texto da meia-noite como NOTA FINAL. Algo se saberia antecipadamente, pois a segunda parte teria início, em Derna, pelas 20 horas, mas a RTP só a assegurava pelas 20.30 horas.

      Mais uma vez se prova que ver é sempre mais "verdadeiro" que ler.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: