SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 abril 2021

Com Todo o Prazer

10 abril 2021 2 Comentários

ALGUNS LEITORES DESTE BLOGUE FORAM PEDINDO A PARTILHA DE TEXTOS DO MEU QUERIDO BLOGUE «MONTALVAM».



Pois por vezes escrevo acerca da minha vida Benfiquista, relembrando estórias de infância e adolescência, por aquela terra bem lá no Alto do Alto Alentejo, onde gloriosamente nasci.

 

Nunca quis misturar Benfica com Montalvão

Embora 90 por cento (nunca provado) sejam Benfiquistas, 10 por cento Sportinguistas e quando alguns destes bebem minis "a mais" são portistas.

 

A insistência de alguns leitores levou a que mudasse de ideias, pois só os...


Não mudam. Assim pedi ao Mestre dos Blogues, Master Groove, para abrir uma excepção e colocar o blogue «Montalvam» disponível neste. Ele como sempre prestável, expedito e insuperável "fez o trabalho com uma perna às costas".

 

Deixo um dos textos em que escrevi acerca do Benfica montalvanense

Há mais "por lá espalhados" mas este é o que "localizei" com mais facilidade. Espero que gostem (FITAS)

  

Resta dizer que eu nasci na aldeia mais a norte do Alentejo (a latitude semelhante à Nazaré)

E na rua mais a Norte dessa aldeia. Há ainda um lugar na freguesia (Salavessa) mais a Norte (500 metros) mas não é aldeia, até começando, por se chamar Monte! E na casa de habitação mais a Norte dessa rua quando foi construída (1935). Quando eu nasci (1960) já havia três mais a norte que esta. Essa casa foi "berço de pedra" para quatro pessoas: minha mãe Marí Drúmedes (1938), minha ti Silva (1942), o mê ti Tónhe (1944) e eu. Todos Benfiquistas, embora uns mais do Benfica e outro mais...sócio! Ou seja, todos os alentejanos são mouros, segundo Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, menos estes quatro que são os alentejanos mais nortenhos!



Carrega Benfica

 

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. O CARATANA 1, merecia este destaque!!!

    ResponderEliminar
  2. O Montalvam e um blogue de excelência e uma tão grande demonstração de amor do Alberto à sua linda terra como é este blogue é uma demonstração de amor ao Sport Lisboa e Benfica.

    Tenho tido o prazer de ler muitos textos, que fundem a ruralidade com a cultura, com a História (e as histórias), com a Biologia e Botânica, a agricultura, as Ciências Humanas, entre outras. O Montalvam é um mundo que merece ser lido. Erudito e popular, uma síntese notável de saber entender e explicar. Tomara eu ter tamanho conhecimento e capacidade para fazer algo remtamente similar com a terra transmontana dos meus pais.

    Longa vida e tudo de bom para o CARATANA 1!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: