SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 abril 2021

Presidente da Mesa da Assembleia Geral Decidiu

01 abril 2021 5 Comentários

CONVOCAR UMA ASSEMBLEIA GERAL EXTRORDINÁRIA PARA JUNHO DESTE ANO.



Aproveitando o documento, entretanto entregue, e que se reproduz na integra (mas decide mais como depois se escreve): 


Comunicação à MAG - Reunião de AG Extraordinária

O Servir o Benfica formalizou hoje o pedido de reunião com o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica para entrega de requerimento acompanhado por registo de assinaturas de associados correspondente a um valor mínimo de dez mil votos, subscritores do pedido de realização de uma reunião de Assembleia Geral Extraordinária.

Recordamos que, logo após o processo eleitoral, o Servir o Benfica solicitou ao Prof. Doutor Rui Pereira a convocação de uma reunião de Assembleia Geral Extraordinária por sua iniciativa, através de requerimento fundamentado. No entanto, para iniciar o processo, foi exigida a apresentação de assinaturas correspondentes ao número de votos consagrados nos estatutos para convocação da mesma, pelo que foi iniciada uma recolha pública para o efeito.

A recolha - que se mantém em curso até à entrega formal que agora se solicita - reuniu até ao momento número superior aos dez mil votos de sócios efectivos com filiação superior a 10 anos, de acordo com os estatutos em vigor.

Os pontos propostos a discussão visam, por um lado, o esclarecimento cabal do processo eleitoral realizado no passado dia 28 de Outubro e, por outro, a criação de um Regulamento Eleitoral que dote processos futuros de maior transparência e independência, para que, qualquer que seja o resultado de eleições futuras, não haja qualquer tipo de dúvida na forma ou no resultado.

Tendo em conta a salvaguarda dos superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica e dos seus associados, considera-se que a reunião de Assembleia Geral Extraordinária requerida se deve realizar apenas após a final da Taça de Portugal em futebol, ressalvando que os objetivos da reunião de Assembleia Geral Extraordinária em nada interferem no trabalho diário das várias equipas desportivas do Clube. Esta reunião deverá acontecer num espaço que permita a participação presencial de elevado número de associados, nomeadamente o Estádio da Luz ou, se o Clube assim o entender, em espaço fechado de grandes dimensões em regime de aluguer.

Deve, também, ser integralmente mantida toda a documentação relativa à eleição do passado dia 28 de Outubro, nomeadamente as actas processuais, a informação digital de todo o processo e os talões de confirmação dos votos físicos, para que possam ser objecto de discussão na reunião de Assembleia Geral Extraordinária ora requerida.

O Servir o Benfica agradece a todos os que se associaram (ou venham, ainda, a associar) à subscrição do presente requerimento e reforça a necessidade de presença na reunião de Assembleia Geral Extraordinária a agendar.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

#ServiroBenfica
#FazSentidoServiroBenfica

Rui Pereira depois de consultar todas as revisões estatutárias, desde 1912, e os quatro Regulamentos Gerais que o Clube já teve, decidiu "ir mais longe" que o documento que recebeu - que funcionou como mote - tendo em conta:

1. O Benfica era o clube no qual os associados mais direitos tinham e agora, depois de 2010, são dos que menos direitos têm entre os maiores clubes portugueses;

2. O Benfica tem de reger-se pelo que os associados decidem acerca do modo como o Clube deve funcionar, incluindo os direitos e deveres de cada um dos três órgãos eleitos, bem como dos dirigentes que os integram, a cada quatro anos;

3. O Benfica não pode ser um clube - na sua essência representado, a cada momento, pelos associados que o constituem - em que estes tenham perdido, em 2010, direitos adquiridos.

Assim, decidiu não elaborar apenas um Regulamento Eleitoral, mas rever em Assembleia Geral Extraordinária o último Regulamento Geral de 1968 que contemple a vontade dos associados em questões como, por exemplo:

Princípios;
Direitos e Deveres;
Louvores e Penalizações;
Símbolos e Equipamentos;
Limites e circunstâncias para ser dirigente;
Regras para o funcionamento da Direção;
Regras para o funcionamento do Conselho Fiscal;
Regras para o funcionamento das Assembleias Gerais;
Regras para a organização dos atos eleitorais.

Além da revisão estatutária, ainda em 2021, melhorando os actuais Estatutos.

Espero que a 2 de Abril continue a ser verídico!

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Isso sim, era digno de um PMAG do Sport Lisboa e Benfica! Pena que nao seja verdade...a realidade porém, poderá ser transversalmente oposta ao ponto de o actual PMAG nem aceitar a realização da AGE.
    No entanto, obrigado por nos relembrar o que deveria ser a missão de um PMAG do SLB.

    ResponderEliminar
  2. Alberto o que está no texto é verdade ou é aquilo que o Alberto e muito de nós gostaríamos que fosse a verdade, de um presidente da mesa da assembleia geral independente e ao serviço dos sócios?

    A mim parece-me que a pessoa em questão não tem capacidade para decidir desta forma

    ResponderEliminar
  3. Fico chocado por já ter lido criticas relativamente ao motivo e à legitimidade deste grupo de sócios que, cumprindo os estatutos, solicitou a discussão em Assembleia-Geral de um assunto tão sensível e importante.

    Já aqui o disse e repito, que o processo das últimas eleições foi mal conduzido, nomeadamente com as decisões incompreensíveis e prepotentes que na altura forma tomadas pelo anterior Presidente da Mesa da Assembleia-Geral. Essas decisões desrespeitaram a tradição democrática do Clube. Espero que nunca mais se repita em futuras eleições.

    É por isso perfeitamente natural que um episódio tão lamentável não esteja esquecido por muitos sócios.

    Eu NÃO acredito em votos electrónicos. A democracia nunca será compatível com essa opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquelas eleições estavam inquinadas pelo Vieira...mas a seu favor. Foi uma farsa!!!

      Eliminar
  4. ahahahahhaha, muito bom, é pena não ser algo possivel neste momento.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: