DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS AMBOS MUITO ESQUECIDOS (FALADOS).
AMBOS COMPLETARIAM 140 ANOS EM 2021
Alberto Miguéns
NOTA1: Luís Kruss Gomes faleceu aos 86 anos, em 9 de Fevereiro de 1967. A data de nascimento em 1 de Maio de 1881 é provisória até haver possibilidade de confirmar em mais de uma referência na Imprensa.
José da Cruz Viegas faleceu aos 76 anos, em 5 de Fevereiro de 1957.
NOTA2: Luís Kruss Gomes merece destaque nem tanto pela quantidade de jogos na primeira categoria ou qualidade como futebolista, no «Glorioso», mas pela oportunidade que proporcionou. Quando o Clube ficou desfalcado, no Verão de 1907, com a deserção de futebolistas para o Sporting CP e outros clubes, Kruss Gomes foi um dos vários futebolistas de pequenos clubes da área de Belém (neste caso do Restelo FC) que conseguiram recompor a estrutura do Futebol do Clube que era constituída por três plantéis. O Benfica nunca "viveu" apenas de um onze mas sim de um conjunto de vários futebolistas que possibilitavam escolhas certas e variedade de características para Cosme Damião poder preparar as equipas para a vitória.
NOTA3: Agradecimento ao dedicado leitor Victor João Carocha que adaptou a fotografia de Luís Kruss Gomes fazendo dela um cromo.
José da Cruz Viegas ainda vai sendo lembrado por ter sido o homem responsável pela escolha das cores do nosso equipamento. Saiu para o SCP mas rapidamente centrou-se na sua vida militar. Prisioneiro de guerra, subiu depois na hierarquia militar mas manteve sempre a ligação ao futebol, nomeadamente na organização de jogos internacionais com selecções militares.
ResponderEliminarLuis Kruss Gomes destacou-se noutros clubes. O Restelo FC parece ter sido um dos numerosos clubes de Belém dos quais infelizmente se sabe muito pouco. Uma lembrança muito oportuna e justa.
Dois pioneiros gloriosos. Paz à sua alma.